Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Onofre Santo Agostini

17ª Sessão Ordinária - 31/03/2005

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Sr. Presidente, Ilustres Srs. Deputados, não vou falar de CPI, Deputado, não vou falar de CPI.

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Mas o Deputado Dionei Walter da Silva deseja algum esclarecimento, com muito prazer, com muita honra concedo a S.Exa. um aparte.

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Quero ser bastante breve, até porque a expressão que o Deputado Francisco Küster usou deu a impressão que eu o chamei pejorativamente. Pelo amor de Deus, Deputado, em hipótese alguma quero ir para a ofensa, até pelo respeito que tenho por V.Exa.

Gostaria de divergir rapidamente, Deputado Onofre Santo Agostini. Apesar de na imprensa estar bastante claro que não houve o procedimento policial, a CPI é justamente isso: é o inquérito. Então, se as provas não foram colhidas devidamente no inquérito policial, nós vamos colhê-las na CPI, se houver, bem dito. Assim, o objeto continua.

Agradeço a V.Exa. pelo espaço concedido.

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Sr. Presidente, apenas quero fazer referência a um fato ocorrido no dia de ontem, quando, juntamente com o Deputado Romildo Titon, participei da inauguração do aeroporto da minha terra, de Curitibanos.

Realmente, foi uma solenidade empolgante. O Deputado Romildo Titon é testemunha de que, ao sobrevoarmos a nossa cidade, vimos a pujança do aeroporto devidamente demarcado. E a partir de agora, Srs. Deputados, V.Exas. que são proprietários de algum avião já poderão descer em Curitibanos, onde haverei, com muita honra, de recebê-los com o carinho e com o respeito que merecem. Caso ainda não tiverem aviões, existem muitos por aí que estão sendo fretados, alugados, e se agora quiserem visitar a nossa terra, teremos o privilégio de recebê-los em um aeroporto bonito, moderno.

Ainda é claro que falta alguma coisa. E o Deputado Romildo Titon assumiu o compromisso de que vai nos ajudar a fazer o tal balizamento, para que possam descer aviões durante a noite. Além disso ainda faltam o hangar dos aviões e também o local para abrigar os passageiros. Mas já é uma conquista do povo da região serrana.

E aqui, por uma questão de justiça, queremos fazer referência aos que iniciaram a obra, desde o tempo do Governo Paulo Afonso até o Governo Esperidião Amin, e agora o Governo Luiz Henrique da Silveira, que soube dar continuidade na obra até sua conclusão.

Pode ter certeza, Deputado Antônio Ceron, que V.Exa. verá que beleza de aeroporto. Isso sentimos ontem, bem como o Deputado Romildo Titon, que também representa aquele Município nesta Casa e que esteve presente na solenidade, vendo essa obra magnífica que foi uma ação de todos nós, Deputados, da Assembléia Legislativa.

Evidentemente, tivemos o apoio dos Deputados Antônio Ceron, Sérgio Godinho e de V.Exa. Enfim, este Parlamento colaborou muito para que essa obra fosse realizada. Ela custou aproximadamente uns R$ 5 milhões. Conclui-se com a participação dos ex-Prefeitos, do atual Prefeito, Dr. Wanderley Agostini, que é meu sobrinho e que, não só por isso, acho um excelente Prefeito. Enfim, é uma obra importante.

O Sr. Deputado Romildo Titon - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!

O Sr. Deputado Romildo Titon - Deputado, já fiz esse registro ontem, lá, mas gostaria de fazê-lo aqui, hoje, para que fique gravado nos Anais da Casa.

Vimos estampada a alegria do povo de Curitibanos e de toda a região na inauguração, na íntegra, daquela belíssima obra para aquele Município. Lá registramos a participação efetiva da comunidade, dos ex-Prefeitos, do Prefeito atual, do Governo do Estado e do Governo Federal, pois a obra foi realizada em uma parceria.

Destacamos e quero destacar aqui, hoje, o seu trabalho, que foi de fundamental importância. Nós que estamos, ao longo dos anos, trabalhando juntos no Poder Legislativo, presenciamos inúmeras vezes V.Exa. se pronunciando, cobrando, tentando buscar alternativas para que se concretizasse aquela belíssima obra do Município de Curitibanos, que vai beneficiar toda aquela região próxima a Curitibanos.

Quero parabenizá-lo por essa conquista, porque, sem dúvida nenhuma, V.Exa. teve uma participação muito grande nesse trabalho. A comunidade toda está de parabéns por aquela obra e também pelos feitos do Governo do Estado naquela região. Inclusive, ontem ele anunciou mais um número expressivo de recursos que serão aplicados, como na questão do terminal rodoviário, no anel viário de Curitibanos, o que sem dúvida nenhuma marcará a história daquele Município.

