Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Adriano Pereira

44ª Sessão Ordinária - 10/05/2022

DEPUTADO ADRIANO PEREIRA (Orador) - Comenta que conversava com o Deputado Ivan Naatz sobre as demandas da região, inclusive a SC-108, cuja obra já cobrava na Câmara de Vereadores.

Discorre sobre suas visitas a diversas cidades, falando com Prefeitos para ouvir as suas demandas, pois eles conhecem a realidade e as prioridades dos seus municípios. Inclusive, lamenta que alguns Parlamentares tenham alocado recursos de emendas Parlamentares sem conversar com os Governos locais, e que agora não podem ser aplicados. Registra que o tempo é curto para visitar todas as localidades, mas está à disposição de todos, e neste sentido diz que tem recebido visitas de Prefeitos.

Informa que esteve representando a Casa no 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, na solenidade de aniversário dos 187 da PM/SC, ocasião em que ocorreu a promoção de oficiais e praças, e parabeniza a todos. Quanto a Segurança Pública, tem feito várias reivindicações junto ao Governo do Estado, e recebeu também em seu gabinete representantes da Aprasc, tratando sobre demandas da categoria. Inclusive, discutiram sobre o Projeto de Lei que será apreciado na Alesc, com relação às questões do trabalho temporário e também quanto à necessidade de novos concursos.

Registra a importante reunião remota com o Governador, Secretários de Estado, Prefeitos, Defesa Civil e Deputados, para tratar sobre ações do Governo do Estado em auxílio aos diversos municípios atingidos pelas enchentes e o último ciclone. Repercute a fala dos diversos Parlamentares que mencionaram a problemática com relação à prevenção de cheias, e lembra das visitas feitas à Barragem de José Boiteux, as inúmeras tratativas com relação à mesma, o que infelizmente já virou uma novela. Também cita os problemas da Barragem de Ituporanga, culminando com diversas famílias e comércio atingidos pelas águas, com grande prejuízo. Lamenta que, durante as cheias, elas sejam manchetes, mas passando as chuvas ninguém mais toca no assunto. E depois de um tempo, elas voltam a acontecer e retornam as promessas, mas nada se faz. Assim, não importa qual o Governo, o povo continua sofrendo. Considera impossível que, com tanto dinheiro em caixa, o que é visível pelos diversos planos que são anunciados, não sejam encontradas soluções.

Concorda com o Deputado Ivan Naatz quanto à falta de representação política de Blumenau e toda Região do Vale do Itajaí, e espera que os eleitores possam se conscientizar da importância das eleições de 22. Outrossim, considera que o Governo Federal tem grande parcela de responsabilidade, pois deixa Santa Catarina em segundo plano, não considerando os votos que recebeu e nem o que o Estado merece pelo que contribui em impostos.

Deputado Ivan Naatz(Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado, ressaltando a importância de ter mais vozes de Blumenau na Alesc e também em Brasília. Diz que a solução do problema da Barragem José Boiteux passa por Brasília, e falta um Deputado Federal que encampe essa luta. Reforça que é preciso mais representação política principalmente em Brasília e mais vozes na Alesc, fazendo cobrança permanente em defesa da região. [Taquígrafa: Sara]