Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Herneus de Nadal

40ª Sessão Extraordinária - 15/12/2004

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Sr. Presidente, hoje é um dia especial, pelo ritmo dos trabalhos e também pela data comemorativa que se aproxima, o Natal. É também a data de muitas despedidas.

No dia de ontem, dois Deputados deixaram este Parlamento para assumir as Prefeituras de Chapecó e de Blumenau, e hoje V.Exa. também deixa o seu abraço na última sessão. Mas também tivemos a alegria da chegada dos Deputados Gelson Merísio e Antônio Aguiar.

Eu, neste instante, contrariando o que dispõe o Regimento Interno, quero tornar sabido e de público que também estou me desincumbindo das minhas atribuições como Líder do Governo nesta Casa, num acordo já estabelecido com o Governador Luiz Henrique da Silveira, a quem durante dois anos tive a oportunidade de representar nesta Casa.

A todos os Líderes com quem tive o prazer e a alegria da convivência, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero fazer aqui o agradecimento pela compreensão, pela atuação, sempre visando e objetivando os interesses do Estado de Santa Catarina.

Então, quero fazer aqui na tribuna este agradecimento pela contribuição e pela colaboração de todos os Srs. Deputados que nos deram a alegria da convivência e também do trabalho na Liderança, para que pudéssemos fazer com que projetos importantes fossem aprovados em favor do nosso Estado.

Por isso, o nosso reconhecimento a todos com quem tivemos a oportunidade, na condição de Líder, de conviver.

Volto, logicamente, à minha atividade de Parlamentar, procurando com isso, Srs. Deputados, representar a minha região que exige mais a minha presença, o meu trabalho. Vou atuar com uma presença mais constante na minha região, no Oeste de Santa Catarina, procurando atender as expectativas e os anseios da gente que me elegeu.

O trabalho na Liderança exige horas e horas, Deputado Volnei Morastoni, de conversação e de negociação, e na minha modesta avaliação entendo que nesse período pude dar a minha contribuição ao Governador, ao Poder Executivo e também ao Parlamento.

Por isso, agora, desincumbido dessa tarefa, volto-me única e exclusivamente à minha atuação como Parlamentar, para que junto com os meus nobres Pares e toda minha região, Deputado Reno Caramori, possamos atuar em defesa daquela gente, daquela região, promovendo o desenvolvimento tanto econômico quanto social de todo aquele povo que precisa, com certeza, da atuação e do trabalho de todos nós.

Mas vejo postado ao microfone de apartes o Deputado Jorginho Mello, Líder da Bancada do PSDB nesta Casa, a quem eu quero com alegria conceder a oportunidade do aparte.

O Sr. Deputado Jorginho Mello - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não!

O Sr. Deputado Jorginho Mello - Quero cumprimentá-lo e dizer que independente da nossa amizade pessoal, além da estima que tenho por V.Exa. há muitos anos, o Governo do Estado perde muito, mesmo que o seu substituto seja um dos Deputados valores do PMDB, porque V.Exa. tem uma grande capacidade de aglutinar, de convencer, é um político habilidoso, um político que sabe agregar, que sabe fazer acordo.

Tenho certeza de que V.Exa. vai deixar saudade para o Governo de Santa Catarina, mas vai ter mais tempo para se dedicar às causas do Oeste. E a nossa Bancada cresce a cada dia nesta Casa.

Não tenho dúvida que V.Exa. vai fazer falta para o Governo, e mesmo que o próximo Líder seja um Deputado competente terá que fazer muita força para ser igual a V.Exa.

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Agradeço a manifestação e com certeza é a expressão do coração do Deputado que é muito grande e bondoso. Agradeço da mesma forma a referência feita.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentá-lo pelo reconhecimento do serviço prestado em defesa do Governo, como Líder. É muito difícil para alguém substituí-lo, sabemos que temos muitos Deputados preparados, mas que terão dificuldade de dialogar com os outros Partidos.

