Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Herneus de Nadal

15ª Sessão Ordinária - 26/03/2003

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Sr. Presidente, Srs., Deputados, antes de fazer a manifestação no horário reservado ao nosso Partido, o PMDB, quero oportunizar ao Deputado Mauro Mariani, que se posta frente ao microfone de apartes, o uso da palavra, para depois começar o meu pronunciamento, propriamente dito.

O Sr. Deputado Mauro Mariani - Agradeço pela oportunidade, Deputado Herneus de Nadal.

Só quero registrar, já que ouvi as colocações do Deputado Reno Caramori sobre a preocupação com a pavimentação da estrada Caçador/Calmom/Matos Costa/Porto União de que estava paralisada desde janeiro, que essa obra está paralisada sim, mas desde setembro do ano passado.

A obra está paralisada desde setembro por alguns problemas técnicos, Deputado Reno Caramori, que a Administração passada não buscou a solução. E nós, através do DER, estamos buscando uma solução técnica quanto à questão da compactação do solo, estamos negociando uma solução que não impacte em tanto custo aquela obra.

Com certeza essa obra será concluída por este Governo, e todos os Srs. Deputados, especialmente S.Exa. que é um lutador por aquela obra, será convidado para a sua inauguração.

Só para esclarecer.

Obrigado!

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Com certeza vai se fazer presente, o Deputado Reno Caramori, porque sei que é um torcedor, um lutador em favor daquela região.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna para falar do encontro histórico realizado nesta semana aqui na Capital do nosso Estado. Encontro que reuniu o Ministro da Casa Civil, José Dirceu, e quatro Governadores. Do nosso Estado, o Governador Luiz Henrique da Silveira, e dos dois Estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, e também do Mato Grosso do Sul.

O encontro, na minha forma de ver, na minha modesta ótica, revela-nos o grau de maturidade política alcançado no nosso País.

É verdade, Sr. Presidente e Srs. Deputados, porque tivemos dentro do regime democrático a possibilidade livre e soberana da escolha dos nossos governantes. E agora, neste momento, temos um grande compromisso e grandes desafios a serem vencidos, a serem ultrapassados para oferecer condições mínimas e dignas a nossa população.

Todos nós, quando elegemos Deputados, Governadores, Senadores e o Presidente da República, fizemos apostas em expectativas, em necessidades para toda a nossa sociedade.

E agora, para que de fato as nossas expectativas e os nossos anseios se concretizem e se efetivem há necessidade de promover mudanças. E independente de cor Partidária, os Governadores selaram o pacto e o compromisso pelas reformas.

Sabemos que há essa necessidade, que é imperativo que elas ocorram. Independentemente da discussão, da participação em setores administrativos do Governo Federal ou não, nós, do PMDB, que ajudamos a eleger o Presidente da República, precisamos, Deputado Genésio Goulart, emprestar o apoio necessário, suficiente para fazer a reforma previdenciária no nosso País; para também fazer as mudanças e as alterações necessárias na área tributária; para também fazer a reforma agrária; para, através da boa vontade, da iniciativa, fazer com que dêem condições a quem venceu as eleições.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições, e precisamos agora, neste momento, dar as condições necessárias para que Sua Excelência possa implementar, de fato, a sua proposta, o seu projeto, o seu programa, pois foi o vencedor nas urnas, e que tem, dentro de sociedade, tanta expectativa e tanta esperança, como eu próprio tenho.

Também apoiei, votei e trabalhei para que essa idéia, para que a renovação, a mudança de fato pudesse atuar dentro do nosso País.

É nessa direção, nessa esteira que procuro trabalhar dentro da minha grei partidária, dentro do meu Partido para que se possa, de fato, dar governabilidade e apoio para as mudanças, porque com certeza se tivermos condições de garantir os instrumentos necessários para operacionalizar as mudanças dentro da sociedade, com certeza, o maior ganhador desse processo será o povo do nosso País, que precisa tanto do apoio do serviço público.

Quem mais precisa, quem mais necessita da participação do Estado é a população menos favorecida pela sorte. Por isso, é necessário que se façam as mudanças a fim de diminuir as diferenças. Dentro do sistema previdenciário, temos situações que são extremamente perversas com as faixas que têm um menor rendimento.

Por isso mesmo precisamos ousar, ter coragem, disposição e ânimo necessário para mudar. Não podemos continuar a ser os mesmos. Precisamos dar condições para quem governa fazer, de fato, as transformações que estão dentro da alma de cada cidadão brasileiro.

Se não contribuirmos, com certeza o nosso discurso vai cair na retórica e quem sabe muitas vezes até nas afirmações demagógicas. Precisamos não da crítica pura e simples em dois ou três meses de mandato, tanto do Presidente da República quanto do Governador Luiz Henrique da Silveira, mas dotá-los de condições para que implementem o seu trabalho, e que a marca que cada um quer imprimir na sua administração de fato seja aquela esperada e desejada pela nossa sociedade.

Sr. Presidente, faço o registro que esse foi um encontro histórico, onde deixaram de lado as preferências ideológicas, partidárias para pensar no nosso País, no nosso Estado, no povo brasileiro.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)