Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

90ª Sessão Ordinária - 18/11/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, escutei hoje aqui nesta tribuna a Deputada Ana Paula Lima fazer o seu trabalho em defesa do Governo do PT. E a democracia é importante, porque dá oportunidade para que nós, democraticamente, também possamos vir à tribuna impor uma discussão para que possamos mostrar a outra versão ou a verdade do que está acontecendo de fato em termos de Governo do PT neste País.

Ora, se assim não fosse, bastaria dar uma verificada nas manchetes dos jornais da semana. Nós nos impressionamos muito quando os grandes jornais brasileiros, a exemplo da Folha de S.Paulo, colocaram manchetes dizendo que Lula vetou benefícios para alunos deficientes.

Ora, um Governo que diz que prioriza o atendimento às pessoas mais carentes deste País, veta um benefício a alunos deficientes, veta e tributa recursos aos idosos e coloca na fila de recadastramento pessoas acima de 90 anos de idade, num gesto de despreparo e desrespeito evidente de que quem governa este País baseado num discurso de 25 anos em defesa do princípio de, primeiro, defender o cidadão mais humilde.

Está nas manchetes: "Lula 2003 vive seu primeiro ano de covardia", de covardia perante aquiloque era compromisso do Governo, mas que não teve a coragem de se impor, porque hoje engoliu o seu discurso, engoliu o que dizia.

E hoje aqueles que se diziam contra o FMI estão submissos aos acordos do FMI. Aqueles que eram contra e que tanto condenavam as margens malucas de lucros dos banqueiros, hoje, só em nove meses do Governo do PT, repassam aos banqueiros deste País mais de 86 bilhões de lucro aos banqueiros.

Estas são as manchetes que assustam de fato o Brasil e que mostram a realidade do Governo do PT: "Lula ressuscita programas eleitoreiros do Fernando Henrique Cardoso". Quer dizer, aquilo que até ontem era criticado pelo PT como programa eleitoreiro, agora o Governo implanta o mesmo programa, mostrando que estava despreparado, que não tinha um programa de Governo. Tanto não tinha que agora busca não só o programa de Fernando Henrique Cardoso, não só o programa do PSDB, como também, dentro dos ex-aliados do Governo de Fernando Henrique Cardoso, os seus aliados de agora.

Então, essa é uma realidade! Quem está de fato participando diretamente do Governo do PT hoje são aqueles que ontem participavam diretamente do Governo do PSDB.

Agora, temos manchetes dessa natureza: "O Governo do PT pagou mais em juros para os banqueiros deste País nesses nove meses do que pagou para a Previdência Social". Aqui é que se concentra, de fato, a reforma da Previdência, ou seja, nós paramos de drenar todas as nossas riquezas, pela covardia dos governantes, e passarmos o lucro, o suor e o trabalho do cidadão... E estão impondo uma carga tributária no cidadão não para beneficiar a sociedade, e sim para aumentar o lucro daqueles que já especularam, daqueles que já judiaram, daqueles que já crucificaram, e muito, o futuro deste País, que são os especuladores, os banqueiros.

E está aqui hoje o PT a serviço da especulação dos banqueiros novamente neste País. Essas manchetes dos jornais nós não inventamos!

"Sem tempo para esperança". É o medo que está vencendo a esperança. O medo vence a esperança, o medo pelo aumento violento do desemprego causado por aqueles que prometeram mais de 10 milhões de empregos para o povo brasileiro. Hoje, só na cidade de São Paulo o índice é de 20% de desempregados.

O medo vence a esperança quando vemos o aumento da criminalidade; o medo vence a esperança quando vemos um Governo inoperante frente àquilo que pregou a vida inteira, que era uma reforma agrária verdadeira.

O medo vence a esperança quando vemos um Governo desprestigiar aquele que lutou na construção deste País, que são os nossos idosos. O medo vence a esperança quando vemos um Governo tirar recursos da saúde deste País, que já é uma vergonha por ser muito pouco.

O medo vence a esperança neste País quando nós vemos que as universidades não têm recursos nem para a sua manutenção. O medo vence a esperança hoje porque as nossas rodovias estão em situação praticamente de inviabilidade de tráfego.

O medo vence a esperança quando nós vemos que já passa mais de um ano de Governo do PT e sequer iniciamos a duplicação da BR-101. O medo vence a esperança quando nós vemos que este Governo não pára para governar o País porque não pára de viajar pelo Brasil e pelo mundo afora.

O medo vence a esperança quando nós não vemos mais na cúpula do Poder aquele PT saudoso, o PT da caneta BIC, pois a trocou pela caneta Mont Blanc; aquele PT da calça jeans, pois hoje a trocou por roupas da marca Versace; aquele PT do bandejão, porque hoje já almoça nos restaurantes do Besandino, o mais caro do Brasil.

É esse PT, sim, que está acabando com a Fome Zero. O medo está vencendo a esperança por não termos um Governo que de fato toma posições em favor do crescimento deste País, em favor do cidadão, em favor da produção.

O medo vence o País quando vimos uma política de assistencialismo. Parece que vão resolver o problema do Brasil criando restaurantes, hotéis e comida grátis! Só serão resolvidos os problemas do Brasil se gerar empregos! Mas para isso, precisa-se dar apoio ao investidor, e para que o investidor crie emprego é necessário que a carga tributária seja diminuída, e não aumentá-la! De fato, o medo está vencendo a esperança.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Nobre Deputado, efetivamente, os números que a imprensa nos apresenta todos os dias sobre o volume investido neste ano pelo Governo Federal, dão-nos idéia de paralisação total em termos de ações, principalmente em investimentos de infra-estrutura.

Sobre os Orçamentos de 2003 e 2004, na semana passada o Ministro disse que o Brasil tem que optar entre o Orçamento deste ano e o do ano que vem porque não há condições de liberar os dois.

Entendo que a maneira mais inequívoca de expressar que não há ações de Governo, é a da Deputada Ana Paula Lima, que ao usar a tribuna para falar das ações do Governo, não conseguiu preencher os 10 minutos que lhe foram destinados. Quando era Oposição faltava tempo para esbravejar. Agora, como Situação, não tem assunto para preencher o espaço que o Partido tem aqui no Poder.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Nobre Deputado, agradeço pelo seu aparte.

Deputada Ana Paula Lima, há mais uma coisa que mostra que o medo venceu a esperança: o aumento da criminalidade. Não dá mais para sair nas ruas. Há mais um medo que venceu a esperança: a perda do poder aquisitivo. Isso está nos deixando numa situação de muita dificuldade, até para alimentar a nossa família!

Hoje, a situação em que vivemos, de fato, é verdadeira. O único índice que ainda mantém a popularidade do Presidente do Partido, do PT, é a esperança. O povo só não perdeu totalmente a esperança! Ele ainda está na expectativa de que o PT se redima perante a Nação, ou esse PT vai continuar sempre chorando, pedindo desculpas por aquilo que não fez e por aquilo que prometeu para o povo.

Hoje, para este Deputado, o PT é um estelionatário. Por 25 anos nos dizia que resolveria o problema da Nação e agora que tem o poder não sabe o que fazer com ele.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)