Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

64ª Sessão Ordinária - 03/09/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados...

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Gostaria de trazer uma informação a este Plenário sobre um assunto que foi motivo de muitos debates. Estávamos todos na expectativa sobre a manifestação do Pleno Tribunal de Justiça a respeito da Udesc.Aquele órgão acaba de julgar, e por 26 votos a cinco o Tribunal de Justiça mantém no comando da Universidade Federal de Santa Catarina o Professor Cechinel.

Portanto, acho que daqui para frente não paira mais nenhuma dúvida. Vinte e seis a cinco é um grande placar.

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, trago hoje a esta Casa um assunto muito importante: o lucro das empresas.

(Passa a ler)

"O Brasil não cresce, porque as empresas não têm lucro suficiente para reinvestir e aumentar a produção.

Qual é a porcentagem de lucro embutida em tudo o que você compra no Brasil? Se um produto custa, digamos, R$100,00, quantos reais correspondem ao lucro da empresa que produziu o que você queria e quanto é o custo efetivo do produto? Qual, em sua opinião, é o nível de ‘espoliação’ capitalista, tão enfatizada pelos nossos intelectuais?

Numa pesquisa, 200 operários de fábrica e donas-de-casa achavam que o lucro do patrão era de 49%, quase a metade do preço do produto. Essa idéia equivocada do lucro talvez explique nossa visão negativa de empresas, administradores e empresários em geral.

Por isso, temos uma visão do mundo contrária à geração de lucros e, por conseqüência, à geração de empregos e de crescimento. Nossos jovens pensam que todo empresário é ladrão, algo enfatizado constantemente pela classe pensante.

A maioria de nossos jovens estudantes não lê os balanços das companhias publicados nos jornais, prefere acreditar no que os outros dizem. Se tivessem um pouco mais de senso crítico e de observação descobririam que a realidade é bem diferente.

O lucro médio das 500 maiores empresas do País nos últimos 10 anos foi de 2,3% sobre as receitas, segundo a última edição de Melhores e Maiores, da revista Exame. São as grandes companhias do País, aquelas que têm contatos, tecnologia de ponta e agências de propaganda de primeira e por isso obtêm lucros bem maiores que as médias e as pequenas empresas.

É óbvio que, como toda média, algumas companhias conseguem margens muito mais elevadas, mas, por outro lado, quase uma de cada quatro empresas das 500 maiores teve prejuízo em 2002."

Então, Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero dizer da dificuldade que enfrentam as empresas pelos seus lucros. Todos nós sabemos das dificuldades de manter uma empresa. De cada 10 empresas montadas no Brasil, sete não duram dois anos.

Quero parabenizar o Governo do Estado que instituiu o Programa Catarinense de Revigoramento Econômico - Revigorar, que hoje será votado nesta Casa. É um programa que consiste em um elenco de medidas que visam o fortalecimento das empresas catarinenses pela facilitação do cumprimento das suas obrigações tributárias.

Então, essa é uma medida importantíssima, que vem fazer com que as empresas possam se revigorar, pagando seus impostos atrasados com descontos, utilizando uma escala regressiva de prazos. Isso vai aumentar o caixa do Governo e vai fazer com que as empresas possam, efetivamente, ser revigoradas.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)