Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Nelson Machado

7ª Sessão Ordinária - 03/03/2004

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, público que nos acompanha pela TVAL, gostaria de fazer uso da palavra - eu já comuniquei isto, ontem, oficialmente, mas como V.Exa., Presidente, está retornando hoje, vou falar novamente - para levar ao conhecimento de V.Exas. da minha saída do PP.

Hoje, oficialmente, comuniquei ao Diretório Municipal e ao Diretório Estadual, através do meu querido amigo Marcos Brusa e do meu querido amigo Hugo Biehl, a minha saída do PP.

Gostaria de falar desses cinco anos, aproximadamente, que fiquei no PP, no qual consegui fazer uma legião muito grande de amigos dentro da Assembléia Legislativa, no Plenário, como o meu amigo Deputado Antônio Carlos Vieira, nosso nobre Deputado Vierão, que tenho um apreço muito grande por ele e toda sua família. Gostaria de dizer também do apreço que tenho pelos demais membros da Bancada do PP, não só da Assembléia Legislativa como também da Câmara Municipal de Florianópolis, onde estive por seis anos como Vereador do PP servindo a Prefeita Angela Amin.

Entendo que a Prefeita nada tem a dizer contra a minha pessoa, dos seis anos em que eu, Nilson Machado, ex-Vereador, cumpri com o meu papel dando sustentação e governabilidade à Prefeita. Mas eu colaborei bastante com o PP, porque quando participei da última eleição para Vereador consegui receber, aproximadamente, sete mil votos, levando comigo mais dois Vereadores. Se hoje a Bancada do PP, na Câmara Municipal de Florianópolis, é a maior Bancada, foi graças aos votos que recebi dessas pessoas. E conseguimos na época fazer um bom trabalho dentro da Câmara Municipal dando governabilidade integral à Prefeita Angela Amin.

Gostaria também de registrar aqui o meu apreço, o meu carinho pelo Dr. Esperidião Amin e pela família - a sua mãe, o seu pai e as suas irmãs maravilhosas, que sempre me atenderam muito bem.

Gostaria de registrar, ainda, o meu respeito e o meu carinho por várias pessoas que compõem, hoje, o Secretariado da Prefeita Angela Amin, de uma forma muito especial à D. Lúcia Batistoti, Presidente da Aflovi, minha amiga de muitos e muitos anos. E aos demais Secretários da Prefeita que sempre me respeitaram, coisa que não foi feita pela atual Prefeita.

Gostaria de dizer que nunca almejei ser Prefeito de Florianópolis, nunca passou pela minha cabeça, nunca passou pela minha idéia de querer ser Prefeito da Capital. Talvez seja o sonho de muitos políticos, mas este não é o meu sonho. A minha visão política, o meu caminho político é outro. Eu penso em me reeleger Deputado Estadual, e isso tem veracidade, mas Prefeitura, não. Embora entenda que eu deveria ter sido respeitado, pois meu nome jamais poderia deixar de aparecer nas pesquisas indicadas pelo nosso Partido e até mesmo pela própria Prefeita, afinal de contas, foi quase 20 mil votos que eu recebi na Capital, pois fui o mais votado.

Eu não falo isso com grandeza, eu não estou falando isso por prepotência, por bajulação. É uma realidade, pois eu recebi aproximadamente 20 mil votos. Eu sou uma pessoa humilde, de origem do morro, gente pobre, por isso não tenho por que vir aqui para fazer algum glamour com o meu nome ou com a votação que eu obtive.

Eu simplesmente deixei de ser artista para ser realista, e a minha realidade é esta. Realmente eu fui o mais votado pelo trabalho social que realizei na Capital. As pessoas reconhecem o trabalho que fiz, que é um trabalho transparente. O trabalho nas creches do Duduco 1 e 2, do orfanato; todo trabalho que eu tenho feito com a área social é um trabalho transparente.

Todas as pessoas têm acesso à creche do Duduco, e as que quiserem visitar a creche ou ver como funcionam as obras sociais do Deputado Nilson Machado, elas estarão abertas para serem consultadas. Pode ser pelo mero colaborador, como pode ser por qualquer órgão da Justiça. Nós trabalhamos de forma muito transparente.

Então, é verdade que o povo do morro, de uma forma muito especial, juntamente com as demais pessoas desta cidade, resolveram eleger o Duduco para Deputado Estadual.

Mas eu gostaria, Sr. Presidente, de falar também da minha tristeza e dizer o porquê de eu ficar estes anos todos calado, dizendo que ia sair e não saía do PP.

Realmente eu estava tentando não sair, estava tentando me manter no Partido, porque o número de amigos é muito grande. Eu gosto do PP, das pessoas do PP, do Aldo Rosa, que é um grande amigo meu, uma pessoa maravilhosa, pois eu cheguei aqui também pela sua ajuda. Eu gostaria de registrar isto.

Mas eu gostaria ainda de pedir desculpas à população de Florianópolis e de registrar aqui a minha tristeza pela forma como venho sendo tratado pela Prefeita Angela Amin desde 1983, quando esta senhora era esposa do ex-Governador Esperidião Amin e estava frente à Ladesc. Sempre me olhou com menosprezo, desrespeitando-me. Naquela época, chamava a minha creche de depósito de criança, toda a vida criticou as minhas obras sociais e me criticou.

