14ª Sessão Ordinária - 25/03/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo esta tribuna no dia de hoje pedindo ao meu grande e nobre Companheiro da Região Serrana que me ajude nesse compromisso de divulgar a bela Serra catarinense.
Com relação à descentralização do Governo do Estado de Santa Catarina, temos de dizer que é uma matéria de importância para nós, serranos. Deputado Valmir Comin, a Serra catarinense é um dos mais belos cartões postais do Estado de Santa Catarina: o frio, a neve e o relevo maravilhoso da Serra.
Mas, apesar de a beleza natural, que teve, sem dúvida nenhuma e com muito reconhecimento, a mão de Deus, temos problemas gravíssimos nessa região.
Temos um lugar maravilhoso, que tem a maior produção do Brasil de feijão, que é de São José do Cerrito, mas essa localidade até hoje não é servida de estrada; temos lugares maravilhosos, como Anita Garibaldi, Campo Belo, Capão Alto, que até então não possuem a condição mínima de transporte, que são as estradas.
A maioria dos Municípios não dispõem de telefonia celular. Nós já temos dificuldades com a telefonia normal e quiçá pudéssemos ter a telefonia celular. Estamos trabalhando para conseguir isso!
Deputado Antônio Ceron, essa semana visitei a cidade de São José do Cerrito e no pronunciamento saudava V.Exa. e citava a sua preocupação com a BR-282. É uma vergonha aquela rodovia não ter sido concluída e não se achar uma saída para urgenciar a BR-282, que está intrafegável nos dias de seca.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede uma aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Sr. Deputado, gostaríamos de cumprimentar V.Exa. e de fazer o registro de que ontem, quando viajávamos de Lages para Florianópolis, encontramos as máquinas da antiga Secretaria dos Transportes e Obras e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado fazendo reparos na BR-282.
Portanto, queremos registrar que o DER atendeu ao pedido dos Deputados da região para que deixasse no mínimo transitável o trecho onde existia asfalto.
Quero cumprimentar V.Exa. pelo trabalho que tem feito em favor dessa questão tão importante para a economia de Santa Catarina, que é tirar a BR-282 da condição em que se encontra.
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Gostaria de convidar todo o povo de Santa Catarina e também V.Exa., Deputado Genésio Goulart, para conhecer a Região Serrana, uma região maravilhosa, altamente produtiva, bela e possuidora dos mais belos cartões postais de Santa Catarina, como a Serra do Rio do Rastro, e como os Municípios de Urubici, de Bom Retiro, de Bocaina, e de Lages, com a sua Festa do Pinhão.
A nossa Região Serrana é maravilhosa, fantástica e com um relevo maravilhoso de serras, de montanhas de planícies e de planaltos. Mas estamos aqui com a intenção de valorizar todo o Estado de Santa Catarina.
Temos visto diversos Deputados, diuturnamente, brigando pela BR-101. Não somos contra, somos a favor da duplicação da BR-101. Mas também precisamos olhar para o interior do Estado, onde existem mais de 300 mil pessoas que estão praticamente sem contato telefônico com o restante do Estado de Santa Catarina.
Precisamos ter uma visão estadualizada da nossa mentalidade que venha realmente a privilegiar todo o Estado de Santa Catarina e que venha buscar da Serra catarinense até o Oeste a preocupação para o desenvolvimento, para o progresso e por uma melhor qualidade de vida ao povo da Serra catarinense.
Muito Obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)