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Agradeço ao Deputado Romildo Titon pelas suas palavras e quero aqui também deixar registrado para que fique nos Anais da Casa que S.Exa. tem uma participação muito importante nessa obra.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Deputado Onofre Santo Agostini, queria cumprimentar V.Exa. e toda a comunidade de Curitibanos pelo benefício que, com certeza, representará essa benfeitoria na questão do desenvolvimento e até na questão de assistência pessoal, na questão de saúde, quando freqüentemente são usados os aeroportos.

Eu não pude estar presente nesse evento, até recebi um convite de V.Exa., do Prefeito Wanderley Agostini e também um telefonema do Secretário Edson Bez, mas quero registrar como é importante quando os Governos dão continuidade às obras. E V.Exa., com muita propriedade, registrou aqui que são investimentos de três Governos do Estado. Isso é importante que se frise, pois a comunidade acaba ganhando.

Gostaria, então, de parabenizar V.Exa. por ter sempre liderado esse processo.

Parabéns, Deputado Onofre Santo Agostini.

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Eu agradeço, Deputado, e quero lhe frisar que além da participação do Governo Federal, através do DAC, houve a boa vontade dos Governos, houve a boa vontade da Prefeitura, enfim, de uma série de fatos que trouxeram, sem dúvida alguma, um benefício para a minha cidade e para toda a região.

Queria justificar a V.Exa., Presidente Julio Garcia, que na solenidade realizada, ontem, nesta Casa, onde V.Exa. foi homenageado pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-China, como eu também fui, eu não pude, infelizmente, estar presente porque tive de acompanhar o Sr. Governador na inauguração daquela obra muito importante, como já disse, na minha região. Mas gostaria de dizer da minha satisfação e alegria em poder ter sido útil, de uma ou de outra forma, para a realização da instalação desta Câmara de Comércio em Santa Catarina.

Mas falando em Câmara de Comércio Brasil-China, quero lembrar, também, que quando o Presidente dessa Câmara teve oportunidade de estar presente na Assembléia Legislativa, eu exercia o cargo de Presidente, no mês de janeiro. E nessa visita protocolar que aquela autoridade fez a esta Casa, coincidentemente estávamos apresentando o Projeto Retratos de Santa Catarina sobre a região do vale do vinho, o vale da uva: Videira, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê e Rio das Antas. E nessa ocasião, ao comparecer na solenidade, juntamente com o excelentíssimo Sr. Governador do Estado, ele ficou encantado, Deputado Antônio Ceron, com a qualidade do vinho produzido naquela região.

Assim sendo, ele solicitou ao Presidente que lhe desse algumas amostras do produto catarinense para que pudesse levar para a China, pois ele disse que o povo chinês gostava muito do vinho, mas não conhecia o vinho brasileiro, o vinho catarinense, porque não sabia que nessa região se produzia vinho dessa qualidade que ele experimentou, o chamado Espumante, o vinho doce.

E as notícias são boas, Deputados: já recebemos propostas e, agora, no mês de maio, a Câmara de Comércio Brasil-China, já instalada, deverá ir para a China, juntamente com o Sr. Governador, e alguns empresários. E há uma proposta para os Prefeitos dessa região do vale do vinho irem junto com a comitiva do Sr. Governador à China, levando possibilidades ao povo chinês comece de adquirir o vinho catarinense.

Realmente valeu a pena esse esforço dos nossos produtores, dos Prefeitos que estiveram aqui naquela oportunidade e também do Governo e, de modo especial, da Câmara de Comércio Brasil-China, pois temos esperança de comercializarmos o nosso vinho na China que, como eu disse, consome muito vinho. Porque a China, infelizmente, não consumia o vinho catarinense nem brasileiro porque não o conhecia, mas agora passou a conhecê-lo. E agora, quem sabe, Deputado Julio Garcia, esta é a oportunidade para podermos comercializar o nosso produto na China.

Por isso, é com muita alegria que trago estas informações ao Parlamento de Santa Catarina.

Eu queria, aqui, também levantar, Deputado Antônio Ceron, sobre o grave problema da invasão nas terras do Município de Corrêia Pinto, assunto que V.Exa. já levantou, que cada vez se agrava mais, e vamos ter uma grande decepção se providências não forem tomadas, mas vou falar sobre isso na próxima semana.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)