Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

16ª Sessão Extraordinária - 11/11/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o que me traz à tribuna hoje é para falar da maravilhosa sessão solene que esta Casa teve a honra de apresentar ontem à noite.

Essa sessão solene foi realizada para homenagear os 110 anos da Banda Sinfônica da Polícia Militar de Santa Catarina, que comemorou a data no dia 30 de setembro.

Foi um bonito espetáculo, mostrando a arte e o talento dos músicos que integram a banda, que é uma das mais antigas. Pelo seu brilhante desempenho tornou-se conhecida como Piano Catarinense.

Senti-me muito honrada por poder conduzir a sessão e aproveito para agradecer aos Deputados pela presença.

Quero lembrar, Sr. Presidente, que faz parte de nossas atribuições prestigiar todas as manifestações culturais dos catarinenses.

Ainda quero me pronunciar com relação ao tratamento dado às pessoas portadoras de deficiência física. Não é de hoje que se defende essa causa. Por mais que batemos na mesma tecla, sabemos que as cidades precisam se equipar e adaptar-se às pessoas com deficiência física, para que elas se desloquem de um lugar para o outro, assegurado-lhes o direito de ir e vir com dignidade e sem riscos de acidentes.

Aqui nesta Casa nós falhamos bastante. Há alguns dias esta Deputada presenciou uma jovem que precisava se dirigir à Sala de Imprensa desta Casa e ela teve que ser socorrida por funcionários pois não conseguia chegar até lá.

Estou encaminhando um pedido à Mesa Diretora solicitando uma atenção especial para as pessoas deficientes que visitam a Casa. Para que elas tenham os seus direitos respeitados, precisam ser construídas rampas para que possam se deslocar melhor nas dependências da Casa. Eu acredito que isso pode ser imediatamente viabilizado pela Divisão de Serviços Técnicos da Casa, que possui funcionários muito competentes, e pode fazer as devidas análises para que sejam feitas as adaptações para que os direitos das pessoas deficientes seja respeitado.

Nós temos que procurar dar condições para os deficientes físicos. Vamos nos colocar no lugar dessas pessoas que querem desenvolver as suas atividades normais e não têm condições?!

Por isso estou entrando com este pedido, Sr. Presidente. Sei que existem membros da Mesa muito comprometidos com os interesses da sociedade que apreciarão a proposta e darão uma resposta positiva para esta Deputada, que muito quer contribuir para todos os deficientes físicos.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, amanhã estarei recebendo uma delegação da minha cidade de Porto União. Estarão aqui o diretor do Hospital São Brás, Dr. Daniel Tadeu Sens, o Dr. César Augusto Lemos, cardiologista e também o administrador Darci Ferreira da Costa Filho, para participar de uma audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Coruja. Sou uma Deputada comprometida com aquela região, uma vez que é a minha terra.

Esta Deputada é uma pessoa comprometida com os interesses daquela região, haja vista que é sua terra. Por isso, já no primeiro mandato batalhou muito para que o Hospital São Brás tivesse tratamento de oncologia.

Foi muito difícil, mas nós conseguimos viabilizar verbas e hoje já estive fazendo umas visitas e pude observar, Deputado Nilson Machado, que o hospital, graças a Deus, já está em construção. Contudo, precisamos de mais verbas!

Quero lembrar-lhes que foi esta Deputada quem tomou a iniciativa. Nenhum outro Parlamentar, Sr. Presidente, preocupou-se com os cancerosos daquela região. E esta Deputada colocou a cara para bater. Correu atrás, fez muitas viagens, foi batalhando e conseguiu, afinal, o tratamento para os cancerosos no Hospital São Brás, de Porto União.Tivemos, é verdade, muito ajuda do Dr. Saliba, que à época era o Secretário de Estado da Saúde.

Então, o dia de amanhã para esta Deputada é um dia de muita alegria porque vamos ver o nosso sonho realizado, ou seja, os moradores da cidade de Porto União, da minha terra, vão ter o seu atendimento em oncologia facilitado.

Sr. Presidente, quero que fique registrado nos Anais desta Casa, que esta Deputada foi a primeira e a única Parlamentar a abrir espaços, a correr atrás para viabilizar verbas para a conclusão dos trabalhos, visando o tratamento oncológico dos moradores de Porto União que sofrem tanto. São pessoas simples, pessoas humildes, pessoas que às vezes são deslocadas do interior até a Capital e que agora poderão ser beneficiadas em toda aquela região.

Então, Sr. Presidente e Srs. Deputados, esta Deputada acompanhará a delegação que está vindo de Porto União e da qual fazem parte o Prefeito e vice-Prefeito. Trata-se de uma equipe que sonha em ver aquele hospital concluído para tratar os portadores de câncer.

Hoje à noite teremos uma reunião (e eu tenho que aproveitar o espaço que me é concedido nesta Casa, porque ele é muito precioso) do Conselho de Ética das Entidades Religiosas, para concluirmos as devidas explicações sobre as credenciais para que todos os pastores, presbíteros e obreiros possam ter livre acesso aos hospitais. Trata-se de uma conquista desta Deputada, que levantou essa bandeira e viu seu projeto aprovado, que permite o acesso dos pastores e presbíteros aos hospitais e presídios.

Eu fico agradecida, Sr. Presidente, pelo espaço que me foi concedido.

(SEM REVISÃO DA ORADORA)