Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

26ª Sessão Ordinária - 28/04/2004

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ao iniciar a minha manifestação no dia de hoje quero deixar registrada a presença do Prefeito Waldir Walker, do Município de São Bernardino, no Oeste catarinense, que veio acompanhado de Vereadores. Ele é mais um Prefeito pefelista, Deputado Nelson Goetten, que vai receber um prêmio, hoje à noite, do Sebrae, pela capacidade, pela competência e por um bom governo em São Bernardino, o que já é uma prática do PFL em todo o Estado de Santa Catarina.

Quero fazer algumas manifestações que julgo importantes e algumas verdades que precisam ser ditas para reavivar a memória do telespectador que nos acompanha pela TVAL.

Hoje, pode-se dizer, Deputado Nelson Goetten, que cidadãos de todas as cidades do Estado de Santa Catarina, já que estamos em caráter experimental na parabólica, estão tendo oportunidade de acompanhar as nossas atividades.

Ouvi ontem, atentamente, a manifestação do Sr. Deputado Onofre Santo Agostini desta tribuna sobre invasões de terra, a bandalheira que está virando o nosso País, e também as manifestações de alguns Colegas do PT defendendo o ato de invadir, defendendo o ilícito, o ilegal, o crime, a bandidagem.

É a mesma coisa que alguém invadir a sua casa; é a mesma coisa que um marginal invadir a sua casa para roubar o seu patrimônio, e ele se justificar dizendo que está invadindo para roubar porque não tem o que comer. E ainda temos de achar que isso é legal!

Digo isso, não que queira desprestigiar ou desmerecer o MST, mas pela forma criminosa como o Movimento dos Sem-Terra tem agindo em todo o território nacional. As autoridades precisam, Deputado Nilson Gonçalves, tomar alguma providência! Alguém neste País tem que mandar!

O Presidente da República precisa ter coragem de mandar neste País! Precisa fazer com que a lei seja cumprida! Não dá para permitir que alguns bandalheiros se aproveitem da condição ou do discurso dos sem-terra, que na verdade prostituíram o movimento! Nem o PT consegue mais engolir isso!

Noto que aqui na Assembléia os Parlamentares do Partido dos Trabalhadores, pelo qual tenho o maior respeito, têm dificuldade de defender o governo do PT! Tem índio matando gente covardemente; tem bandido, assassino em defesa de um movimento que se discute!

Tivemos em Abelardo Luz um crime covarde cometido por um bandido que estava junto com os indígenas. Pode ser bandido indígena também, Deputado Antônio Ceron, porque o bandido pode ser preto, branco, amarelo! Bandido não tem cor! Bandido é bandido! E alguns não saem em defesa da legalidade! Saem em defesa apenas de um discurso fácil! Não defendem o que é correto, o que é certo.

Todos nós somos a favor da reforma agrária, mas quem tem que fazer a reforma agrária é o Governo do PT!

Nós vimos nos jornais pequenos agricultores do Oeste catarinense comandados por líderes do PT. No passado bloqueavam rodovias alegando que o Governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, que tinha como sócios o PFL, o PMDB e outros tantos, tinha falta de vontade política em ajudar o pequeno! E ontem eu vi os pequenos agricultores novamente bloqueando as rodovias porque o Governo do Partido dos Trabalhadores, que se dizia defensor do pequeno e que quando assumisse o País iria valorizar o pequeno como ele deve ser valorizado, não está respeitando o pequeno como ele deve ser respeitado!

No entanto, Deputado Antônio Ceron, lá estavam os pequenos agricultores liderados por um suplente de Deputado do PT da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, aliado do Governo Lula! E não existe razão para tal movimento.

Se no passado eles diziam que quando assumissem a direção deste País fariam o que os outros não fizeram, de fato estão fazendo o que os outros não fizeram. Estão massacrando, maltratando, pisoteando e humilhando o povo brasileiro, o nosso pequeno produtor rural, que pela estiagem acabou com a produção. E o Governo Federal até agora não fez um gesto sequer para dar condições de vida e de trabalho para o pequeno produtor.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Nobre Deputado, o que nos preocupa mais ainda é que está fazendo escola a tática de apelar e que sob pressão acaba levando.

