34ª Sessão Ordinária - 19/05/2004
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público que nos prestigia, imprensa, funcionários deste Poder, telespectadores da TVAL que nos assistem, neste momento, vou falar, hoje, sobre a Conferência Nacional Eleitoral do Partido dos Trabalhadores.
(Passa a ler)
"O Partido dos Trabalhadores está coeso e pronto para argumentar.
Esta é a principal conclusão tirada na Conferência Nacional de Estratégia Eleitoral do PT, realizada na semana passada. A Conferência serviu, acima de tudo, para mostrar que o Partido tem argumentos e informações suficientes para enfrentar qualquer adversário nas próximas eleições, tanto nas questões nacionais quanto locais.
Conforme disse o Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, a Conferência expressou a coesão do Partido. Participaram representantes de todos os Estados e capitais do País. Ao todo cerca de 1200 pessoas assistiram aos debates, entre eles vários Ministros do Governo Lula.
Em nome do Partido, o Presidente José Genoíno deixou um recado para as siglas adversárias e que insistem em transformar a disputa municipal em uma eleição nacionalizada. Genoíno disse que ‘nós, do PT, saberemos o momento de discutir as propostas do poder local. Este Partido tem cabeça, tem espinha, tem garra e tem compromisso para defender o Governo Lula na campanha eleitoral. Nada ficará sem resposta’.
O Partido entra em campo para vencer, defendendo as realizações em nível federal e o modo petista de governar. A Conferência foi uma resposta às provocações, ao sectarismo dos nossos adversários, que não vão colocar o PT na defensiva. O PT vai para a campanha de maneira coerente, com argumento, de cabeça erguida e ciente da tarefa histórica de mudar o Brasil e as cidades.
O Ministro da Educação, Tarso Genro, afirmou que o PT não teme uma eleição nacionalizada.
‘Todo Governo tem erros e acertos e o Presidente Lula mais acertou do que errou’, afirmou o Ministro Tarso. Para ele, o Partido deve, inclusive, fazer comparações com o Governo Fernando Henrique e mostrar que estamos muito mais próximos do futuro que queremos do que estávamos antes de Lula chegar à Presidência da República.
As políticas públicas vitoriosas do PT para as cidades devem ser o mote do debate das eleições de 2004. No entanto, o Partido está preparado para defender seu projeto nacional caso a Oposição tente nacionalizar a pauta da campanha. Esta foi a posição de consenso entre os Ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antônio Palocci (Fazenda), que também participaram da conferência.
O Ministro José Dirceu reforçou o compromisso que o PT tem com o Brasil e com a representação das classes populares. Segundo o Ministro, o PT acumula um patrimônio político e políticas públicas administrativas. Para José Dirceu, o Partido tem um projeto nacional por meio do qual pretende conduzir o desenvolvimento nacional, tendo o povo como sujeito.
Já o Ministro da Fazenda, Antônio Palocci, destacou que as várias conquistas do Governo Lula vão ajudar os candidatos do Partido. Ele acredita que as eleições vão ser realizadas num ambiente de efetivo crescimento econômico.
No debate em que participaram os Ministros Olívio Dutra (cidades), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e a Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, ficou confirmado que a união de Municípios em torno de um projeto comum é a base para o desenvolvimento local, regional e, conseqüentemente, nacional.
O Ministro Olívio Dutra ressaltou os projetos implantados pelo seu Ministério como programas de habitação popular saneamento e transporte. Ele disse que só com diversidade e pluralidade a desigualdade vai ser combatida.
O crescimento dos investimentos da administração federal nos projetos sociais, de acordo com o Ministro Patrus Ananias, deve servir como instrumento para os militantes nas próximas eleições. Segundo ele, os programas têm procurado equacionar uma dívida social e política. Hoje, o tema política pública é prioridade do Governo.
A Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, destacou que, em virtude da escassez de recursos, as cidades devem se unir em torno de um projeto comum de desenvolvimento. Para ela, o importante é que as Prefeituras busquem projetos conjuntos de infra-estrutura e pesquisa, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.
Na opinião de pré-candidatos e lideranças do PT, a Conferência Nacional de Estratégia Eleitoral ajudou no enfrentamento dos desafios das próximas eleições.
