10ª Sessão Ordinária - 12/03/2003
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, estamos encaminhando um requerimento a ser enviado ao Presidente da República, que tem como teor uma reivindicação que não é só deste Deputado e sim, especialmente, do Norte do Estado de Santa Catarina, de maneira mais explícita, de São Francisco do Sul, solicitando, dentro de suas prioridades, priorize a duplicação da BR-280, no trecho que liga as cidades de Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
Tenho em mãos uma moção de todos os segmentos organizados de São Francisco do Sul, encaminhando a todas as autoridades constituídas do País, apelando para que se sensibilizem com o problema daquela rodovia.
Tenho certeza absoluta de que muitos dos Deputados que estão neste Plenário já tiveram a oportunidade de ir a São Francisco do Sul e de terem o dissabor de passarem pela BR-280, especialmente no trecho próximo a Vega Sul. Está num verdadeiro caos. E a cada dia que passa a situação se agrava mais.
Vou ler a parte final desta moção, assinada por todos os segmentos organizados de São Francisco do Sul, que diz:
(Passa a ler)
"Indiscutivelmente, a duplicação da BR-280 é uma necessidade regional. Essa importante rodovia, que é a única ligação rodoviária com o Porto de São Francisco do Sul, não comporta mais o fluxo diário de veículos de transporte de cargas pesadas, bem como de veículos leves.
Em conseqüência, lamentavelmente, com muita freqüência ocorrem sérios acidentes com elevado número de vítimas fatais.
Só com a instalação do Projeto Vega Sul/Arcelor, hoje já acrescenta o desconforto nessa rodovia. Ademais, os transtornos ocasionados pelos freqüentes congestionamentos de veículos estão, cada vez mais, afastando turistas da nossa região.
Esse mesmo fato, também está fazendo com que empresas usuárias do Porto de São Francisco do Sul, prefiram outros portos com melhor acesso.
Somos o maior porto natural do Sul do País! Sem sombra de dúvidas, a duplicação da BR-280 se faz necessária e com urgência.
Excelentíssimos senhores, a constante atenção e parceria das autoridades estaduais e federais, junto à sociedade francisquense e região, se destacará na melhoria da vida das cidades, pelo seu incessante apoio ao desenvolvimento do Governo local no trato com as questões urbanas e municipais."
Ative-me apenas ao final dessa moção, assinada pelo Sr. Prefeito Municipal de São Francisco do Sul, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, pelo Diretor-Geral do Porto de São Francisco do Sul, enfim, por todos os segmentos organizados daquela cidade tão querida, tão antiga e que deve ser respeitada por todos nós.
Como Deputado Estadual não poderia fazer mais do que estou fazendo: a minha obrigação de reivindicar, através desta tribuna, aos Srs. Deputados que também se solidarizem a esse projeto, a essa reivindicação para que possamos ter força no sentido de ver aquela duplicação da BR-280 consumada.
O Deputado Antônio Ceron conhece muito bem o problema. Enquanto era Secretário do Mercosul, ajudou também na instalação da Vega Sul e conhece muito bem o problema que temos lá.
Por isso, quero que fique registrado nos Anais da Casa esse apelo. E o requerimento deste Deputado, evidentemente, já passou pelo Plenário, foi aprovado e encaminhado ao Sr. Presidente da República. E esperamos, com sinceridade, que tenha, realmente, ressonância o nosso pedido.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)