Depois de ser noticiado em todo o País o "abril vermelho", movimento do MST, e de ter sido executado esse plano, o Governo, sob pressão, viabilizou a verba adicional de R$ 1,700 milhões. Quanto à questão dos índios foi a mesma coisa; mataram quase uma centena de pessoas e o Governo, sob pressão, também viabilizou uma das reivindicações. Isso nos preocupa demais.

Na questão do movimento do PT, eu estranhei quando vi, na semana passada, aquela invasão no Município de São Cristóvão do Sul e o Secretário Regional de Lages intermediando a negociação, como apareceu na contracapa do jornal Correio Lageano. Eis que ao lado do movimento aparecia uma figura muito conhecida de todos nós nesta Casa, pois ele foi Deputado na 12ª Legislatura, e em nome do MST estava negociando - o ex-Deputado Wilson Santin.

Isso nos preocupa porque há, sim, um envolvimento político muito evidente nessa questão.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Eu agradeço, Deputado Antônio Ceron!

Observa-se uma grande peça teatral montada pelo PT no Governo: de um lado, muito bem colocado por V.Exa., um ex-Deputado do PT lidera as invasões para afrontar o próprio PT, mas não estão afrontando o PT, estão afrontando a população brasileira!

Aqui na Região Serrana invadiram a Klabin, que gera milhares de empregos e milhões em arrecadação para Santa Catarina. Eles invadem terra produtiva, e o PT concorda com isso, o PT apóia isso!

Recentemente o Sr. Pedro Stédile, que é um anarquista de marca maior, que para mim já não é mais líder de um movimento, partiu para o lado do anarquismo, foi ao Senado da República participar de uma audiência pública com os Senadores e foi beijado pelo Senador Eduardo Suplicy do PT, ele foi beijado e reverenciado pelo quê?

Qual é o serviço, Deputado Antônio Carlos Vieira, que esse cidadão presta à Nação, a não ser liderar as invasões em todo o território nacional? Se isso é bom, é muito fácil! Basta que qualquer um dos Srs. Deputados, ao término dos seus mandatos, assumam uma bandeira dessa natureza e patrocinem as invasões, a bandalheira, a esculhambação e a humilhação dos trabalhadores brasileiros!

Relatei na semana passada e volto a reafirmar, Deputado Antônio Ceron, que no Pontal do Paranapanema, um fazendeiro, que comprou e pagou pela sua área, chegou ao ponto de montar barricadas na sua casa (a Rede Globo mostrou para todo o País) com medo de perder a própria vida! Isso apenas por ser um produtor rural, por ser alguém que gera empregos!

Mas o Partido dos Trabalhadores, lamentavelmente, Deputados Antônio Carlos Vieira e Celestino Secco, faz de conta que nada está acontecendo e esforça-se para dizer que o País melhorou. Mas não é isso, Deputado Genésio Goulart, que os índices apresentam. Eles demonstram mais desemprego, mais recessão! E a grande surpresa que todos nós teremos, possivelmente no dia de amanhã, será o novo salário mínimo, que não vai chegar na casa dos R$ 270,00, contrariando o grande compromisso que o PT tinha com o trabalhador brasileiro, contrariando o discurso feito no passado!

É importante que a população brasileira, que os telespectadores da TVAL fiquem atentos e acordem para o grande estelionato eleitoral praticado no passado recente, porque de repente, Deputado Nelson Goetten, eles podem tentar novamente. Vão tentar enganar a população mais uma vez em outubro deste ano, quando teremos eleições municipais!

Mas a justiça será feita, Deputado Paulo Eccel, com as próprias mãos do eleitor na hora do voto, dando o troco na urna. E isso ninguém pode negar.

Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

(SEM REVISÃO DO ORADOR)