Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Herneus de Nadal

26ª Sessão Ordinária - 16/04/2002

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna na manhã de hoje para me reportar aos efeitos nefastos, prejudiciais, tanto no campo econômico quanto no social, da estiagem que se abate sobre a região Oeste do nosso Estado, a região do Extremo Oeste, mais precisamente, que perde, segundo os dados já noticiados pelos órgãos governamentais, praticamente 50% da produção de grãos, de leite. Enfim, a região do Extremo Oeste está penalizada por esse fator que preocupa a todos.

Os prejuízos de ordem econômica são irreversíveis. E agora enfrenta problemas adicionais e as seqüelas também, quanto ao aspecto social, Deputado Odacir Zonta.

E um dos problemas adicionais é a falta d’água verificada na grande maioria dos nossos Municípios, com ênfase na área rural. Não há mais água potável suficiente para atender à demanda do consumo humano e também animal.

Várias reuniões e reivindicações estão sendo realizadas junto aos órgãos do Governo do Estado e ao Governo Federal, em Brasília. Acompanhamos pelos jornais que Deputados que compõem o Parlamento, o Deputado Milton Sander e o Secretário do Estado, preocupados com o problema, realizaram, no último final de semana, uma reunião no Município de Chapecó. É importante que possamos nos reunir e reivindicar.

E na madrugada de hoje, no aeroporto de Chapecó, enquanto aguardávamos o avião para nos deslocar até este nosso local de trabalho, lemos a pauta de reivindicação na reunião do final de semana. Deputado Odacir Zonta, um valor expressivo foi solicitado para que possamos dar suporte aos Municípios para que eles continuem, através dos meios possíveis, levando esse líquido precioso, que a água potável, para a propriedade dos agricultores e para consumo próprio.

Este Deputado fez uma manifestação também nessa direção, na sexta-feira da semana que passou, e que foi notícia nos jornais e na televisão, dizendo da necessidade... E fez essa mesma manifestação ainda no ano passado, e agora, para sua surpresa - e é dever de todo o Deputado se manter informado -, leu na imprensa de hoje que o Secretário para o Desenvolvimento do Oeste chama este Deputado de oportunista e de desinformado.

De fato, Sr. Presidente e Srs. Deputados, o Secretário para o Desenvolvimento do Oeste não está a altura da envergadura que o cargo requer.

Secretário sem Pasta é um Secretário que não respeita a atividade Parlamentar. E parece-me, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que o único objetivo que tem o Secretário é fazer a advocacia na defesa dos interesses do Governador, esquecendo a população, não admitindo a crítica e não admitindo a cobrança dos Deputados de Oposição que estão na defesa daquele povo que está sofrendo. Preocupando-se única e exclusivamente no procedimento eleitoreiro, o que é uma característica daquele cidadão.

E nós, dentro do nosso compromisso e da nossa vontade de contribuir, de ajudar, somamo-nos aos Srs. Parlamentares que aqui estão. E também queremos dizer que, dentro dos princípios que sempre nortearam a nossa vida pública, sempre que fazemos uma manifestação, realizamo-la calcada em argumentos sólidos, para que de fato a atuação Parlamentar seja respeitada.

E não é só com relação a este Parlamentar, o Secretário do Oeste, parece-me, atende objetivos pelos quais fui escolhido, eis que em matéria jornalística ainda do ano passado falava que era necessário dispor de alguém para fazer o contraponto quando solicitações eram feitas, por parte da comunidade, ao Governo do Estado.

E há dias passados também este mesmo Secretário contestava manifestações de integrantes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, que reivindicavam obras para aquele Município.

É de estranhar que o titular de uma Secretaria, embora sem pasta, da nossa região do Oeste de Santa Catarina, poste-se sempre contrário às reivindicações, aos pedidos e aos reclamos da nossa região. Chega ele ao ponto de fazer afirmações das mais absurdas possíveis, dizendo que este Deputado está desinformado, que é oportunista.

Mantenho, Srs. Deputados, o contato direto com a população. Neste final de semana assisti e vi a dificuldade por que passam aqueles que não têm água em sua propriedade, aqueles que perderam quase tudo, que perderam a sua safra. E agora este Secretário sem pasta, este Secretário extraordinário, que o que mais faz é política partidária, utilizando-se da estrutura do Governo do Estado, vem, contesta e afirma que nós não conhecemos a região e não sabemos da situação.

O Secretário, com certeza, nas suas andanças, na visita somente aos seus Líderes Partidários, não tem a informação suficiente. E depois, além disso, ainda se contradiz, quando ele mesmo, na condução de um evento, faz a solicitação de recursos expressivos elaborando a pauta para que esta seja levada a Brasília, para que seja atendida em benefício da nossa gente.

Mas também é necessário que se diga, Srs. Deputados, que no dia de ontem, em Chapecó, realizou-se uma audiência pública, realizou-se uma grande reunião, onde estavam sindicalistas das várias tendências, onde estavam Prefeitos de vários Municípios, Vereadores, vice-Prefeitos, integrantes de cooperativas, assim como também o Secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e Deputados daquele Estado, que sofrem os efeitos danosos e prejudiciais da estiagem que assola aquela região vizinha do nosso Estado catarinense.

No entanto, o Secretário dos Negócios do Oeste, tão diligente em cobrar posturas deste Deputado, não se fez presente, não se fez representar, não deu satisfação para mais de 200 Líderes Partidários que lá se encontravam.

Por isso não posso concordar com a postura, posso concordar, sim, com a reivindicação feita pelos eminentes Deputados que estão preocupados, que elaboraram a pauta e que estão aqui presentes na manhã de hoje e com certeza vão estar juntos em Brasília.

Agora, não posso admitir que um Secretário de Estado seja abusado, não tenha postura, respeito, educação. E tem sido assim nas várias reuniões onde tenho participado; é deselegante, é descortês e é despreparado. Tenho assistido isso lá na cidade de São Miguel d’Oeste, na abertura da feira, tenho assistido isso, agora, com relação aos empresários de Chapecó. Precisa ele, sim, tomar conhecimento das necessidades, dos problemas que assolam e que afetam a nossa região. E um Secretário de Estado que se preza, um Secretário de Estado que é responsável, com certeza, vai defender as bandeiras da sua região, não vai atuar como boca alugada, defendendo o Governo do Estado.

E é dessa forma que nós vamos continuar o nosso trabalho, defendendo a nossa população. É obrigação não só do Parlamentar, mas também do Governo do Estado, também levar as obras necessárias e imprescindíveis para que se tenha uma vida melhor e com mais conforto nas nossas regiões.

Por isso que inteiro aqui o meu inconformismo com a postura inadequada para um Secretário de Estado, que não defende a região, mas que se preocupa em atacar o trabalho que o Deputado faz e realiza aqui na Assembléia Legislativa.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)