73ª Sessão Ordinária - 24/09/2003
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, muito mais do que um momento acalorado por vaias e aplausos, é um momento de reflexão para quem tem a responsabilidade de gerir o Estado e de levar adiante, e a bom cabo, uma administração.
Os políticos, sejam eles executivos ou Legisladores, devem ter a responsabilidade de administrar bem um País, um Estado, um Município.
O momento político que vive o nosso País, de mudanças na Constituição e com a reforma tributária, obrigou um Presidente diferente, arrojado, revolucionário, como é o Presidente Lula, a dar 1% e mais R$58,00 ou R$59,00 de abono. E não porque ele quer, mas porque as circunstâncias, o momento de dificuldade do País e as mudanças constitucionais tornam insegura a gestão do Estado.
Muito pior do que conceder um pequeno aumento, que todos nós gostaríamos que fosse mais elevado, é não pagar os salários prometidos ou polpudos e dar alegria no começo e dar infelicidade mais adiante.
É preciso ter responsabilidade de gerir bem o Estado. E temos que fazer com que neste Estado, principalmente, cumpra-se o compromisso do Governador Luiz Henrique e Eduardo Pinho Moreira, que é o de fazer justiça com algumas categorias que ganham muito pouco.
(Manifestação das galerias)
Sei que alguns nos vaiam talvez pelas circunstâncias, pelo momento, pela força corporativa. Mas temos que entender que estamos começando um Governo. E é preciso saber da responsabilidade de ter que pagar a folha de pagamento em dia. E esse é um compromisso do Governo Luiz Henrique, que não vai querer ficar engessado daqui a pouco, porque o Estado de Santa Catarina não somos só nós aqui. Se fosse assim, era fácil dar não somente 19, mas 30, 40, 50% de aumento, porque os servidores merecem.
O Estado de Santa Catarina é constituído também por pessoas que moram no interior e por cidades que, ao longo de cem anos, nunca viram a presença do Governo. E essas pessoas nunca viram um só centavo do Governo do Estado, porque não recebem salário.
(Vaias das galerias)
Talvez os apitos sejam para apagar a voz de quem fala a verdade. E dói o ouvido daqueles que não querem ouvir, porque esta, infelizmente, está sendo uma luta daqueles que querem defender os tempos das oligarquias.
Nós queremos a recuperação salarial dos servidores, principalmente dos da Educação, que são injustiçados. Como disse o Deputado Herneus de Nadal, temos o segundo menor salário em Educação no Brasil. E por que esses que falam aqui hoje não resolveram nos quatro anos passados?
(Manifestação das galerias)
Por que o arrocho salarial aos servidores durante quatro anos?
(Manifestação das galerias)
Por que, sob uma argumentação de salários atrasados, ficaram dois anos e sete meses sem dar aumento para os servidores? Como Líder da Bancada...
(Manifestação das galerias)
Como Líder da Bancada tive que fazer e conduzir a Oposição a uma greve de não votar nada nesta Casa, enquanto o Governo passado não recebesse os servidores para o diálogo. Nem dialogar eles queriam, no Governo passado.
(Manifestação das galerias)
Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. tem que lembrar bem. Não pode pregar uma coisa e fazer outra.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado Ronaldo Benedet, e dizer que as pessoas têm pouca imaginação, como as pessoas têm memória curta.
(Manifestação das galerias)
É o seguinte: ficaram dois anos e meio no Governo e não deram um centavo de aumento. Agora têm coragem de dizer que o nosso Governo é mentiroso.
(Manifestação das galerias)
Mentiroso é o Deputado Joares Ponticelli, que era Líder dessa Bancada. Eles estão mentindo.
(Manifestação das galerias)
Então, é muito fácil vir aqui com demagogia.
(Manifestação das galerias)
É preciso ter responsabilidade. E querem fazer com que o servidor público de Santa Catarina se orgulhe do...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
O SR. PRESIDENTE (Deputado Volnei Morastoni) - V.Exa. dispõe de mais 30 segundos para concluir seu pronunciamento, Deputado.
O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!
O Sr. Deputado Genésio Goulart - Gostaria de saudar o nobre Deputado, todos os presentes e dizer que realmente é muito fácil ser Oposição e ficar criticando o Governo atual, esquecendo do passado.
(Manifestação das galerias)
É muito simples, sim. É bom lembrar do passado, é bom lembrar do que fizeram. É muito fácil fazer demagogia, sim. Mas é bom lembrar do passado, também, de como é que foi tratado o servidor público no passado.
O nosso Governo quer justiça e um salário igual para todos. O Governador Luiz Henrique tem essa proposta que nós fomos...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
(Manifestação das galerias)