Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

22ª Sessão Ordinária - 13/04/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, estamos aqui hoje para falar dos fatos que estão ocorrendo, como as greves, que estão acontecendo uma após a outra. As pessoas sabem o que estão fazendo porque reivindicam algo que querem conquistar.

Durante as duas semanas anteriores ocorreu a greve do Besc, que trouxe prejuízos à população catarinense. Pessoas idosas, mulheres grávidas e trabalhadores que tinham outros compromissos precisaram enfrentar filas imensas. Isso não é bom para nós, Parlamentares, não é bom para a sociedade catarinense, não é bom para as famílias, enfim, não é bom para ninguém.

O jornal Diário Catarinense traz a notícia de que o Magistério pára até quinta-feira e espera uma contraproposta do Governo para repor perdas. E o que acontece? Prejuízos! Quem perde? Quem perde são as bases familiares, são as famílias, aquela mãe de família que trabalha fora, que não tem condições de pagar ensino particular, aquele pai que está gemendo com as mãos calejadas e assim por diante! Quem leva o maior prejuízo é a população menos favorecida, essa sofre, essa geme, essa está amassando o barro com a palha e nós não vamos admitir. Esta Parlamentar é porta-voz do carente!

Srs. Deputados, hoje, inclusive, na Comissão de Constituição e Justiça, contamos com a presença marcante da Presidente do Sindicato, a professora Marta. Eu tive que me ausentar durante a reunião porque precisei substituir o Presidente da Comissão de Saúde, Deputado Clésio Salvaro, que tinha um compromisso agendado. E aproveito para pedir escusas ao Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Deputado Julio Garcia, que é um brilhante Parlamentar.

Tenho certeza de que a professora Marta estava ali para falar com os Deputados e pedir apoio, porque com o Magistério paralisado, as bases enfraquecem, a família perece, a criança fica desmotivada porque como ela segue um ritmo, um andamento, um planejamento feito para ser executado em tantos dias letivos, e esse conteúdo não é dado pausadamente, dentro daquele planejamento a ser atingido, o que vai acontecer? Perde essa criança, e quem mais perde são os pais.

Então, faço um apelo para que o Secretário de Estado da Educação e o nosso Governador, que é uma pessoa compreensiva, que tem procurado atender aos anseios da população catarinense, juntamente com o Sindicato dos Professores encontrem um entendimento, um acordo para que todos saiam ganhando.

Srs. Deputados, todos nós sabemos, e eu tenho muitas vezes assomado à tribuna para falar, que o professor faz um papel múltiplo. Ele é de fundamental importância para a sociedade devido ao aprendizado que passa para as crianças.

Queremos contornar esse problema e tenho certeza de que os todos os Parlamentares, bem como a brilhante Deputada Ana Paula de Lima, também almejam isso, que haja entendimento, que haja de ambas as partes um acordo porque senão as coisas irão mal pois a base de tudo é a educação.

A Educação é a formação do caráter da criança. A criança vem de um berço materno, muitas vezes sem condições, porque muitos pais têm que trabalhar, só encontrando-se com o filho à noite, quando há conversas rápidas porque a mãe tem que fazer faxina na sua casa à noite, tem que deixar o almoço do dia seguinte pronto.

Então, é o professor quem vai fazer o papel fundamental para a formação do caráter dessa criança. E com a paralisação das aulas a nossa sociedade não evolui. Ao invés de andar para frente, progredindo, prosperando, avançando, vai andar igual carrapato: cada vez mais para trás.

E não é isso que nós, Parlamentares, queremos. Nós queremos que haja, de ambas as partes, entendimento e compreensão para solucionar os problemas.

Nós estamos aqui para quê? Estamos aqui nesta cadeira Legislativa para esquentar o banco? Não! Estamos aqui para agir, tomar ações, falar, debater, discutir e para trazer soluções que a sociedade almeja...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)