Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Volnei Morastoni

76ª Sessão Ordinária - 29/10/2002

O SR. DEPUTADO VOLNEI MORASTONI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, agora sim, finalmente - parece um sonho -, Lula lá! Com Lula lá, nasce um novo Brasil. Lula lá representa 22 anos de uma longa caminhada que foi traçada, palmilhada por muitos pés e por muitas mãos; é um sonho que foi construído coletivamente. E, como se diz, quando um sonho é sonhado por apenas por um sonhador, nem sempre ele acontece. Mas quando um grande sonho é sonhado coletivamente, ele pode se tornar realidade.

Lula lá é um sonho que foi sonhado por milhões de brasileiros e que se concretizou nas urnas no dia 27 de outubro, quando mais de 52 milhões de brasileiros depositaram esse voto na esperança.

Dia 27 de outubro de 2002 é um dia que o próprio Lula resumiu em poucas palavras: o dia em que a esperança venceu o medo, a esperança de dias melhores para o povo brasileiro, um povo trabalhador, pacato, que sempre colaborou e que sempre fez sua parte.

Poderíamos, ao relembrar esse sonho, reportamo-nos há apenas 22 anos, no dia 10 de fevereiro de 1980, quando o Partido dos Trabalhadores foi fundado.

Mas, sem aqui, exibir nenhuma soberba, nenhuma arrogância, poderíamos até dizer que esse sonho não é de apenas 22 anos. Cremos que humildemente poderíamos dizer que é desde 1500. Há 502 anos, quando o Brasil foi descoberto em 1500, nesses cinco séculos de história esse povo heróico, esse povo que sempre fez a sua parte, que sempre atendeu a todos os chamamentos de todos os governantes, nem sempre foi correspondido, nem sempre teve como resposta o merecimento em políticas públicas e sociais, como bem deveria ter.

Por isso, esse dia ficará registrado na história do nosso País como o dia em que começamos a escrever uma nova página da história, que começa a fazer nascer um novo Brasil, onde o povo deverá participar mais diretamente, como sujeito dessa história e não apenas passivamente.

Portanto, o povo brasileiro pode ficar tranqüilo, porque Lula está muito bem preparado para ser Presidente da República, está maduro, equilibrado, sensato, justo, pois toda a sua história de vida retrata a imensa maioria do sofrimento do povo brasileiro, desde a sua história de menino pobre, oriundo de uma família nordestina que se retirou para a grande cidade de São Paulo, que passou todas as privações, que foi fazer um curso de torneiro mecânico porque, como a maioria dos jovens brasileiros, não teve a oportunidade de cursar uma faculdade. Mas ele se tornou um líder sindical por excelência, um líder dos trabalhadores, e depois um grande líder político.

Hoje Lula é, por excelência, um líder político nacional e internacional, reconhecidamente, e é um líder que tem uma marca, uma característica que, provavelmente, nenhum dos seus outros opositores, nenhum dos outros candidatos à Presidência da República de agora e de antes tiveram em tamanha qualificação: exatamente a sua capacidade de conversação e de negociação, porque essa é a palavra mágica que deve nortear o Presidente da República. Como Lula mesmo definiu num dos debates, o Presidente da República deve ser como um maestro de uma grande orquestra, que deve harmonizar todo o trabalho. E assim é exatamente essa missão extraordinária que está reservada a Lula.

Portanto, ele está preparado por um processo de aprendizado informal, Deputado Ronaldo Benedet. Talvez não tenha livro, não tenha universidade que propicie esse ensinamento que Luiz Inácio Lula da Silva teve a oportunidade de, sem sua trajetória de vida, aprender por um processo informal de aprendizado.

Foi líder trabalhista, líder político e candidato quatro vezes à Presidência da República, e conhece a realidade do povo brasileiro na palma da mão, peregrinando por este Brasil, através das caravanas da cidadania, como em outras candidaturas. Isso é um processo riquíssimo de aprendizado. E Lula está preparado também pois socialmente, do ponto de vista humano, do ponto de vista da sensibilidade social, ele tem essa marca aguçada que deve ser uma característica fundamental para quem vai exercer a Presidência da República.

E tanto é assim que uma das suas primeiras atitudes, agora como Presidente eleito, foi justamente anunciar um programa nacional de combate à fome, compromisso com a Secretaria Nacional de Combate à Fome, porque, infelizmente, embora vivamos num País continental, com as terras mais férteis e cultiváveis do mundo, num País com 8 mil quilômetros de costa litorânea, com todas as riquezas que ele nos propicia, ainda mais de um 1/3 da população vive abaixo da linha da miséria, passa privações, necessidades, fome. E isso pudemos testemunhar durante a nossa campanha.

Com certeza, todos nós, que perambulamos, que andamos pelas periferias das nossas cidades e do nosso Estado, vimos de perto essa marca do sofrimento humano, essa marca da pobreza e da miséria. E aí está a sua grandeza como cidadão: ao ter na lembrança, como uma das suas primeiras atitudes, justamente esses brasileiros que estão completamente excluídos da nossa sociedade.

E Lula também representa um outro exemplo belíssimo para todos nós, para os jovens e as crianças deste Brasil, o exemplo da perseverança. Tem que ter fé, porque mesmo um sonho como esse de alguém, com essa origem, almejar a Presidência da República desta Nação, é possível de se realizar!

Lula foi quatro vezes candidato e manteve-se sempre firme, determinado. Isso é um belo exemplo de perseverança, do quanto todos podemos e devemos lutar pelos nossos objetivos e de que os nosso objetivos, quando forem buscados com essa determinação, eles, com certeza, poderão ser alcançados.

Lula então, legitimado com esta votação histórica, com mais de 52 milhões de votos, com certeza será o grande Presidente que o Brasil e que o povo de Santa Catarina vão muito se orgulhar.

Por isso podemos dizer, tranqüilamente, que começa a nascer um novo Brasil!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)