106ª Sessão Ordinária - 26/10/2021
DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Tece comentários a respeito de uma nota divulgada pela Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina e os sindicatos filiados com o tema: "Discriminação nunca! Somos trabalhadores diversos vendendo a nossa força de trabalho com dignidade". Fala sobre questões em que empresas utilizam critérios para fazer suas contratações, como a aparência, a opção sexual ou a cor da pele, sendo que a citada federação entende como processo discriminatório na escolha de pessoas. Ao mesmo tempo, relata outros trechos da nota que menciona alguns tipos de forma de discriminar, como um fato ocorrido no Estado do Rio Grande do Sul, e que a federação é totalmente contra qualquer tipo de discriminação, posicionando-se a favor de contratações que evidenciem a diversidade, que devem ser promovidas e valorizadas.
Também, comenta sobre a pandemia no Brasil, que já ultrapassou mais de 600 mil mortos, e faz críticas às políticas adotadas pelo Governo Federal, pois deixou a desejar para a população que mais precisa. Informa que uma das categorias que mais sofreu durante o período da pandemia foi a dos comerciários e comerciárias do País e de Santa Catarina, pois se tornaram reféns, colocaram suas vidas e a de seus familiares em risco. Também, faz citações de dados numéricos relacionados a mortes de funcionários do comércio, o que considera algo muito triste. Menciona que no próximo dia 30 de outubro comemora-se o Dia do Comerciário e da Comerciária, data que tem origem no século passado, onde as jornadas de trabalho eram de 12 horas ou mais, e sem descanso nos feriados ou nos finais de semana.
Relata que no dia 29 de outubro de 1932 ocorreu uma grande manifestação no Município de Rio de Janeiro, com mais de cinco mil comerciários e comerciárias marchando em direção ao Palácio do Governo naquela época, e foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto-Lei nº 4.042, determinando jornada de trabalho de 8 horas por dia e repouso semanal renumerado aos domingos para todos os trabalhadores do comércio. E como comerciário enfatiza que juntos irão superar o momento difícil que o Brasil vive, parabeniza todos pelo Dia do Comerciário e da Comerciária. [Taquígrafa: Sílvia]