Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco Küster

36ª Sessão Ordinária - 25/05/2004

O SR. DEPUTADO FRANFCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nosso propósito nesta tarde é discorrer sobre a violência do trânsito, sobre essa estupidez, essa coisa irracional que ceifa tantas vidas. É uma matança terrível, são motoristas matadores, com veículos transformados em armas mortíferas nas nossas estradas.

Vejam que com as vítimas do trânsito o Brasil gasta bilhões por ano. E não é só isso; há também o sofrimento das pessoas que, quando não vão ao óbito, ficam mutiladas pela violência e estupidez no trânsito, que faz milhares de vítimas e provoca um prejuízo ao Estado de bilhões de reais.

Penso que é chegada a hora de colocar como uma disciplina curricular, para que desde a tenra idade a criança aprenda que o veículo deve ser usado como instrumento de trabalho ou de conforto e não como uma arma para matar.

Nós sabemos que são vários os fatores que convergem para essas tragédias, além, evidentemente, das péssimas condições das estradas. Mas aí está a imprudência, com grande destaque nessa guerra, nessa matança indiscriminada, o excesso de velocidade, bebida alcoólica, o estresse ao volante.

As pessoas pegam o volante do carro e ficam ligadas aos seus problemas. Não raras às vezes, Deputado Nelson Goetten, ligadas ao celular, desatentas, com o pé no fundo, em alta velocidade, na contramão, e o outro, com certeza, nas mesmas condições.

O Estado brasileiro, que gasta bilhões por ano com as vítimas do trânsito, poderia gastar muito menos que isso com essa disciplina nas escolas, ensinando as crianças.

Nós não vamos eliminar a matança, sem sombra de dúvida, Deputados Celestino Secco e Cézar Cim, mas vamos reduzir, consideravelmente, os casos com mortes no trânsito se nas escolas as crianças do 1º ou do 2º grau aprenderem que o veículo não deve ser usado displicentemente, como um instrumento ferramental para aventura. Não é uma coisa para irresponsáveis utilizarem!

Então, essa falta de um caldo cultural, de responsabilidade para com a vida - o dom mais nobre que Deus nos confiou -, faz com que as pessoas incorrem na imprudência, confrontando-se, via de regra, com outro. A bebida alcoólica e o excesso de velocidade têm provocado muitas tragédias.

Agora, felizmente, de uns anos para cá, de umas décadas para cá, não existem mais aquelas carteiras tiradas nas vésperas de eleições. No passado, o amigo do Delegado de Polícia, o compadre, conseguia uma carteira de motorista! Isso acontecia muito! Felizmente já não acontece mais, mas continua a matança.

Então, é preciso muita força para eliminar essas tragédias, onde milhares e milhares de pessoas por ano morrem, dando um prejuízo de bilhões ao Estado.

Se for aplicado alguns recursos a mais nas escolas, levando professores especialistas de trânsito para incutirem nas crianças a responsabilidade, com certeza teremos a médio prazo essa situação amenizada, se não eliminada. Isso é um sonho? Uma utopia? Quem sabe?!

O Sr. Deputado Cézar Cim - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Pois não!

O Sr. Deputado Cézar Cim - Deputado Francisco Küster, durante toda nossa vida deparamos com casos dessa natureza, mas aquele que mais me marcou foi o acidente em que minha filha perdeu a vida.

Estava ouvindo V.Exa. e pensando em como somos hipócritas, porque para exercer uma determinada função não tão importante quanto a de motorista, faz-se o curso fundamental, o secundário, o vestibular e a universidade. Mas o motorista, às vezes, em uma semana ou em um mês de aprendizagem numa auto-escola tira a Carteira.

V.Exa. foi muito feliz na colocação deste assunto, mas deveríamos exigir que para se conseguir a Carteira de Motorista seria preciso fazer o curso com mais ensinamentos e com mais dedicação, porque é o exercício de uma atividade que está colocando em risco a segurança, a integridade física e a vida de outras pessoas.

Gostaria de, mais uma vez, cumprimentá-lo pela oportunidade do assunto.

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sei o que V.Exa. passou com relação ao tema que estamos tratando. Nós também passamos um momento difícil na vida com a perda de dois entes queridos no trânsito.

Quero, Sr. Presidente e Srs. Deputados, antes de finalizar, dizer que é preciso que o Poder Público se sensibilize e passe a adotar como matéria curricular esse assunto. Isso ajuda muito!

Dizer que não tem dinheiro, não é verdade, porque a indústria do automobilismo deixa bilhões; é arrecadado muito dinheiro em função do mercado dos veículos, sem falar das multas, dos impostos, além das taxas de contribuição, que deveriam estar sendo aplicadas em melhoria das nossas rodovias, o que não vem acontecendo.

Fica aqui registrado o desejo de provocar um amplo debate a respeito desta situação e de transformar esse tema numa disciplina curricular; fazer uma adaptação à legislação vigente e introduzir com matérias correlatas, que se interagem, para interagir diretamente com a vida.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)