58ª Sessão Ordinária - 25/08/2004
A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Sr. Presidente, falar do Besc é falar do banco da nossa terra, o qual nos enche de entusiasmo, de orgulho, mas na verdade o nosso banco precisa ser mais competitivo.
Recebemos, diariamente, telefonemas de bancos privados nos oferecendo dez, 15 dias de uso do cheque especial sem juros, isenção da CPMF, enfim, inúmeras são as tentações para que mudemos de agência bancária.
Mas quero dizer que sou fiel ao Besc. É a minha única conta bancária que movimento e acredito que temos que lutar pelo nosso banco. Lógico que ele precisa ter ações para ser competitivo, para atrair mais clientes. Acredito que o Besc é o nosso banco e temos que fazer valer o banco dos catarinenses.
O que me traz aqui hoje é a assinatura de um convênio para a criação do Recinto de Exportação, o Redex, na cidade de Santos, em parceira com a Cooperativa dos Transportadores de Cargas em Joinville e também Receita Federal.
O Redex instalar-se-á em Joinville, com a iniciativa para reduzir o tempo de espera da mercadoria para a entrada nos navios e também reduzirá o custo de operação em exportação em até 12%. É mais um motivo para que possamos comemorar esta semana.
Nós temos louvado as ações tanto do Governo Federal quanto da iniciativa privada também em parceria com o Governo Federal, porque realmente a situação portuária em Santa Catarina é crítica e precisamos trazer inovações e iniciativas em parceria para que possamos melhorar a condição do produtor catarinense na questão da exportação do nosso Estado.
Esse convênio a ser assinado com o Porto de Santos prevê que ele tenha um representante em Joinville, fazendo a aproximação operacional e comercial entre os exportadores do Norte catarinense com o Porto de Santos.
O Redex foi criado, como já disse, pela Cooperativa dos Transportadores de Cargas de Joinville, numa ação de iniciativa privada em parceria com a Receita Federal, e deverá iniciar o seu funcionamento no início de novembro.
As negociações com os Portos de Itajaí - e eu estive lá na segunda-feira a convite do Superintendente - e de São Francisco do Sul para que criem também os seus portos avançados já iniciaram. O objetivo principal é que o contêiner saia do Redex pronto para entrar no navio. O terminal de exportação será alfandegado, de uso público, sob a fiscalização da Receita Federal, e sendo que dois profissionais da Receita vão trabalhar 24 horas na liberação da mercadoria. Com essa atividade, o produto estará pronto para embarcar e sua entrada no navio, sem atrasos, dependerá apenas da operação portuária.
Deus queira, Deputado Nilson Gonçalves, que tenhamos muitos berços aqui para que atraquem os navios no Estado de Santa Catarina.
As empresas exportadoras da região ganham pelo menos quatro dias na operação, já que não terão mais que esperar nos terminais portuários, que no Estado estão sempre lotados.
No início do mês, como já fiz a divulgação nesta tribuna, exportadores da indústria moveleira de São Bento do Sul reclamavam da demora das operações de carga e descarga nos portos, além da falta de contêineres, que também é uma situação crítica em todo o País. Isso estava trazendo problemas, inclusive a demissão de trabalhadores. Assim como os empresários, acredito que o Redex poderá trazer um pequeno ganho para o setor, mas que muitas ações ainda teremos que buscar em parceria.
Ontem muitos Deputados não puderam participar da nossa reunião do Fórum da crise portuária e por isso estamos conclamando para que na terça-feira, às 11h, possamos, em parceria, buscar novas ações para melhorar a situação portuária em Santa Catarina.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)