17ª Sessão Ordinária - 30/04/2004
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Srs. Deputados, público que nos acompanha das galerias desta Casa, telespectadores da TVAL, em especial os nossos moradores e simpatizantes da nossa causa no Município de São José, Florianópolis e região. Antes de começar meu pronunciamento, não poderia deixar de prestar a minha solidariedade, Srs. Deputados, ao povo do Sul do Estado de Santa Catarina, que no último final de semana foi acometido de uma catástrofe da natureza, com a presença de um ciclone extratropical, ou furacão, eis que ainda não chegamos à conclusão do que foi, mas seja lá qual for a denominação devastou e estragou muito as nossas casas na região Sul do Estado.
Ao povo da região Sul do Estado a nossa solidariedade, e São José sem dúvida nenhuma estará olhando por ele.
Gostaria, nesta tarde, de fazer uma relação entre a cidade de Florianópolis e a cidade de São José.
Tivemos no último final de semana a Festa do Senhor Jesus dos Passos, aqui na Capital catarinense, na cidade de Florianópolis.
Eu gostaria só de fazer uma relação e explicar um pouquinho de como a imagem do Senhor Jesus dos Passos chegou à nossa terra e hoje está abençoando o Estado de Santa Catarina.
A imagem do Senhor Jesus dos Passos foi construída pelo escultor baiano Francisco Chagas, por volta do ano de 1760. Diz a lenda que a imagem seria colocada no Estado do Rio Grande do Sul, porém, antes de chegar ao nosso vizinho Estado, o capitão da embarcação teve que entrar na Ilha de Santa Catarina, à época chamada de Nossa Senhora do Desterro, para fazer alguns reparos e reabastecer seu navio. Ao tentar deixar o porto da cidade de Desterro pela barra sul, perto de Palhoça com o sul da Ilha, na sua primeira tentativa, uma forte tempestade impediu que a embarcação deixasse a cidade de Florianópolis.
Passaram-se alguns dias, passou a tempestade, nova tentativa foi feita pelo capitão da embarcação, tentando deixar a Ilha de Santa com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, e novamente uma forte tempestade impediu a saída dessa embarcação.
Não obstante isso foi tentado pela terceira vez. E pela terceira vez consecutiva a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos não deixou a Ilha de Santa Catarina em função da tempestade, concluindo-se então que o Senhor Jesus dos Passos não queria sair da Ilha de Santa Catarina. Queria, isto sim, permanecer em Florianópolis, abençoando todo o Estado de Santa Catarina.
O mesmo raciocínio, Srs. Deputados, senhoras e senhores, eu faço com a nossa cidade de São José. Recentemente por uma iniciativa deste Deputado e que contou com o apoio de todo o clero do nosso Município e da nossa região, nós tivemos a oportunidade de fazer uma indicação nesta Casa para que o Prefeito de São José construísse uma imagem de São José, com o Menino Jesus nos braços, para ser colocada no entroncamento da BR-282 com a BR-101. Não obstante isso fomos incompreendidos na nossa iniciativa, e essa obra tão importante para a cidade de São José foi embargada e foi proibida de ser executada pelo DNIT naquela localidade.
É a primeira vez na história que eu tenho conhecimento de que se embarga a construção de uma imagem, de um santo padroeiro de uma cidade.
Não conheço na história da humanidade que em algum lugar tenham feito tamanha maldade com uma cidade e com seu povo.
Tentamos fazer isso de uma maneira alternativa. A primeira tentativa de abençoar a imagem nós fizemos no estacionamento do Shopping Itaguaçu, com a missa proferida pelo Padre Antônio Maria, posteriormente a um show com o Padre Antônio Maria da Rede Vida, que é uma das figuras mais proeminentes da Igreja Católica no Brasil.
O que ocorreu? A mesma coisa que aconteceu com o Senhor Jesus dos Passos. Uma tempestade, um temporal caiu sobre a cidade de São José, impedindo a realização da missa, impedindo a realização do show e impedindo até que a imagem fosse abençoada naquela data.
Tentou-se, pela segunda vez, no último domingo, agora na beira-mar de São José, onde a imagem de São José foi levada até a beira-mar da cidade, para novamente tentar fazer uma apresentação do Padre Antônio Maria que, com toda a sua benevolência, conseguiu um horário em sua agenda e veio novamente a São José tentar abençoar a imagem, mas novamente um dilúvio se abateu sobre a cidade, com fortes ventos, chuva, impedindo que a festa fosse coroada de pleno êxito.
