Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

31ª Sessão Ordinária - 07/05/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sra. Deputada, assomo à tribuna hoje para falar a respeito da necessidade de uma universidade pública e gratuita em nossa região, a região do Litoral Norte e a região da Foz do Rio Itajaí.

(Passa a ler)

"Esse movimento voluntário pelo ensino superior gratuito completou um ano de trabalho. Sua característica mais marcante e única no Estado é ser um movimento comunitário surgido na base da sociedade, que assim promove o crescimento da cidadania pela participação sobre um patrimônio público e coloca as pessoas como agentes ativos na construção do seu futuro.

Vários líderes políticos, comunitários, institucionais, religiosos e sociais, assim como pessoas simples e importantes, vêm se somando de forma madura e progressiva ao trabalho de conseguir esse objetivo.

Se traçarmos um raio de 100 quilômetros, tendo como ponto de partida sempre Balneário Camboriú, veremos que de um lado vamos até a Capital e do outro até São Francisco do Sul. Com mais outros raios de 100 quilômetros para qualquer direção, fazendo então um círculo, vamos atingir mais de 60% da população de Santa Catarina. São mais de três milhões de habitantes que aqui residem e trabalham. Representam mais de 60% do PIB catarinense, da força de trabalho e dos eleitores também.

Nesse espaço também estão sete das 10 maiores cidades de Santa Catarina: Joinville, Blumenau, Florianópolis, São José, Palhoça, Itajaí e Jaraguá, todas com mais de 100 mil habitantes. Ficam de fora somente Criciúma, Lages e Chapecó, que têm mil habitantes a menos que Itajaí. Se Balneário Camboriú fosse no Oeste de Santa Catarina, seria a segunda maior cidade da região.

O Governador Luiz Henrique elegeu-se defendendo a bandeira da descentralização. A Universidade Federal, só para se ter uma idéia, está 100% centralizada em Florianópolis há 40 anos.

No Rio Grande do Sul, o ensino superior gratuito está apenas com 50%, em Porto Alegre, e no Paraná está com somente 30%, em Curitiba. A Udesc, que há 10 anos não se expande, possui quase 50% dos seus alunos na Capital. Foi muito bom saber que agora será dobrado o número de vagas para veterinária em Lages.

Balneário Camboriú e região possuem características únicas e favoráveis para se tornarem uma cidade, além de turística, universitária. A existência do colégio agrícola, que é de propriedade da Universidade Federal, com 2.000m² e 410 alunos, com certeza é um fator positivo para que possamos pedir uma extensão da Universidade Federal."

Eu queria deixar bem claro aos Deputados aqui presentes que não temos interesse em começar a universidade com um campus ou com algo grandioso, mas queremos, sim, beneficiar o nosso adolescente para que também possa um dia cursar uma universidade gratuita sem a necessidade de ter que se deslocar para cidades longínquas ou outras regiões.

Queria também aproveitar este momento para parabenizar o Deputado Djalma Berger, e que leve ao seu irmão Dário Berger a alegria deste Deputado pelo prêmio recebido pela sua gestão fiscal. Porque sabemos da dificuldade que tem hoje um gestor público, um Prefeito de ser um bom administrador e, além disso, de conseguir o reconhecimento pelo equilíbrio fiscal, pela moralidade nas contas públicas.

Então, que leve, Deputado Djalma Berger, em nome do PSDB, ao Prefeito de São José, que é seu irmão, e ao povo de São José, a nossa alegria por a cidade ter sido considerada a segunda do Brasil na questão da gestão fiscal.

É de extrema importância esse prêmio, orgulhando a todos os catarinenses.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)