Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

8ª Sessão Ordinária - 06/03/2003

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna a fim de convidar as Sras. e os Srs. Parlamentares para irem, neste final de semana, ao Sul de Santa Catarina, no sentido de ver o que criamos há 20 anos, um dos maiores eventos, hoje, do País, que é o quilômetro de arrancada de caminhões; evento que atrai caminhoneiros e veículos de toda a América Latina e região do Mercosul.

Srs. Deputados, como ex-Prefeito de Araranguá, como homem que fui do volante das estradas, eu tive que criar um evento que valorizasse o caminhoneiro profissional, o motorista profissional, aquele que trabalha 16, 17, 18, 19, 20 horas por dia. E todos caminhoneiros fazem isso.

Deputado Genésio Goulart, V.Exa. que conhece bem esse ramo, sabe que estamos falando a verdade. Quando um caminhoneiro costuma dormir bastante, é mais acomodado, ele trabalha 16 horas por dia, senão trabalha 20 horas por dia.

Então, nós precisávamos criar um evento que valorizasse o homem que carrega 90% do PIB nos tapetões pretos das BRs deste Brasil; pensamos no que iríamos fazer para valorizar essa categoria tão importante para Santa Catarina e para o Brasil, que são os caminhoneiros. E assim criamos, na areia, o quilômetro de arrancada. Por que na areia? Porque na areia eles tinham que mostrar habilidade. E aqueles que não têm experiência e correm não se dão bem. Enfim, seria uma forma de mostrar o que significa o motorista profissional, o homem que, além de carregar a riqueza deste Brasil nos tapetes pretos da BR, corre risco de vida nas BRs, tanto pelos assaltos e roubos de carros que acabam matando caminhoneiros, quanto pelas próprias batidas.

Esse evento vem crescendo tanto a ponto de participarem, aproximadamente, no ano passado, no domingo, na 12ª corrida da arrancada de caminhões, 150 mil pessoas, mobilizando praticamente todo o País.

Nós temos convicção e certeza de que começa, hoje à noite, até domingo, mas o dia "d" vai ser sábado e domingo, os roncos dos brutos na área. O Município de Tubarão vai estar presente, Deputado Genésio Goulart, com muitos caminhões; as empresas Zapellini, Eraldo Caminhões; o Sérgio Coró; o Müller e tantos outros que vão participar, evidentemente, desse quilômetro de arrancada. praticamente todo o País.

Esperamos, aproximadamente, 200 mil pessoas nessa grande arrancada. E além dessa festa, temos a valorização do homem, do motorista profissional. E além disso, conseguimos, através de uma rifa que os próprios caminhoneiros venderam, a ajuda do Estado, que também vai contribuir. A corrida vai ser feita pelos caminhões Toco e Truck e os prêmios vão ser motos e automóveis.

Não tenho dúvida nenhuma de que vai ser uma premiação muito linda; vai valer a pena o caminhoneiro vir de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco e de toda a região do País para participar desse grande evento que vai ser realizado a partir de hoje, dia 06, até o dia 09.

Então, nós queremos convidar V.Exas. para irem conhecer esse grande evento, o que significa essa categoria tão importante para o Brasil, que são os caminhoneiros.

Tenho certeza e convicção de que esse evento vai ser, dentro de muito pouco tempo, um dos maiores do País e talvez um dos maiores do mundo nessa categoria. Hoje, esse evento Quilômetro de Arrancada da Areia de Caminhão só é realizado em dois países, no Brasil, no Arroio do Silva, e em Washington, nos Estados Unidos.

O Deputado Valmir Comin também tem alguma ligação. Evidentemente que só no falar já mexe com o sangue.

Então, nós estamos convidando este Parlamento e esperamos que esteja lá presente nesse evento, a fim de conhecer a força do homem que carrega a riqueza deste País nesse tapetão.

Tenho certeza de que esta festa, que está crescendo, vai ter um desdobramento muito grande. Tanto que este ano a Mercedes Bens do Brasil vai participar, a Scania vai participar e a Volvo ficou de confirmar a sua participação. Então, está sendo um sucesso tão grande que as montadoras do País estão começando a participar desse evento.

Acreditamos que em breve iremos ter lá caminhões de prêmio e eventos assegurados que chamem a atenção de todo o Mercosul.

Mas isso foi uma criação nossa quando fomos Prefeito de Araranguá, e nos orgulhamos de os Prefeitos continuarem. Antes era de Araranguá, agora é de Arroio do Silva, porque era Distrito e foi emancipado, mas isso não interessa. O que interessa é o Sul de Santa Catarina, que se prepara para esse grande ou maior evento do País, que é o 13o Quilômetro de Arrancada de Caminhão no Balneário Arroio do Silva, do dia 06 ao dia 09.

O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. me concede um aparte.

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não!

O Sr. Deputado Valmir Comin - Deputado Manoel Mota, gostaria de parabenizá-lo pela brilhante iniciativa. V.Exa. tem sido, na verdade, um dos caminhoneiros que têm participado da boléia em vários eventos ocorridos na arrancada de caminhões, em Arroio do Silva. Um evento que já vem se concretizando ao longo do tempo e que em breve, tenho certeza, haverá de alcançar o estágio de caráter nacional; um evento que vem sendo praticado pelo setor automobilístico e que, na verdade, tem trazido milhares e milhares de espectadores, de apreciadores, de simpatizantes dessa atividade, desse esporte.

Arroio do Silva, que é uma praia, Município recém-emancipado, pode-se assim dizer, pelo seu segundo mandato, já promove um evento de tamanha importância, de tamanha magnitude e que traz, sem sombra de dúvidas, a divulgação do potencial que temos no Sul do Estado de Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Quero agradecer o seu aparte, Deputado Valmir Comin, e o incorporo ao meu pronunciamento.

Gostaria de dizer que lamentamos - e não é nenhuma crítica - que não recebemos do Governo, nesses quatro anos, ajuda para a realização desse grande Quilômetro de Arrancada. E, felizmente, o novo Governo, com a sua sensibilidade, já está ajudando para que possamos transformar esse evento num dos maiores não só do País, como, talvez, na área de caminhoneiros, do mundo.

Por isso, queremos convidar todos os Parlamentares para conhecerem esse momento tão importante. E queremos, também, cumprimentar o Prefeito Municipal Paulo Pedroso Vitor, que o seu Município vai receber mais de 150 mil pessoas, e muito mais de 200 mil pessoas nesses três dias de festa no Balneário Arroio do Silva.

Tenho certeza de que os caminhoneiros sairão de lá vibrando, sairão de lá realmente dizendo a si próprio que às vezes vale a pena também ser um profissional e ser reconhecido. O Sul de Santa Catarina reconhece essa categoria como uma das principais do País, em todos os momentos da economia, da riqueza, do trabalho e do transporte da matéria-prima das indústrias brasileira e catarinense.

Então, gostaria de contar com a presença de muitos Parlamentares nessa festa em que o Sul se prepara para receber, aproximadamente, 200 mil pessoas.

Quero deixar o meu abraço na certeza de encontrarmos com V.Exas., domingo, no Sul do Estado, no Balneário Arroio do Silva.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)