V.Exa. tem uma capacidade enorme neste sentido. Conheço-o há 22 anos, porque fomos Prefeitos juntos, V.Exa. de Caibi e este Deputado de Araranguá, e depois continuamos como Parlamentar.

Quero parabenizá-lo. Em nome da Bancada, o reconhecimento e o desejo que V.Exa. volte totalmente recuperado, porque o Governo precisa de sua pessoa. A sua equipe, a sua família, tem dado uma demonstração de muita dedicação.

Por isso queremos agradecer por tudo que fez pelo Governo, pela Bancada e por Santa Catarina. Parabéns, Deputado Herneus de Nadal!

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Com certeza a amizade que nós temos é que permite um certo exagero nas manifestações, mas da mesma forma agradeço sensibilizado.

A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não!

A Sra. Deputada Odete de Jesus - Nós podemos aprovar muitas matérias aqui com toda a sua habilidade, dedicação e conversação, mas tenho certeza de que V.Exa. desenvolveu um excelente trabalho com toda a base governista, que V.Exa. liderou.

Desejo para V.Exa. muito sucesso e que a sua trajetória seja coroada com muito êxito, porque assim merece.

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Agradeço pela manifestação e referência.

O Sr. Deputado Djalma Berger - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não!

O Sr. Deputado Djalma Berger - Não poderia me furtar neste momento, de público, de elogiar e agradecer a sua atuação como Líder do Governo. Grande parte do sucesso do Governo nesta Casa, tenho certeza, o Governador credita à sua atuação.

Quero desejar neste momento em que deixa a Liderança do Governo todo o sucesso na vida Parlamentar e pessoal, principalmente quando esteve à frente da Liderança do Governo nesta Casa.

Competência é o que lhe sobra, muito, e a Bancada do PSDB fica orgulhosa de ter servido ao seu comando nesta Casa, nesses dois primeiros anos do nosso mandato.

Meus parabéns, muita felicidade e tenho certeza de que será um grande Parlamentar.

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Caro Deputado, esta referência que V.Exa. faz para mim é extremamente importante, porque tivemos a oportunidade da convivência, do incentivo, do encorajamento que V.Exa. sempre nos deu.Eu quero fazer um agradecimento especial às palavras que V.Exa. tem proferido. Muito obrigado, Deputado!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Herneus de Nadal, da mesma forma eu quero parabenizar V.Exa. pela sua atuação como Parlamentar ao longo de todos esses anos nesta Casa e, especialmente, nesses dois anos em que estamos tendo uma convivência maior, essa convivência com V.Exa. na condição de Líder do Governo.

Eu tive o privilégio de ser, por um ano, Líder do PMDB e também de acompanhá-lo em muitas das tratativas, conversações, negociações e aprendi muito com V.Exa., principalmente com a maneira elegante com que V.Exa. conduz o relacionamento com todos os Colegas nesta Casa, independentemente de Partido.

Pode ter certeza de que o trabalho de V.Exa. é um modelo e um exemplo para todos nós. V.Exa. continuará como Deputado, com certeza, mas fará muita falta ao Governo na sua condição de Líder do Governo nesta Casa.

Meus parabéns e vamos à luta. Temos muitas lutas, juntos, pela frente.

O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Eu agradeço, Deputado e amigo Rogério Mendonça, muito obrigado pela referência.

Sr. Presidente, eu agradeço a compreensão de V.Exa. e gostaria de, para finalizar, fazer menção à matéria que estamos deliberando no dia de hoje.

Foram audiências públicas do Orçamento Regionalizado que de forma inédita nos permitiram reunir o Parlamento, o Poder Executivo e a sociedade e elaborar a lista de prioridades. E é nessa direção que nós precisamos trabalhar, Sr. Presidente e Srs. Deputados, para fortalecer e melhorar esse processo, para que nós possamos levar em conta, em consideração, o trabalho realizado por esta Assembléia junto com a nossa população, através dessas audiências públicas que nos permitem racionalizar os recursos para atender, pelo menos naqueles valores que são pequenos, menos de 1%, os investimentos que com certeza vão melhorar a vida da nossa população.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)