Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

66ª Sessão Ordinária - 09/09/2003

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, já tive a oportunidade de aqui nesta Casa receber uma vaia estrondosa na época em que se discutia a questão das emancipações, porque sou um Deputado que tenho convicção absoluta nessa questão. Sempre fui contra, radicalmente, às emancipações.

Infelizmente, tempos atrás abrimos - em tom bem popular - as porteiras aqui na Casa para as emancipações aqui em Santa Catarina.

Já deu para sentir, Sr. Presidente, pela falação de cada um dos Srs. Deputados, de que é um assunto controverso, polêmico. Cada um dos Parlamentares tem a sua opinião formada.

Portanto, certamente haveremos de ter, num futuro não muito distante, outras emancipações, mas, com certeza absoluta, com o voto contrário deste Deputado, até porque dias atrás o colunista Paulo Alceu, do jornal Diário Catarinense, citou alguns Municípios que não arrecadam nem R$5 mil por mês de ICMS. Imaginem o caos em que se encontram esses Municípios!

Por essas e por outras razões é que tenho plena convicção de que emancipação é algo muito sério e que tem de se levar muito a sério cada uma dessas discussões.

Para mim, que sou do Norte do Estado, falar em emancipação em Florianópolis parece até meio piada. Por isso, não assinei junto com o Deputado Lício Silveira, mas quero dizer que cerro fileiras com ele porque nada mais justo e mais certo do que essa sua iniciativa.

Quanto às demais emancipações no Estado, quero dizer que serei um forte Opositor, com platéia ou sem platéia, para cada uma que vier para esta Casa para ser discutida.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)