Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

44ª Sessão Ordinária - 22/06/2004

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, em primeiro lugar, gostaria de ser solidário com V.Exas., tendo em vista todos os comentários que foram feitos nesta tribuna com relação a essa figura maravilhosa de Leonel Brizola, que foi um exemplo para o nosso País e que já participou tanto da história dos Partidos Políticos nos Estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, contribuindo muito, com certeza, para a história política de todos os Partidos.

Nós também estamos tristes pelo seu falecimento. O País já perdeu grandes lideranças em nível nacional, mas ontem perdemos um homem muito respeitado. Leonel Brizola, com certeza, foi uma pessoa que muito batalhou e que doou muito de si para educar melhor o povo brasileiro.

Portanto, estamos solidários com a sua família e com os partidários do PDT, que estão realmente muito tristes no dia de hoje, assim como também o povo brasileiro, o que não poderia ser diferente.

Gostaria de fazer também alguns comentários sobre o que aconteceu no dia de ontem, no Município de Tubarão, ou seja, a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Tubarão, que tem como Presidente, pela segunda vez, uma mulher.

Eliane Fernandes é a nova Presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão, uma entidade bastante respeitada. Não temos dúvida nenhuma de que ela, com o seu conhecimento e com a sua história no Município, fará um bom trabalho à frente dessa entidade, dando seqüência ao trabalho dos demais Presidentes que por lá já passaram.

Como Conselheiro dessa entidade, fiquei muito feliz por essa escolha. Na gestão passada, o Presidente era o empresário Max Nunes, que fez um grande trabalho à frente dessa entidade. E realmente a Associação Comercial e Industrial de Tubarão vem demonstrando uma grande força e um grande prestígio, estando sempre envolvida nos movimentos da cidade e da região, como na duplicação da BR-101, na pavimentação asfáltica que liga Tubarão à Guarda e na questão do aeroporto.

Quero aproveitar este momento para parabenizar a nova diretoria, na pessoa da Presidente Eliane Fernandes, que, com certeza, irá desenvolver um excelente trabalho.

Aliás, eu diria que Tubarão é uma cidade privilegiada e que realmente valoriza muito as mulheres, não só com a Eliane Fernandes à frente da Associação Industrial de Tubarão, mas também tem outros exemplos: no Hospital Nossa Senhora da Conceição a Irmã Enedina Sachet faz um trabalho brilhante; dirigindo a Proert está a dinâmica Sra. Maria Colonete, que foi homenageada na semana passada com a Medalha Antonieta de Barros; e o Abrigo dos Velhinhos, o Clube da Lady, o Lions Clube, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Câmara da Mulher Empresária contam também com as mulheres na vanguarda.

Tubarão realmente é um Município privilegiado, que reconhece o trabalho da mulher tubaronense. Nós ficamos muito felizes de poder fazer esse pronunciamento em homenagem às mulheres de Tubarão e às mulheres de toda nossa região.

Um outro assunto que me traz à tribuna é sobre a Secretaria Regional de Tubarão, que hoje está completando um ano. É uma Secretaria que vem descobrindo as necessidades da nossa região, da nossa cidade, e que vem demonstrando um excelente trabalho, com pessoas competentes, com pessoas qualificadas, com pessoas interessadas. Aquela Secretaria tem se destacado em muitos trabalhos.

Inclusive hoje é questão de debate os dejetos de suínos, no Vale de Braço do Norte, onde está sendo discutido o destino dos dejetos. E eu me sinto muito à vontade em falar da Secretaria Regional de Tubarão pelo belíssimo trabalho, pelo que ela vem desenvolvendo na região da Amurel através de levantamentos, de estudos. Isso facilita ao Governo, com certeza, descobrir as prioridades e as necessidades daquela região.

Aproveito também para comunicar, principalmente aos Deputados da minha região, que a obra tão esperada por todos, especialmente pelo Município de Jaguaruna e por todos os turistas que freqüentam a Praia do Camacho, que presenciaram as promessas de muitos candidatos que por lá passaram, agora será realizada. Foi definido que no domingo, às 14h, no Município de Jaguaruna, na Comunidade do Camacho, será assinada a ordem de serviço para dar início às obras de pavimentação asfáltica que liga o Município de Jaguaruna à Comunidade do Camacho, facilitando o acesso dos turistas. Há mais de 10 anos essa obra havia sido prometida por muitos políticos que por lá passaram, e até hoje nenhum desses políticos teve a coragem de iniciar as obras.

O nosso Governador Luiz Henrique, o vice Eduardo Moreira e o Secretário Edson Bez estão cumprindo um compromisso assumido em campanha. É uma obra de aproximadamente 18 quilômetros, uma obra orçada em quase R$ 17 milhões e, graças a Deus, agora vai ser concluída depois do esforço de várias lideranças da região, do Prefeito de Jaguaruna que muito batalhou, de associações de moradores, de associações de pescadores, principalmente da Comunidade do Camacho, que sofre muito com aquela estrada, principalmente nos dias de chuva. Mas agora, com certeza, essa obra tão sonhada vai se tornar realidade.

Quando for assinada a ordem de serviço no domingo, às 14h, a empresa contratada já poderá iniciar as obras no dia seguinte. Isso prova que a existência das Secretarias Regionais têm facilitado bastante a atuação do Governo porque estão próximas da comunidade, acompanham os problemas de cada Município.

Hoje, por exemplo, está acontecendo um grande evento no Município de Braço do Norte em comemoração a um ano de existência da Secretaria Regional de Tubarão e também sobre o destino dos dejetos de suínos daquela região. Além disso, será comunicado a todos os turistas freqüentadores da Praia do Camacho o início daquela obra tão importante, da pavimentação asfáltica ligando Jaguaruna até aquela comunidade.

Eu fico muito feliz como Deputado daquela região, pois durante o nosso mandato vai acontecer essa obra tão sonhada e tão esperada por todos nós. Que bom que o nosso Governador tem sempre os dados corretos, pois os Gerentes Regionais das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Tubarão e de Laguna fornecem as informações e sabem a importância dessa obra para todos nós, inclusive para a própria economia da nossa região.

O Governador atendeu mais esse pedido, e em breve, com certeza, muitas outras obras serão iniciadas...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)