44ª Sessão Ordinária - 11/06/2003
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, iríamos trazer para a tribuna um assunto de interesse da nossa região, que diz respeito ao Hospital Regional. Mas vamos deixar esse assunto para outro dia, mesmo porque, observando atentamente a manifestação que tivemos ontem dos servidores públicos de Blumenau, vimos o sentimento da democracia, quando aqueles trabalhadores tiveram a oportunidade de lotar as dependências da Assembléia Legislativa.
Ficamos felizes ontem, Deputado Antônio Ceron, quando nós, Deputados do PFL, fomos aclamados por aquele povo, aplaudidos. E vimos, na pessoa do Deputado João Paulo Kleinübing, ao fazer a leitura nesta tribuna de um documento elaborado pelos servidores públicos de Blumenau... Aliás, servidores que até anos atrás tinham como seu legítimo representante o hoje Prefeito Décio de Lima, que era o seu grande Líder. Em nome dos servidores, fazia suas reivindicações, encaminhava leis; e, aliás, uma delas, na qualidade de Prefeito, não está tendo a capacidade de executar.
É muito fácil, no banco da Oposição, apontarmos as falhas de todos os governantes do País, colocarmos defeitos em todos os homens que governam a política deste País, dizendo: "No dia em que estivermos atrás do balcão, seremos a solução do problema".
E hoje estamos vendo um Governo do Partido dos Trabalhadores que criou a lei, Srs. Deputados, que teria a oportunidade de sancioná-la, como foi sancionada, e de pagar o direito do trabalhador.
Vi o Deputado João Paulo Kleinübing fazer a defesa dos trabalhadores de Blumenau, coisa que o Partido dos Trabalhadores fez, historicamente, neste País; só que não podem fazer mais, porque agora estão no Governo. Só temos de cobrar do Governo que executem e cumpram com os seus compromissos. A hora de estar no palanque é nossa!
Agora, querem nos tirar o direito de assomarmos à tribuna e defendermos aqueles que estão nos procurando para ser os seus defensores.
Fiquei preocupado hoje quando vi a Deputada da cidade de Blumenau, Ana Paula Lima, até em respeito à memória de um homem que foi um grande Governador em Santa Catarina, o Sr. Vilson Kleinübing, que teve uma votação histórica em Blumenau pelo seu belo trabalho. E com certeza o povo de lá está acompanhando pela TVAL e tem a informação disto tudo que estamos discutindo.
V.Exa. apenas levantou a questão dos salários e só cobrou aquilo que os servidores pediram que cobrasse! Mas não vi, em momento algum, o senhor questionar o Governo de Blumenau. Devo estar surdo ou deu-me amnésia, como deu no PT, mas não ouvi V.Exa. falar da CPI que foi aberta há um tempo, não ouvi V.Exa. criticar o Governo do Prefeito e nem questionar as suas ações! V.Exa. não fez isso! Somente falou aquilo que era o sentimento dos servidores que aqui estavam, dos mais de 3.500 servidores que estão em greve.
Ouvi hoje a Deputada Ana Paula Lima mudando completamente o discurso. Ao invés de explicar para o povo que não dá para dar mais o aumento... E não sabemos como se diz isso, Deputado Nelson Goetten, se até ontem diziam que quando assumissem, o povo seria valorizado, o trabalhador teria o que merece. Mas depois que assumiram, como dizer que não dá para dar o aumento? Dizer simplesmente: "Olha, não era bem assim", para não dizer que enganaram, que mentiram, que se aproveitaram da categoria para alcançar o Poder. Como dizer isso? Eu não sei! Cada um diz como sabe e como pode!
Mas agredir a imagem de um homem que prestou um serviço a Santa Catarina, da forma como o Governador Vilson Kleinübing foi agredido, acredito que ele não merece isso!
Em respeito a sua mãe e a sua família, Deputado João Paulo Kleinübing, quero ser solidário e dizer que V.Exa. deve, atendendo ao apelo dos 3.500 funcionários de Blumenau, continuar fazendo a sua defesa, porque esses mesmos servidores há algum tempo também procuraram o Prefeito Décio de Lima para que fizesse a mesma defesa.
Tenho a convicção de que ele foi guerreiro, mas creio que nunca ninguém atacou alguém da sua família, por ser ele, na época, um defensor dos servidores. Hoje, V.Exa. está fazendo a defesa daqueles que lhe procuraram, e por isso ninguém tem o direito de agredir quem quer que seja da sua família, ainda mais um homem como o ex-Governador Vilson Kleinübing.
