Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

45ª Sessão Ordinária - 23/06/2004

O SR. DEPUTADO NILSON GOLÇALVES - Sr. Presidente, antecipadamente, este Deputado quer agradecer a V.Exas., principalmente às Lideranças, por terem permitido que ele pudesse se manifestar por até oito minutos.

Pegando a tocada, diríamos assim num português mais popular, do Deputado que me antecedeu, quero dizer que concordo plenamente com ele. Creio esse projeto relativo à questão dos depósitos judiciais que está aportando na Casa evidentemente que deve ter um tratamento todo especial por parte das Comissões, especialmente da de Constituição e Justiça. Devem dizer se o projeto é constitucional, se ele procede e se tem base legal para ser levado adiante. E esta Casa está aqui justamente para cumprir esse papel.

Portanto, se o projeto for legal, tiver base legal, se for constitucional e for objeto de análise profunda por parte de todos os Srs. Deputados, por que não trazê-lo a Plenário para que possamos submetê-lo à votação. Nada mais justo e nada mais correto.

Mas quero, na verdade, aproveitar esses minutos para agradecer, de maneira muito especial, aos edis do Município de São Francisco do Sul, que estão me proporcionando a honra de receber mais um Título de Cidadão Honorário.

Para mim esse título, assim como também para a Deputada Simone Schramm, tem uma conotação toda especial, porque também me considero francisquense. Minha mãe é francisquense e meu avô perdeu a vida em São Francisco do Sul, quando lá trabalhava como estivador. Caiu do convés do navio, perdeu a vida, e está enterrado naquela cidade. Minha avó, quando viúva, teve comércio em São Francisco do Sul também, e foi lá que criou a minha mãe até a sua juventude. Minha mãe conheceu o meu pai em Joinville, casaram-se e foram para o Estado do Paraná. Lá nascemos, fomos criados e só voltamos às nossas raízes depois de adultos.

Em São Francisco do Sul também tive a oportunidade de chegar com 30 anos. Meus primeiros passos em Santa Catarina foram justamente no Município de São Francisco do Sul. Foi lá que eu criei os meus dois filhos com muita luta. Numa lavanderiazinha de navio, carregando roupa suja de navio nas costas, fui criando os meus filhos na minha amada Babitonga.

Foi em São Francisco do Sul que dei os primeiros passos como radialista, depois de inúmeras tentativas. Já se foram 20 anos desde que comecei a dar os primeiros passos como comunicador de rádio, profissão que tenho até os dias de hoje e que tenho dentro da minha alma como a profissão pela qual me sinto vocacionado - radialista e comunicador de TV.

Portanto, a São Francisco do Sul eu devo tudo o que aconteceu de bom na minha vida, pois foi onde dei os meus primeiros passos para alcançar êxito na minha vida profissional.

Quero agradecer a cada uma dos Srs. Vereadores de São Francisco do Sul, especialmente, o do meu Partido, Vereador Clóvis, pois nessa quinta-feira estarei recebendo o Título Cidadão Honorário, que para mim é o título de pós-graduação na política.

Na política, conseguimos terminar o 2º grau na Câmara de Vereadores; partimos para o 3º grau, pelo menos no meu modo de entender, na Assembléia Legislativa, e pós-graduação é quando recebemos o reconhecimento de um Município, quando é conferido o Título Cidadão Honorário.

Portanto, sinto-me especialmente gratificado pela honraria que me será concedida no dia de amanhã, juntamente com a Deputada Simone Schramm e o Deputado Federal Adelor Vieira.

Mais uma vez muito obrigado, São Francisco do Sul!

Quero externar aqui mais uma vez, em nome de São Francisco do Sul, a minha preocupação em relação ao Porto de São Francisco do Sul.

Nós já temos uma Comissão Permanente que trata sobre o assunto, Portos de Santa Catarina, presidida pela Deputada Simone Schramm, e da qual sou membro.

Estamos vivendo neste exato momento um problema pontual, que é o do Porto de São Francisco do Sul, que tem um diretor-geral, mas não está lá de corpo presente!

Por isso precisamos sensibilizar o Sr. Governador para que tenha consciência da responsabilidade que é dirigir um porto da envergadura do Porto de São Francisco do Sul, pois não se pode dirigir um porto aquela envergadura a distância. E ainda com a responsabilidade de uma Secretaria Regional do tamanho da de Joinville.

A pessoa que é responsável pelo Porto de São Francisco hoje é o Sr. Manoel Mendonça, particular amigo meu, uma pessoa de ilibada capacidade, inquestionável a sua questão moral, muito fiel ao Sr. Governador, mas não pode ter sobre seus ombros dupla responsabilidade dessa envergadura! A maior Secretaria Regional de Santa Catarina e o maior porto de Santa Catarina, que é um dos maiores do Brasil.

Nós não podemos, de forma alguma, aceitar essa situação, até pelo companheirismo que temos em relação ao Manoel Mendonça, nosso amigo. É um fardo por demais pesado para o nosso companheiro carregar.

Temos em São Francisco, indicado por segmentos políticos do próprio PMDB, através também de segmentos organizados daquele Município, o Dr. Nelson Gates, que conhece a operacionalidade daquele Porto, e pode perfeitamente assumir a direção.

Faço aqui mais uma vez um apelo ao Sr. Governador para que atenda o pedido da comunidade de São Francisco do Sul, principalmente dos segmentos organizados, e coloque um diretor-geral que possa estar lá de corpo presente.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)