27ª Sessão Ordinária - 24/04/2003
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo novamente a tribuna desta Casa para fazer uma referência toda especial a uma próspera cidade da região metropolitana da Grande Florianópolis, que hoje comemora aniversário de sua fundação. Orgulha-nos muito a maneira como este Município vem se desenvolvendo ao longo do tempo - a nossa querida cidade de Palhoça.
Este Deputado, juntamente com outros representantes da sociedade civil organizada da cidade, tivemos a oportunidade de, na última terça-feira, dia 22 de abril, sermos agraciados com o título de Cidadão Honorário do Município de Palhoça.
Para nós isso foi motivo de grande orgulho e, acima de tudo, vem colocar em prática aqueles compromissos que assumimos com a cidade desde a época que éramos Secretário de Obras de São José, quando fizemos algumas ações na área de fronteira, que beneficiaram essas duas cidades.
Então, para nós, esse título foi recebido com grande orgulho e, acima de tudo, veio referendar e fazer com que novamente assumíssemos com aquele Município os compromissos que firmamos à época de nossa plataforma eleitoral, à época de nossa campanha eleitoral, quando lá estivemos e comprometemo-nos a trabalhar para buscar com que a cidade de Palhoça também atinja o grau de desenvolvimento que têm os Municípios da região da Grande Florianópolis, porque não adianta nada termos um, dois, três Municípios numa situação de desenvolvimento superior, se a nossa região, como um todo, não for agraciada e não tem os equipamentos de infra-estrutura básica capazes de dotar o seu povo, a sua gente de melhor qualidade de vida.
É nesse sentido, Sr. Presidente, que quero fazer aqui um agradecimento e um elogio todo especial ao querido e dileto amigo, nosso companheiro de muitas batalhas, Vereador Mário César Hugen, que foi quem propôs o nosso nome para receber essa tão importante comenda, eu diria a mais importante comenda da cidade de Palhoça.
Ao nosso Vereador Mário César deixo aqui o meu abraço, o meu cumprimento e o meu desejo de que essa cidade efetivamente entre no rol daquelas cidades que encontraram o seu caminho, que vão encontrar o seu destino, que vão encontrar o seu ponto máximo de desenvolvimento, para que a população do Município seja uma população ordeira, vitoriosa e que tenha uma qualidade de vida digna dos seus representantes.
Palhoça, como os demais Municípios da região da Grande Florianópolis, tem uma vocação muito grande, muito hospitaleira. Os migrantes do Estado de Santa Catarina e os migrantes de outras partes do Brasil no Município de Palhoça, como nos Municípios da nossa região, são tão bem recebidos a ponto de Palhoça hoje estar beirando os 100 mil habitantes, que moram naquela cidade.
Isso já a coloca entre as 10 maiores cidades do Estado de Santa Catarina. E aí, se computarmos Florianópolis, São José e Palhoça, vamos chegar a uma população de mais de 600 mil habitantes, o que por si só demonstra a necessidade da implementação de políticas sérias, de ação efetiva do Governo do Estado no nosso Município de Palhoça.
Quero crer, Sr. Presidente, que a Secretaria Regional que vai ser instalada na cidade de São José possa ter uma atuação firme e bastante contundente, que muito vai nos orgulhar e em muito vai contribuir para o desenvolvimento também da nossa querida cidade de Palhoça.
Creio que esse reconhecimento à população da Palhoça, a sua classe política, a sua classe empresarial e, principalmente, ao seu povo é um merecimento muito justo e faz com que este Parlamento assuma aqui um compromisso de melhor trabalhar e de trabalhar sempre em prol do desenvolvimento da nossa querida cidade, visando o desenvolvimento conjunto, integrado da região metropolitana da Grande Florianópolis.
Encerrado meu tempo, gostaria de passar a palavra ao Presidente, Deputado Onofre Santo Agostini, para completar o tempo destinado ao nosso Partido.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)