Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ronaldo Benedet

82ª Sessão Ordinária - 21/10/2003

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, não posso me omitir no dia de hoje de vir a esta tribuna em defesa do Governador Luiz Henrique da Silveira, que acabou de ser acusado de forma injusta, até porque o que se quer aqui é fazer o julgamento e já aplicar a sentença contra o nosso Governador.

O Governador Luiz Henrique, como todos nós, pode ter seus defeitos, mas o de postura antidemocrática, o de não respeitar um colega jornalista, não, porque Luiz Henrique não é só jornalista na prática, com carteira, mas jornalista por formação familiar. O seu pai foi proprietário de um jornal, que por muitas vezes foi fechado, destruído nos períodos de exceção no nosso País. E ele conhece bem o que é o respeito à imprensa livre e ao direito de opinião.

Na verdade, fiquei sabendo desse assunto agora, pela crítica. Não sabia que o jornalista Cláudio Prisco Paraíso havia deixado os dois meios de comunicação em que era colunista.

Agora, tem que se fazer justiça à pessoa de Luiz Henrique! Não se pode criticar só pelo indício, pela coincidência. Se Luiz Henrique quisesse prejudicar, usar a sua influência - se é que ela vale para o meio de comunicação, porque eu creio que nos dias de hoje não vale mais - para tirar um jornalista do meio de comunicação onde ele trabalha... até porque um jornal tem toda uma estrutura e tem que exigir respeito aos seus colunistas, aos seus jornalistas. Então, o jornal não admitiria qualquer tipo de pressão!

Se Luiz Henrique quisesse fazer algum mal contra o jornalista Cláudio Prisco, não iria mandar, Deputado Herneus de Nadal, um documento, pois é direito do Governador contrapor à idéia do jornalista, porque o direito de imprensa existe! O que não existe é o jornalista falar sozinho e não receber resposta.

O Governador Luiz Henrique, como advogado, como jornalista, que sempre defendeu o princípio do contraditório, tomou a atitude correta: mandou um documento, uma carta ao jornalista, em mão, não concordando com a matéria ou com o assunto, contestando as idéias do jornalista, refutando o que ele havia dito!

Se Sua Excelência quisesse prejudicar o jornalista, teria feito o que aqueles que no passado, no período da ditadura militar faziam - prendiam, cassavam, baniam da vida pública ou do jornal; mandavam fechar o jornal, destruíam o jornal, como aconteceu até época do Collor, que mandou invadir a Folha de S. Paulo.

Não é esta a prática de Luiz Henrique da Silveira, Deputado Herneus de Nadal e Deputado Rogério Mendonça. A prática de Luiz Henrique é a democrática, é a que enfrenta, frente a frente, pois tem a coragem de contestar quando entende que a opinião não é aquela que entende como a mais correta.

Então, a maior defesa em favor do Governador Luiz Henrique da Silveira, também jornalista, é esta de ter contestado antes e publicamente. Tenho certeza de que, pelo que conheço da sua personalidade, jamais faria qualquer tipo de maldade no sentido de pedir para o jornal retirar um jornalista da sua função.

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Deputado Ronaldo Benedet, no instante em que o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira fez um manifesto, como relata V.Exa., discordando de matéria jornalística, está exercendo um direito seu, um direito democrático.

Agora, a partir daí, fazer insinuações, atribuindo ao Governador decisões com relação ao vínculo empregatício de um jornalista conceituado, respeitado por todos nós, já é, no meu modo de ver, uma grande temeridade. Até porque, com a facilidade, Deputado Ronaldo Benedet, que temos nos dias de hoje, com os meios de comunicação que estão à nossa disposição, o telefone celular, seria muito mais prático, mais adequado e mais justo, que se fizesse essas indagações ao proprietário das empresas.

Fazer-se aqui um juízo inadequado, fazer-se aqui projeções, responsabilizando o Sr. Governador, de fato, a meu ver, a meu juízo é uma temeridade muito grande, além de se praticar um ato de injustiça com alguém que é jornalista, que é um homem que veio da luta pela democratização do nosso País.

Ao tempo em que manifesto aqui o nosso apreço, Deputado Ronaldo Benedet, pelo trabalho do competente jornalista Cláudio Prisco Paraíso, também neste momento quero fazer referência que não se pode atribuir essa responsabilidade ao Governador do Estado. Mas é simples, é só consultar os proprietários dos veículos de comunicação para que exteriorizem, para que manifestem a sua decisão.

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Tenho um grande apreço pelo jornalista Cláudio Prisco Paraíso, mas nunca percebi qualquer relação de animosidade entre ele e o atual Governador.

Então, não vejo por que a questão ser colocada dessa forma, até porque é como uma pena jogada de cima da torre de uma igreja, não se recolhe mais! Não sei de onde veio essa informação, nenhum jornal deu conta o tipo de informação para acusar o Governador desse tipo de prática.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Ronaldo Benedet, ao mesmo tempo em que volto a enaltecer o jornalista Cláudio Prisco Paraíso, por quem também tenho amizade pessoal e grande consideração, gostaria de perguntar pelo outro lado da moeda, que, aliás, o Deputado Herneus de Nadal já fez referência. Se o Governador fez pressão e, hipoteticamente, tivesse realmente conseguido retirar o jornalista Cláudio Prisco Paraíso do jornal O Estado e da rede de televisão SBT/SC, da mesma forma esses meios de comunicação se sujeitaram a esse tipo de pressão!

E eu pergunto, Deputado Ronaldo Benedet, de que maneira a sociedade catarinense estaria vendo esses meios de comunicação que se sujeitam facilmente a esse tipo de pressão? Eu não acredito que o SBT de Santa Catarina e o jornal O Estado se sujeitariam a esse tipo de pressão. E se estivessem sujeitos a esse tipo de pressão, com toda a certeza eles não merecem, de nossa parte, nenhuma consideração.

Vamos olhar o outro lado da moeda. Se tivesse acontecido, que respeito nós teríamos por esses meios de comunicação? Eu tenho um grande respeito pelo SBT de Santa Catarina e pelo jornal O Estado.

Por isso, independente da posição do Governador, a quem confio e acredito que não se envolveu nesse processo, confio também que mesmo que houvesse pressão de alguém, esses meios de comunicação não se sujeitariam da forma como está sendo colocado aqui pela Oposição.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado Ronaldo Benedet.

Nós conhecemos bem Luiz Henrique da Silveira. Eu, um dia viajando, questionei ao Governador por que queria governar toda Santa Catarina e para os Prefeitos de todos Partidos. Ele respondeu que não admitia, que não aceitava a forma, a discriminação com que foi tratado em Joinville, e por isso não admitia discriminar os outros, não importava o Partido.

Luiz Henrique é uma pessoa que lutou na época da perseguição no regime democrático, e por isso jamais partiria dele esse tipo de ação, prejudicando o meu grande amigo Cláudio Prisco Paraíso. Tenho certeza, convicção de que não tem nada a ver Luiz Henrique essa tragédia.

Somos solidários ao Cláudio Prisco Paraíso, grande jornalista, colunista, amigo desta Casa. E, com certeza de que Luiz Henrique da Silveira não tem nada a ver com esse episódio porque é um homem de bem, um homem de respeito...

(Discurso interrompido por término do horário regimental)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)