Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

11ª Sessão Ordinária - 11/03/2004

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero dividir o meu pronunciamento em três etapas. Primeiro, gostaria de registrar a caminhada que desde ontem os Vereadores de todo o Norte do Estado do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina estão fazendo. Eles percorrerão 24 Municípios e em cada um deles haverá uma solenidade, sendo que até o dia 02 de abril chegarão em Palhoça.

É um movimento pacífico e ordeiro. Não é movimento contra Governo, mas pela duplicação. E por isso merece o nosso reconhecimento e a nossa consideração!

Quero parabenizar os Vereadores por essa iniciativa, da qual nós participamos, efetivamente, ontem, na arrancada, e vamos participar em vários momentos para os quais já estamos convocados, como na questão de Três Cachoeiras, de Passo de Torres, de São João do Sul, de Tubarão e de Araranguá. Evidentemente que terei também que gastar a sola do sapato.

Também quero dizer que o Sul do nosso Estado viveu a maior festa da história do Brasil, que é a Festa dos Caminhoneiros. O caminhoneiro é fundamental para este País, pois 90% do PIB brasileiro é carregado pelos caminhoneiros nestes tapetões pretos de todo o País.

Há 18 anos, como Prefeito Municipal de Araranguá, criei o Quilômetro de Arrancada como uma forma de valorizar o motorista profissional, e para isso houve um estudo muito profundo. Eu e o meu Secretário de Turismo, na época, estudamos o que iríamos fazer para valorizar o motorista profissional, porque eu, como sou motorista profissional, entendo que essa profissão é uma peça muito importante para o País.

Pensamos em criar o Quilômetro na Areia, a Arrancada na Areia. No início, isso serviu de gozação, só que na hora de fazermos o Quilômetro de Arrancada, o Sul inteiro se assustou quando compareceram mais de 80 pilotos e em torno de 20 mil pessoas.

De lá para cá as coisas foram crescendo cada vez mais. E esse 14° Quilômetro de Arrancada teve a organização mais perfeita de todos. Foi coordenado pelo Prefeito Municipal, Paulo Pedrozo Vítor, pelo Secretário Roni e pelo nosso amigo Serrano, que é Chefe de Gabinete e Presidente do Partido lá. Foi uma organização de primeiro mundo, participando praticamente 70 pilotos, sendo que tudo foi milimetrado, com hora de arrancada, sem nenhum problema. À equipe que coordenou dou, no mínimo, nota 10 pelo seu trabalho e pela sua organização. Participaram pilotos de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, enfim, de todo o Brasil.

Um piloto, que no ano passado foi desclassificado bem no finalzinho, do Paraná, este ano veio altamente preparado e levou um automóvel zero quilômetro, sendo campeão da Força 380 Cavalos.

Na Fórmula Força Livre, na qual estão veículos de toda natureza, o vencedor foi um menino de Tubarão, da terra do meu amigo Genésio Goulart, nosso grande Parlamentar. Nessa fórmula o Pedro Zapelini e José Zapelini correm há muitos anos e já foram campeões, mas não dessa vez. O seu filho foi campeão, mostrando que os mais velhos estão perdendo lugar para os mais novos, com mais habilidade. Ele trouxe, pelo 380 cavalos, um automóvel zero quilômetro para Tubarão.

Na categoria Truck, ficou com Balneário Arroio do Silva, com caminhão Cargo, que levou o primeiro lugar. Na categoria Toco, o primeiro lugar ficou com Araranguá. O segundo lugar era moto, terceiro lugar... Foi uma premiação extraordinária, mais de R$ 60 mil em prêmios.

Foi uma festa estupenda; uma festa que marcou a história do País. É a segunda no mundo. Só acontece no Brasil e nos Estados Unidos. E no Brasil, para nossa honra, acontece em Balneário Arroio do Silva, Município desmembrado de Araranguá.

Assim, comemoramos uma festa com mais de 150 mil pessoas, assustando até o nosso empreender Beto Carrero, que esteve na festa e realmente ficou empolgado e entusiasmado e disse que vai divulgar nos seus programas em nível nacional a Festa do Caminhoneiro de Araranguá.

Então, por isso quero parabenizar e agradecer ao Beto Carrero.

O Governador do Estado de Santa Catarina esteve lá, como há dois anos, quando candidato, e no ano passado, quando deixou R$ 25 mil para a nossa festa e este ano levou R$ 70 mil.

Realmente, é marcado pelo Governo de descentralização de Luiz Henrique da Silveira/Eduardo Pinho Moreira, pois contribuem para essas grandes festas para que Santa Catarina continue a passos largos rumo ao desenvolvimento e ao turismo. Essa competição aconteceu fora da temporada de turismo, quando os balneários já estavam vazios, e nós fizemos com que eles lotassem de novo.

Senti-me honrado por esse troféu levar o meu nome - Troféu Manoel Mota. Todos os ganhadores levaram um troféu, que leva o meu nome.

Tenho que confessar que estava inscrito com um Scânia vermelho, da auto-escola, mas havia tanta gente e o Governador do Estado havia chegado naquele instante, que me chamaram por duas vezes, e como não compareci fui desclassificado. Para mim foi secundário. A era festa, a organização, o trabalho era mais importante.

Com certeza estarei pronto para roncar o veículo no ano que vem, havia vista que tenho nove títulos como campeão. Ainda mostrando que na areia não perco para a meninada, que ainda tenho habilidade para trocar as marchas com rapidez e fazer com que o meu veículo corra na frente.

Às vezes quando me questionam por que o meu caminhão não patina quando arranco, eu respondo que é muito fácil. É só ir para Mostarda para comprar cebola, por 20 anos, que aprendemos a arrancar. É coisa fácil, dois toques, 20 anos de Mostarda aprende-se a arrancar na areia sem patinar, Deputado Reno Caramori, V.Exa. que conhece bem esse ramo de transporte.

Eu gostaria, por último, de convidar o Presidente, as Deputadas e os Deputados para estarem no próximo fim de semana em Araranguá, pois abre hoje um rodeio internacional, no CTG Crioulo do Caverá. Já estão conosco as delegações do México, do Uruguai e da Argentina.

Tenho prazer de poder contar com os nossos Deputados e com as nossas Deputadas para visitarem a nossa região, Araranguá, onde será realizado um grande rodeio internacional. É um convite vindo do coração. Ficaremos muito honrados com a presença de V.Exas.

O Patrão é o Eraldo, dono de um investimento muito grande - o segundo de Santa Catarina. Só perde para o de Beto Carreiro. O Sul de Santa Catarina está investindo numa área importante, a do turismo, gerando emprego e renda. Por isso a importância de convidarmos todos os nossos Deputados para prestigiarem neste fim de semana o Rodeio Internacional.

E eu, como Parlamentar daquela região, sinto-me orgulhoso por participar, efetivamente, desses eventos que beneficiam não só a nossa região, mas com certeza, toda Santa Catarina. Esse é o meu princípio de luta nesses 21 anos como Parlamentar, contribuindo para minha região, para Santa Catarina com trabalho, determinação e lealdade pelo meu povo e pela minha gente do sul.

Então, convido a todos para que participem do Rodeio Crioulo Internacional, em Araranguá, neste final semana.

Muito obrigado, Sr. Presidente!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)