Queremos ser solidários a V.Exa. e dizer que a Assembléia Legislativa não é palco para esse tipo de coisa. Devemos, sim, é debater e discutir as nossas diferenças ideológicas e cobrar as ações.
A Deputada Ana Paula Lima pediu que mencionássemos um Município do PFL onde o servidor foi melhor tratado. Podemos mencionar pelo menos 30 Municípios, mas damos como exemplo o Município de Faxinal dos Guedes, que a cada ano tem dado uma média de reajuste salarial em torno de 10 a 15% ao ano; somente neste ano foram 20% de reajuste salarial.
Por outro lado, talvez o reajuste que todos os nossos Prefeitos estejam dando aos servidores públicos municipais não seja aquele que eles merecem. Mas não vejo em nenhuma Prefeitura greve ou fazendo manifestação pública.
Portanto, não é culpa do PFL se lá em Chapecó os servidores ameaçam greve; não é culpa do PFL se lá em Blumenau estão em greve; não é culpa do Deputado João Paulo Kleinübing se lá em Blumenau os servidores estão sendo ameaçados de irem para rua; não é culpa do PFL se lá em Criciúma estiveram em greve há alguns dias.
Então, não nos culpem por aquilo que não somos culpados. Resolvam os problemas pelos quais os senhores são responsáveis, porque quem governa este País neste momento é o PT e cabe a ele resolver os problemas do País; quem governa Blumenau é o PT e cabe a ele resolver os problemas de Blumenau. Quem deve dar o reajuste para o servidor é o Prefeito que administra aquele Município e não o Deputado João Paulo Kleinübing! Até poderá ser, Deputado, quem sabe, no ano quem vem. Mas agora não podemos antecipar as coisas e empossar V.Exa. como Prefeito. Nem nós, Deputados, temos esse direito de colocá-lo na Prefeitura antes do tempo. Quem poderá fazer isso é o eleitor de Blumenau. Mas nesse momento quem dirige o Município, quem tem a caneta é o Prefeito da cidade. Se tem um impasse, se tem um problema a ser resolvido, que resolva o Governo de Blumenau!
Creio que a defesa que o Prefeito de Blumenau deveria ter aqui na Casa seria a das explicações: qual a razão, por que não dá, por que não deu? Recordo-me muito bem, em todos os lugares que vi o PT na Oposição, Deputado Joares Ponticelli, que ele nunca teve a sensibilidade de entender por que determinado Prefeito não podia, não dava. O PT sempre disse que não dava porque não queria!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima (Interferindo)- E V.Exa. entende hoje, Deputado, por que não dá?
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Não lhe concedi um aparte ainda! Vou concluir primeiramente a minha fala e depois gostaria de ouvir o Deputado João Paulo Kleinübing.
Eu não me recordo de nenhum lugar em que o PT tivesse a sensibilidade de, ao fazer uma greve, sentar ao lado do Prefeito e entendê-lo dizendo: "Prefeito, nós concordamos que realmente a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite isso"! O pau que bate em João bate em José! Bateu em nós por muito tempo! Aí ele volta para o PT do mesmo jeito!
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - Eu agradeço a solidariedade de V.Exa. É com pesar que eu, novamente, venho falar sobre a maneira descortês, e até descumprindo o decoro parlamentar, com que eu e o meu pai fomos tratados no dia de hoje.
Eu sou formado em história e aprendi a gostar dela e, principalmente, a respeitá-la. Claro que é permitido falar do passado e olhar para trás para saber como o mundo era melhor e, muitas vezes, muito diferente do que é hoje. Mas sempre com respeito, especialmente dentro desta Casa; sempre com decoro parlamentar e, principalmente, respeitando a memória daqueles homens públicos que se dedicaram à cidade de Blumenau, ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil e que nunca foram acusados de nada, nunca enfrentaram uma CPI e nunca foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado.
A ficha limpa é o grande patrimônio da história de cada um de nós!
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Quero, mais uma vez, elogiá-lo por seu comportamento, Deputado, desejando que continue assim, sempre respeitando o adversário no campo pessoal e a pessoa do Prefeito, como V.Exa. tem feito nesta Casa. Mas nunca omita-se de fazer cobranças, que é um direito seu e do povo de Blumenau!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)