Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

21ª Sessão Ordinária - 04/04/2002

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de usar este espaço para fazer referência ao grande encontro que o PMDB de Santa Catarina estará realizando no dia de hoje na cidade de Joinville.

Em Joinville, hoje, com certeza, teremos mais de cinco mil pessoas. Lideranças do PMDB e de outros Partidos haverão de estar em Joinville para prestar homenagem a esse grande homem público Luiz Henrique da Silveira, que pela terceira vez é Prefeito da maior cidade do Estado de Santa Catarina, sendo que nessa última eleição foi eleito já no primeiro turno.

Luiz Henrique tem um currículo invejável a qualquer homem público do Brasil. Luiz Henrique já foi por três vezes Deputado Federal, Deputado Estadual, Ministro da Ciência e Tecnologia - um profundo conhecedor das necessidades científicas do Brasil e do Ministério. Quando Ministro da Ciência e Tecnologia fez um brilhante trabalho à frente daquele Ministério.

Luiz Henrique também foi Presidente Nacional do PMDB, e para ser Presidente a pessoa com certeza tem que ter uma história muito bonita, uma história de uma atuação impecável. Acima de tudo, Luiz Henrique foi um grande Presidente.

Hoje à noite no Centreventos, em Joinville, Luiz Henrique estará renunciando ao seu mandato na Prefeitura de Joinville. Muitos talvez estejam perguntando o porquê de ele estar renunciando a Prefeitura, já que foi eleito para quatro anos e agora está completando um pouco mais de um ano.

Luiz Henrique está no seu segundo mandato e tem como vice-Prefeito o Sr. Marcos Teobaldi, uma pessoa que acompanhou os seus passos, hoje do PSDB, mas uma pessoa também preparada para administrar Joinville.

Luiz Henrique está deixando a Prefeitura de Joinville para projetos maiores. O PMDB tinha destinado ao Luiz Henrique o grande projeto de retomar Santa Catarina o rumo de desenvolvimento, de fazer com que o dinheiro público pudesse ser distribuído em todo o Estado sem discriminação, atendendo a todos os Municípios, como a Capital, passando pelo Vale, pelo Sul, pela Região Serrana e pelo Oeste.

Luiz Henrique tinha e tem um grande projeto de criar as agências de desenvolvimento no Estado de Santa Catarina; e temos certeza de que com esse currículo está fazendo com que o PMDB crie novamente força, vá às ruas e faça a sua parte de eleger um grande catarinense para administrar o nosso Estado.

Mas fomos surpreendidos com as notícias que estão chegando de Brasília; inclusive lendo o jornal A Folha de S.Paulo e recebi diversos telefonemas de amigos e Deputados de Brasília, que dão como certa a candidatura de Luiz Henrique para ser vice-Presidente da República na chapa encabeçada pelo José Serra.

Se nós por um momento estamos sentindo a tristeza de perder o grande nome, o nosso candidato a Governador, por outro lado ficamos alegre no reconhecimento de que o PMDB de Santa Catarina estava e está no caminho certo ao indicar Luiz Henrique para ser o seu candidato a Governador de Santa Catarina. Também nos dá a alegria de ver que o reconhecimento de Luiz Henrique não é só no nosso Estado, mas em todo o Brasil.

É verdade que nos tiram este homem de comandar Santa Catarina, para comandar o processo eleitoral do PMDB, dos Partidos que o apoiariam, pois estão chamando-o para uma candidatura a Presidente da República.

Nós, evidentemente, ficamos surpresos, ficamos até muitas vezes preocupados com a situação do nosso Partido na escolha de um novo nome que venha a encabeçar o processo eleitoral do nosso Partido em Santa Catarina. Mas estamos contentes porque a escolha de Luiz Henrique na chapa de Serra foi porque não existe nada na sua vida pública e particular que o desabone. Eles estão procurando um grande homem público do PMDB, que realmente tenha essa configuração, como é o caso de Luiz Henrique.

Portanto, estaremos hoje em Joinville numa grande festa do PMDB, talvez jamais vista no nosso Estado. Será uma grande reunião do nosso Partido, onde estarão as maiores lideranças do PMDB do Brasil, a partir do nosso Presidente Michel Temer, Ministros, Prefeitos, Governadores e principalmente peemedebistas e lideranças do nosso Estado.

Mas a grande vantagem que vejo na escolha de Luiz Henrique da Silveira para ser candidato a vice-Presidente da República é que pela primeira vez na história está sendo levado a esta condição de disputa, de ser vice-Presidente da República, um Prefeito de uma cidade do interior, um Prefeito com este projeto político, com este projeto de desenvolvimento, de valorização das pequenas comunidades, de criação das agências de desenvolvimento, um projeto de fazer com que o agricultor catarinense e brasileiro seja valorizado e que se crie condições de trabalho, de emprego em todo o Brasil e no nosso Estado também.

Com certeza, será a primeira vez na história que um Prefeito estará largando nesta condição, estará deixando a Prefeitura para encampar o projeto de ser o vice-Presidente da República e ajudar o candidato, o nosso Colega da chapa do PSDB, José Serra, a fazer um grande trabalho para Santa Catarina e para o Brasil.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)