Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

31ª Sessão Ordinária - 23/04/2002

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho à tribuna novamente no horário de Explicação Pessoal para dar as respostas às acusações realizadas aqui pelo Deputado Afrânio Boppré, que disse que eu, aqui na tribuna, nivelava todos os Parlamentares e todos os Partidos de forma igual.

Mas, na verdade, disse nesta tribuna que aceitava os debates que respeitam a democracia e o campo das idéias. E os debates no campo das idéias podem ser importantes para a sociedade e para os Partidos. Mas não aceito, e tenho o direito de não aceitar... E tenho lealdade suficiente para vir aqui defender o meu Partido, o meu Governador e a minha Prefeita, Dona Ângela Amin, com relação às acusações levianas, calcadas na falta de responsabilidade, e às acusações fáceis que o PT tem feito, quando distribuiu, por todas as casas, panfletos dizendo o seguinte:

(Passa a ler)

“Você sabia, por exemplo, que em 2001 Santa Catarina recebeu R$341 milhões da União, e destes o Governo Amin, do PPB e do PFL, destinou R$303 milhões para a Prefeitura de Florianópolis, sobrando apenas 11% deste total para o Estado inteiro de Santa Catarina e, praticamente, zero para a nossa região do Alto Vale?

Por isso, venha conhecer, nesse dia 10, Fritsch e suas propostas para transformar a realidade do nosso Estado, a da agricultura familiar, e acabar com administrações viciadas, que não servem aos interesses do povo de Santa Catarina.

Amin, saia da praia! 89% dos recursos do Estado para Florianópolis não dá!”

Esses maus-caracteres, esses irresponsáveis, esses caluniadores, que são informados, que sabem ler, abriram a página da Internet na qual constava, no seu início, que Florianópolis recebia R$341 milhões como sede. Sabendo ler, na continuidade viram que como sede, como berço da Universidade Federal de Santa Catarina e dos órgãos públicos federais, os recursos foram direcionados para Florianópolis e não para a Prefeitura de Florianópolis.

Então, parte desses recursos foram para a Universidade Federal de Santa Catarina e para outros órgãos públicos federais, somando, sim, R$303 milhões. Mas, eles, irresponsavelmente, acusaram a Dona Ângela Amin, dizendo que foram para os cofres da Prefeitura. Isso foi dito pela Deputada Ideli Salvatti.

Não podemos aceitar as acusações levianas e as panfletagens que tiveram a coragem de fazer! Isso merece retratação! Tem que existir penalidade para quem abusa do poder dessa forma!

Deputado Joares Ponticelli, isso foi uma barbaridade que fizeram contra a Capital, contra a Dona Ângela Amin e contra o Governador do Estado, que faz um Governo sério e responsável. E até hoje ele não assinou um convênio com a Prefeitura desta Capital, já para evitar esse tipo de desmando. E esses cidadãos... E isso é prova de que o Governo nunca investiu tanto no interior do Estado como está investindo agora: das 22 obras licitadas para expansão da nossa malha viária, nenhuma é em Florianópolis; dos 97 estabelecimentos de alta complexidade, 57 o Governo Esperidião Amin montou no interior do Estado! E essa gente não pára de fazer acusações!

Agora, acusaram a Dona Ângela Amin de ter de demitir um Secretário por corrupção e de desvio na tal Festa da Tainha. Queremos perguntar a ele onde está a condenação, porque é fácil fazer acusação, ainda mais quando é feita por maus-caracteres, que chegaram ao ponto de acusar que ficamos com R$300 milhões! Acusar é fácil! Quero ver onde está a prova disso, onde está a condenação da Dona Ângela Amin!

Agora, nós temos dados, Deputado Joares Ponticelli! Este cidadão, Secretário da Prefeitura, vice-Prefeito de Florianópolis, deixou passando fome, deixou na miséria, os servidores deste Município com três folhas de salário atrasadas. Ele tinha que vir é falar disso, explicar o porquê na época, quando administravam esta Capital chegaram ao ponto de deixar três folhas de salário atrasadas, mas não deixaram de para pagar as empresas de propaganda.

Essa gente tem que vestir a roupa do descaramento, da irresponsabilidade, da incompetência e da facilidade que têm de acusar os outros.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Quero cumprimentá-lo pelo pronunciamento e dizer, Deputado Nelson Goetten, que no dia 30 de abril o colunista Cláudio Prisco Paraíso escreveu uma matéria, induzido ao erro, conduzindo à mentira, a partir de uma informação falsa dada por uma Deputada desta Casa, da Bancada do PT.

No dia 10 de abril este colunista passou a ocupar o espaço quando a verdade foi restabelecida e a nota se chama “Incompetência ou má-fé”. Diante deste panfleto que V.Exa. traz hoje quero propor ao colunista que faça uma correção ao título tirando a palavra incompetência, porque usarem de má-fé na divulgação dos números.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Este Deputado estava acusando como prática de crime do Governador Esperidião Amin a questão da BR-282. Num processo de verificação, onde ninguém tem coragem de vir falar hoje do resultado por antecipação, ele vem fazer acusações.

O Governo Esperidião Amin é galgado na seriedade e vamos mostrar para este cidadão o que é ser sério, coisa que ele não sabe fazer quando administra.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Em contrapartida, o de Blumenau e o do Rio Grande do Sul até hoje não deram explicações, do caso dos bicheiros até hoje não falaram. Chegaram até a trocar o candidato. Por que o Olívio Dutra não é mais o candidato ao Governo? Se eles são tão bons assim, por que não mantiveram o Olívio Dutra como candidato? Por que inventaram uma tal de disputa para tirar o Olívio? Porque não têm como sustentar a candidatura em palanque!

Eles precisam se reciclar! Honestamente, eles precisam se reciclar! E olha que eles não aprendem! É por isso que crescem e crescem na pesquisa, mas quando chega a hora da eleição o eleitor desperta e não cai nesse erro. Foi o que aconteceu com os franceses quando o candidato estava indo bem, mas só foi o Lula ir lá e o azarão despencou e nem passou para o segundo turno.

Graças a Deus o brasileiro desde 1989 deixa crescer na pesquisa, mas não se deixa enganar, porque na hora do voto sabe que essa gente não tem competência para administrar nem esse País, nem esse Estado e nem os nossos Municípios.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Joares Ponticelli eu só pergunto: se nós chegássemos ao ponto da irresponsabilidade e da inconseqüência de fazer acusações deste tipo sem nenhum fundamento contra eles, o que eram capazes de fazer? Nós aceitamos estas barbaridades, somos acusados de forma leviana continuamente por esse tipo de gente que vem aqui e se desculpam com meias palavras: é, não foi bem assim, eu não li toda a página, eu li só uma parte e me equivoquei. Isso é uma barbaridade! Mas nesse momento já estavam com a planfetagem na rua.

Então esse tipo de política não aceitamos! Agora, para fazer política no campo das idéias, dos argumentos, das propostas, da democracia, não vamos ter nenhum problema! Nós sabemos respeitar as pessoas. Nós não vamos respeitar esse tipo de gente, esse tipo de acusação, esse tipo...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)