Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Milton Sander

33ª Sessão Ordinária - 24/04/2002

O SR. DEPUTADO MILTON SANDER - Sr. Presidente e Srs. Deputados, serei breve, pois quero dividir o horário com o Deputado Odacir Zonta. Quero apenas dar uma notícia alvissareira para a minha região. Gostaria de comunicar, que de resto a população, especialmente os esportistas, já tem conhecimento, o retorno da Associação Chapecoense de Futebol à primeira divisão pela porta da frente.

Estamos fazendo esse registro porque estamos juntando uma documentação para uma provável CPI do Futebol em Santa Catarina. E quando começamos a juntar a documentação - e já são mais de 300 quilos e 06 caixas de documentos nas minhas mãos - fomos acusados por um dos dirigentes - não o mandatário atual - da Federação Catarinense de estarmos promovendo um ensaio de uma CPI do Futebol em Santa Catarina para forçar que a Chapecoense voltasse à primeira divisão pela porta dos fundos.

E aqui nesta tribuna desmenti aqueles algozes acobertados em documentos que parecem, contabilmente, uma peneira, olhando-se perante o sol, tal os furos que existem naquela contabilidade e que provavelmente serão apurados.

Eu disse que não iria levar adiante o pedido de CPI - como não levei -, e que só voltaria ao assunto se o meu clube, o clube do coração do Oeste de Santa Catarina, o clube de grandes histórias, o Campeão Estadual por duas vezes, roubado, pela Federação Catarinense por tantas outras vezes, de títulos legitimamente conquistados no campo, entrasse novamente na primeira divisão pela porta da frente e não pela porta dos fundos.

Ontem à noite, o Estádio Regional Índio Condá, que me traz emoções naturais e acima da paixão por futebol, porque tive a oportunidade de construir, quando fui Prefeito pela primeira vez, esse que é um dos estádios mais bonitos e seguros, com uma iluminação que permite, sem nenhum artifício da televisão, transmissão ao vivo em jogos, inclusive, noturnos, viveu a emoção, com mais de 10 mil espectadores, do clube de todos os oestinos estar novamente, pela porta da frente, repito, na primeira divisão do Campeonato Catarinense, conquistado dentro do campo e não no tapetão, como aqui tentaram insinuar no final do ano passado.

Por isso, queremos deixar registrado desta tribuna, Sr. Presidente e Srs. Deputados, os nossos cumprimentos à diretoria; aos empresários, que estão apoiando a nossa querida Associação Chapecoense, o furacão do Oeste como é conhecida; e à imprensa, que não desacreditou no trabalho dos desportistas da nossa região.

E gostaríamos de dizer que novamente pelo esporte, a paixão do povo catarinense e brasileiro, Santa Catarina está integrada, porque agora um clube do Oeste, do nosso distante e sofrido Oeste, está novamente permanecendo na primeira divisão, podendo se irmanar, confraternizar, torcer, sorrir e chorar em nome do esporte junto com as demais regiões dos nossos irmãos catarinenses.

O Sr. Deputado Jaime Mantelli - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MILTON SANDER - Pois não!

O Sr. Deputado Jaime Mantelli - Nobre Deputado, desejo cumprimentá-lo pela notícia, que qualificamos como muito importante para a região Oeste catarinense, especialmente para a população de Chapecó, porque a lotação do Estádio Índio Condá, que se repetiu por várias oportunidades durante este ano, mostrou que, efetivamente, o futebol é uma das grandes paixões daquele povo.

Estamos extremamente felizes pela conquista brilhante da Associação Chapecoense de Futebol. E queremos registrar também um episódio que entendemos muito importante, que foi a recuperação do Atlético Clube Chapecó que, baseado na rivalidade histórica de dois clubes na cidade, acabou criando a motivação que estava faltando, fazendo com que o brio dos atletas, que o investidor no marketing, na contratação dos atletas e da equipe técnica, fosse contemplado, porque a torcida foi o 12º jogador de cada clube que ali está colocado.

Fico muito feliz também porque V.Exa. trouxe esse assunto, que, em meio a tantas dificuldades, uma notícia dessa envergadura com certeza produz felicidade para o povo.

Parabéns a V.Exa. e ao nosso clube, já que somos de lá!

O SR. DEPUTADO MILTON SANDER - Muito obrigado, Deputado Jaime Mantelli.

Gostaria de pedir, Sr. Presidente, que o aparte do ilustre Deputado Jaime Mantelli, meu conterrâneo, fosse inserido no meu pronunciamento.

Quero dizer que ele foi muito feliz em lembrar que a Chapecoense renasceu, porque também renasceu o Atlético Chapecó. E essa rivalidade fez com que os dois chegassem na final da seletiva. Quem ganhou a seletiva, ontem, ganhou a condição de voltar à primeira divisão. E, se Deus quiser, até o final da semana estaremos também no octogonal, final do campeonato catarinense.

Eu convido o eminente Deputado Odacir Zonta para ocupar os 10 minutos finais do horário que cabe a nossa Bancada.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)