Quando fui Vereador, diversas vezes fui humilhado por esta senhora. Ela nunca me respeitou nem quando recebi os votos quando fui Vereador e hoje como Deputado.

Então, gostaria de dizer, nesta Casa, que eu não tenho medo da Prefeita Angela Amin. Se há muitas pessoas que têm medo, eu não tenho medo dela. Ela, realmente, tem o hábito de dar de dedo, de dar de mão nos outros, disparando tiro para tudo quanto é lado, ofendendo as pessoas, achando que é a dona do mundo, achando que porque conseguiu alguns troféus por um órgão da imprensa, em nível nacional, como a melhor Prefeita do Brasil, entende que vai ser a eterna mulher da política de Santa Catarina, esquecendo de tantos outros nomes de políticos que já tivemos em nosso Estado.

Nós temos pessoas que brilham como mulheres na Capital do Estado e até em Santa Catarina. Nós temos a Senadora Ideli Salvatti; a Deputada Ana Paula Lima; nós temos Vereadoras por toda Santa Catarina que desempenham um grande trabalho. Nós temos a Deputada Simone Schramm, a Deputada Odete de Jesus, pessoas maravilhosas que fazem um bom trabalho no Estado.

E a D. Angela Amin se acha a maioral, que é realmente a mulher que manda no PP. Então, um Partido que tem dona, eu não posso continuar nele. Eu entendo que o Partido tem que ser feito de uma forma eclética. Nós temos que trabalhar de uma forma conjunta, comunitária. Jamais poderemos trabalhar de forma individual, como a D. Ângela Amin tem feito na Capital.

Eu não tenho procuração para falar pelos Vereadores, mas sou obrigado a dizer que os Vereadores, na Câmara Municipal, passam trabalho na mão desta senhora, porque estive lá e presenciei isso. Não é fácil lidar com esta senhora.

Ela, realmente, está precisando de uma lição, está precisando até de uma aula de boas maneiras para tratar as pessoas e o seu eleitorado. Se achando que porque ganhou aquele troféu, em nível nacional, é uma grande política que já está carimbada, talvez, para ser Governadora do Estado ou para o Senado, quero dizer que não é por aí, não!

Ela tem que enxergar também as suas falhas. O terminal urbano não foi uma boa a esta cidade, ela tem que dar uma olhada nesse terminal, pois não ficou bom! E nós, Deputados e Vereadores, na Capital, estamos tentando tapar esses furos. Mas eu não estou aqui para isso! Eu estou aqui para fazer um trabalho sério e quero ser respeitado.

Mas gostaria de dizer aqui, através da TVAL, para todos os catarinenses, do abuso que é esta senhora chamada Angela Amin, o abuso que esta senhora faz com os políticos ligados ao seu Partido. Ela realmente quer dar na mesa, quer levantar o dedo. Eu a acho rancorosa, carregada de ódio, mal educada e prepotente.

Por isso, Sr. Deputado, hoje realmente fui obrigado a falar sobre a pessoa da jararaca Angela Amin. É o que ela é! Esta mulher é uma jararaca!

Eu sou obrigado a levar ao conhecimento das pessoas sobre a sua pessoa. Ela é uma jararaca de primeira, mas só que eu não tenho medo dessa jararaca, porque tenho o soro anti-veneno dessa cobra. Está aqui e queria mostrar ao povo de Santa Catarina a jararaca da Angela Amin. Sou obrigado a mostrar!

Eu fui obrigado, Sr. Presidente, a agir desta maneira para esta senhora parar com a sua prepotência de querer gritar e de querer falar mal de todo mundo nos quatro cantos desta cidade, achando que é a rainha da política de Santa Catarina, e ela não é. E não vai fazer comigo o que faz com os outros, não! Está botando notinha no jornal, através dessa pequena cúpula que tem, uma meia dúzia de gente puxa-saco dela!

Eu moro no morro e de lá do morro vejo melhor o que se passa aqui embaixo. E eu continuo dizendo: ela que não subestime este Deputado, que ela está realmente mexendo com a pessoa errada. Ela que vá procurar outra praia e não a minha!

Eu quero respeito com a pessoa do Deputado Nilson Machado e quero respeito com os quase 30 mil votos que tive na Capital. E tenho certeza de que o Deputado vai dar a resposta na hora certa para a Prefeita Angela Amin no próximo pleito agora deste ano.

Nós vamos a resposta certíssima e queremos que a população de Santa Catarina acompanhe as eleições da Capital para ver se a Dona Ângela tem essa força toda. Lá no morro não existe essa força da Dona Ângela porque o morro está esburacado. A própria Avenida Mauro Ramos, que dá acesso aos morros da Capital, está cheia de buracos. Agora passei próximo ao Instituto Estadual de Educação e pude ver uma cratera enorme ali.

Essa é a Prefeita Angela Amin que toma conta da Capital. Até pode fazer um bom trabalho, mas não totalmente, não do jeito que ela pensa e imagina: que realmente ela é a melhor e é a única. Para mim não! Pode me chamar de tartaruga, conforme dizem que ela me chamou, mas a jararaca não vai comer a tartaruga, não!

Sr. Presidente, eram estes os esclarecimentos que queria fazer!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)