Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jaime Mantelli

37ª Sessão Ordinária - 07/05/2002

O SR. DEPUTADO JAIME MANTELLI - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sra. Deputada, catarinenses presentes, hoje, sem muitas delongas, por constatarmos a presença maciça da comunidade udesquiana, podemos sentir que, efetivamente, a nossa Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina vive um momento especial e preocupante, em razão da instabilidade que começa a ser ocasionada pelo encaminhamento em relação à eleição do Reitor daquela universidade.

Entendemos que a Udesc deva ser modelo em todos os campos que atua, mas também que seja destacada no princípio da democracia, da participação popular e que esteja efetivamente correspondendo aos anseios da sociedade catarinense e, de maneira especial, à comunidade udesquiana.

No episódio que estamos vivendo atualmente, está havendo uma briga de força muito forte, onde o Reitor, Dr. Zumblick, procura se manter no cargo, a qualquer custo. E encontramos um grupo adversário a essa permanência ou a essa falta de sucessão na reitoria da universidade, buscando, dentro de um processo democrático, um espaço que oportunize a renovação que culminará, sem dúvida alguma, em novas formas de socializar o ensino, de buscar pesquisa, etc.

Compreendemos, também, que pela proximidade do fim do prazo que dura o mandato do Reitor, Dr. Zumblick, começa a se criar uma outra instabilidade, que é a indefinição do rumo da Udesc, ou seja, de que ela possa ser submetida pela vontade de alguns que têm interesse na manutenção do quadro atual.

Então, como integrantes do Partido Democrático Trabalhista, que vemos na educação, em todos os níveis, o grande fundamento para o desenvolvimento da sociedade; que vemos na universidade o motivador da transformação social, como dissemos antes, socializando conhecimento, somos absolutamente defensores do processo da oportunização, no qual todas as idéias precisam ser debatidas, colocadas. E a sucessão no poder também passa a ser um elemento extremamente importante, na medida em que o modelo atual já é por demais conhecido, e entendemos que há necessidade de renovação.

Estamos manifestando, então, o nosso integral apoio ao movimento democrático que aqui busca as eleições, já, na Udesc e também pelo fim do modelo administrativo atual, que, a partir de agora, mais se presta para manter o status quo de alguém que quer se perpetuar no poder a qualquer custo do que necessariamente a representação dos anseios democráticos da comunidade udesquiana e da sociedade catarinense.

Portanto, a nossa manifestação é em defesa das eleições, no menor espaço de tempo possível, e que a renovação seja alcançada, se assim for a vontade da comunidade udesquiana.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)