Essa relação eu faço. Só existe uma explicação lógica para esse fenômeno: São José quer ver a sua imagem colocada no entroncamento da BR-282 com a BR-101, que é o local adequado, que é o melhor local para ser instalada a imagem de São José, Deputado Celestino Secco.
Este é o nosso compromisso com a nossa cidade. Se nós, Deputado Genésio Goulart, V.Exa. que é um homem religioso, não conseguirmos colocar a imagem do padroeiro da cidade, com o Menino Jesus no colo, na entrada da cidade de São José, aí então a nossa legislação está muito falida e está prestigiando aquilo que não deve ser prestigiado.
Eu poderia aqui discorrer sobre as inúmeras autoridades da Igreja Católica que estiveram na reunião com o Prefeito para a definição do local mais adequado para se colocar a imagem. Mas não vou falar só da Igreja Católica. Também os pastores de Igrejas Evangélicas, Deputado Onofre Santo Agostini, que estavam conosco nessa reunião no gabinete do Prefeito, aprovaram, de forma bastante significativa, a colocação da imagem de São José na entrada da cidade, que é o local que ela merece estar. Então, esta dúvida paira no ar.
Como alguém pode ser contrário à fixação de uma imagem do padroeiro da cidade?! E os nossos Deputados do PT vão me permitir fazer agora um desabafo: já que o DNIT não fez nada até agora para melhorar a segurança da BR-101, já que não fez nada até agora para proteger a vida das pessoas que ali trafegam normalmente, pelo menos que a imagem de São José possa, de uma forma ou de outra, contribuir com as pessoas que por ali transitam todo dia.
Mas antes de finalizar, eu vou pedir aos Deputados, e tenho certeza de que V.Exas. vão permitir, que seja colocada uma fita aqui com o depoimento do Padre Antônio Maria antes de encerrar o meu pronunciamento, só para termos uma noção exata do que ele pensa, uma pessoa que conhece o mundo todo, não só o Brasil, a respeito de uma interdição dessa natureza como ocorreu.
(Procede-se à execução do relatório do Padre Antônio Maria em fita cassete.)
"Achei uma piada muito grande esta proibição, num País em que as nossas rodovias estão cheias de placas tirando a atenção das pessoas.
Olha, meu irmão e minha irmã, a própria natureza, se fosse por isso, estaria tirando a nossa atenção.
Acho que às vezes nós somos um pouco hipócritas. Quem dirige tem que dirigir bem, tem que prestar atenção no que está fazendo, as outras pessoas que estão junto no carro podem muito bem olhar para o rio, olhar para a cachoeira, olhar para um passarinho, para uma flor, para uma linda árvore, para o campo, para o gado que está no campo. Nós não vamos tirar nada das estradas para distrair.
São José à beira da estrada seria uma grande bênção. Eu creio que nós precisamos nos preocupar muito com outras imagens que sem problema nenhum deixamos entrar em nossa casa e que fazem muito mal, não na rodovia, mas na estrada da vida, aos nossos filhos, à família, às nossas riquezas interiores.
Há muita imagem perversa mesmo, diabólica, muitas imagens terríveis entrando em nossa casa pelos meios de comunicação.
Temos que ter muito mais atenção a isso do que a uma imagem de São José, que não seria nada mais do que uma grande bênção, uma imagem bonita, algo que nos eleva, vale a pena ter, e uma é pouco. São José, Florianópolis, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o Brasil todo e o mundo inteiro deveriam estar povoados de imagens que nos elevam."
Ouvimos o depoimento do Padre Antônio Maria.
O Sr. Deputado Sergio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Concedo um aparte, no finalzinho do meu tempo, a V.Exa., Deputado Sérgio Godinho.
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Eu queria parabenizar V.Exa., Deputado Djalma Berger, até porque eu me chamo José, meu nome é Sérgio José e o meu padroeiro é São José. Não sou católico, mas respeito e entendo que é uma profissão de fé a pessoa adorar, mostrar a sua fé por um santo, por uma procissão ou coisa parecida.
Parabenizo V.Exa., Deputado Djalma Berger. E eu vou ajudá-lo através da Secretaria do Meio Ambiente. Quem sabe consigamos colocar a imagem de São José no devido lugar, na porta de entrada da cidade de Florianópolis.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)