Aqui em Santa Catarina, o PT vai disputar a eleição com candidatos a Prefeito em 213 Municípios. Vamos reeleger nas 13 cidades que hoje são administradas pelo modo petista catarinense de governar. Nas 20 maiores cidades do Estado estamos na disputa com grandes chances de vitória.
Quero falar também da importância deste Parlamento nestas eleições municipais. A convivência fraterna e respeitosa na Assembléia, entre todos os Deputados e Líderes de todas as Bancadas, deve ser resgatada neste próximo período eleitoral. E, como não poderia ser diferente, quero registrar, aqui, o nome de quatro grandes nomes de nossa Bancada que vão disputar a eleição nas suas cidades. São eles: os companheiros Paulo Eccel, em Brusque, Afrânio Boppré, em Florianópolis, Dionei Walter da Silva, na cidade de Jaraguá do Sul, e do nosso Presidente Volnei Morastoni, em Itajaí.
Cito, também, outro brilhante Deputado, hoje com forte atuação na Câmara dos Deputados, candidato na maior cidade do Estado, Joinville. É o Deputado Carlito Merss, que teve sua passagem na Assembléia Legislativa, marcada pelo Orçamento Regionalizado.
Não poderia deixar de falar aqui que esta Casa já formou grandes Prefeitos petistas, como o companheiro Pedro Uczai, que vai disputar a reeleição em Chapecó, e o companheiro que também já foi Presidente desta Casa, Neodi Saretta, hoje Prefeito de Concórdia e uma referência catarinense em responsabilidade fiscal.
Srs. Deputados, essa eleição vai ser muito disputada, sim, mas o PT, com a coerência que tem, com a firmeza e postura que tem, com o compromisso social que vem mantendo em todo o País, com o apoio do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, chegará a resultados positivos.
Com certeza, ganharemos novas Prefeituras e aumentaremos o número de Prefeitos que temos hoje, em Santa Catarina. E a nossa meta é evoluir cada vez mais, mostrando ao povo catarinense a importância do mandato do nosso Governo, que tem contribuído e investido na área social como nunca ocorreu neste País.
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O SR. Deputado Afrânio Boppré - Quero apenas elogiar V.Exa. pela manifestação com relação ao desempenho que todos nós esperamos, e vamos trabalhar para isso, do nosso Partido, o Partido dos Trabalhadores, na eleição de 2004, em Santa Catarina.
Tenho certeza de que as administrações, a exemplo de Chapecó, Rio do Sul, Blumenau, Criciúma, Concórdia, irão ser exemplos de modelo de como se administra com probidade, com compromisso com a população e permitirão, então, que o Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina saia vitorioso nessa eleição.
Quero parabenizar V.Exa. por trazer esse tema à Assembléia Legislativa e dizer que nós, Deputados, estamos empenhados em honrar e dignificar a atuação do PT, para que o PT saia vitorioso em 2004, em Santa Catarina.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Queremos cumprimentar V.Exa. pelo pronunciamento e dizer que vamos fazer a nossa parte nessa disputa. Faremos um aprofundamento nas discussões, na transformação que esse Brasil precisa, nas cidades onde administraremos com o empenho que nos é peculiar.
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Para encerrar, gostaria de dizer que, da parte do Partido dos Trabalhadores, temos a certeza de que a campanha vai ser uma campanha de alto nível, onde os companheiros que são candidatos pelo PT terão a responsabilidade de fazer uma campanha propositiva, uma campanha que o povo catarinense deseja ver, ouvir e participar.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Também quero me congratular com V.Exa. pelas palavras, pelo estímulo. Inclusive foi passado a todos os candidatos a Prefeito do Partido dos Trabalhadores, na conferência realizada no final de semana, em São Paulo, a todos aqueles que tiverem e aqueles que não tiverem oportunidade de estar presentes, o clima de otimismo desse momento. E pudemos ter mais informações a respeito das principais ações do nosso Governo Federal, que muito vão ajudar nas campanhas municipais.
Então, parabenizo V.Exa. por ter trazido esse tema hoje.
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Obrigado, Deputado Paulo Eccel, obrigado, Sr. Presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)