Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sandro Tarzan

85ª Sessão Ordinária - 19/11/2002

O SR. DEPUTADO SANDRO TARZAN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna pela primeira vez depois das eleições que aconteceram nos dias 06 e 27 de outubro.

Não logrei êxito para minha reeleição, mas quero, de público, na Assembléia Legislativa, agradecer a todos que confiaram em mim e depositaram o seu voto, através da urna eletrônica, totalizando nada mais nada menos do que 17.443 votos.

Na verdade, passei, talvez, um dos momentos mais difíceis na minha carreira pública, pois sofri muitas injustiças, inclusive por parte de alguns órgãos da imprensa, que veicularam algumas coisas que não cometi. E isso que aconteceu comigo foi muito injusto.

Passei algumas noites sem dormir, pensando e refletindo sobre crimes que não cometi. Na verdade, todos sabem que havia um funcionário da Assembléia Legislativa - que poderia estar lotado em qualquer outro gabinete - que trabalhava nesta Casa há 14 anos e que cometeu um crime bárbaro. E o meu nome foi vinculado a essa pessoa.

Eu estive, inclusive, falando com o Presidente da Assembléia Legislativa, o meu amigo, Deputado Onofre Santo Agostini, naquele momento difícil da minha vida em que o meu nome foi vinculado a um crime hediondo e bárbaro cometido por um funcionário desta Casa, que poderia ser um funcionário até do meu gabinete, mas de maneira nenhuma eu, este jovem, poderia ser vinculado a um crime, que qualquer pessoa tem o livre arbítrio de seus atos.

Infelizmente, por duas ou três vezes quiseram vincular o meu nome a esse criminoso. Passei momentos difíceis, e não só eu, como também a minha família. Sou um pai da família, tenho um filho de seis anos, uma família constituída desde os meus avós até o meu filho, e, graças a Deus, na minha história de família não tenho nenhum criminoso. Sou um homem de boa índole, que sempre pregou e esteve do lado do bem, por acreditar que o bem sempre vence e sempre vai vencer.

Naquela oportunidade, não foi discutida a participação gloriosa da polícia em prender esse criminoso e também a Justiça, pois ele era reincidente. Foi discutido somente se ele era ou não lotado no gabinete do Deputado Sandro Tarzan. E é claro e público que isso deu um prejuízo enorme a este Deputado, que tem uma história na Assembléia Legislativa que vai ser encerrada com seis anos de mandato, que sempre cumpriu aqui os seus compromissos, que sempre esteve aqui quando foi convocado. E aqui tem grandes e belos projetos para o bem do nosso Estado.

Sei muito bem que quanto mais se mexe, pior fica. Por isso, naquela oportunidade não quis me manifestar.

Seguindo orientações de pessoas com mais experiência do que eu, dizendo que eu não deveria me vincular, assim o fiz. E, na verdade, passei pela pior história da minha vida e talvez pela pior campanha da minha história. Mas aqueles convivem comigo, que sabem das minhas possibilidades, que conhecem a minha índole, ficaram do meu lado.

Meu nome foi manchado naquele momento, mas a verdade sempre prevalece, e prevaleceu, tenho certeza absoluta, para 17.442 catarinenses. E um deles foi eu, que votei em mim porque acredito que posso fazer o bem para a comunidade catarinense. E, tenham certeza, haverei de continuar trabalhando pelo povo de Santa Catarina, mesmo não estando, a partir do dia 1° de fevereiro, mais na Assembléia Legislativa. Mas haverei de continuar o meu trabalho em prol da comunidade de Santa Catarina.

Por isso, venho hoje aqui dar esse esclarecimento aos catarinenses, aos meus concidadãos, e dizer a cada um que saio da Assembléia Legislativa, a partir do dia 1° de fevereiro, de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido e de que aqui estive por mais quatro anos cumprindo o meu papel: o de um cidadão que quer o bem do nosso Estado.

Cheguei a ocupar, por algumas vezes, com muito orgulho e com muita responsabilidade, a Presidência desta Casa. E quando estive ali, tenho certeza absoluta de que não envergonhei ninguém do Estado de Santa Catarina. Estive ali como Presidente em exercício, cumprindo o papel de um cidadão que é um político por essência e por natureza e que gosta de fazer o bem a sua comunidade.

Por isso, venho aqui hoje parabenizar todos aqueles que lograram êxito nessa eleição que passou.

Nós não conseguimos eleger o nosso Governador Esperidião Amin, que pensamos que seria - e é - o melhor candidato para continuar o trabalho junto ao Executivo de Santa Catarina. Mas respeitamos a democracia, porque somos democratas e queremos que o Governador e que o Presidente que ora assumem os destinos do nosso País e do nosso Estado cumpram com o seu dever e o seu papel e que façam o melhor para o Estado de Santa Catarina.

É isso que o Deputado Sandro Tarzan quer, ou seja, que cada vez mais Santa Catarina tenha progresso e uma qualidade de vida melhor a todos os nossos catarinenses.

Por isso, vimos aqui hoje mais uma vez parabenizar todos aqueles que lograram êxito na eleição e dizer que aceitamos os resultados das urnas, pois nós, quando entramos numa eleição, sabemos que podemos vencer ou ser derrotados.

Mas tenham certeza de que agradeço, de coração, aos 17.442 catarinenses que confiaram neste Deputado!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)