Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

18ª Sessão Ordinária - 31/03/2004

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero também deixar o meu registro de respeito, de reconhecimento a um homem público determinado, que mostra que é possível criar mudanças, que vale a pena acreditar em determinadas lideranças políticas; e mostra, acima de tudo, um ato de coragem quando renuncia ao mandato de Prefeito de um Município da importância de São José para assumir um desafio ainda maior na sua vida, que é o de ser candidato a Prefeito da Capital de Santa Catarina, Florianópolis. Dário Berger, por quem temos respeito.

O Sr. Deputado Djalma Berger - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!

O Sr. Deputado Djalma Berger - Nobre Deputado, só para finalizar a última frase do meu pronunciamento, quero agradecer a todas aquelas pessoas que, de uma forma ou outra, contribuíram para chegarmos ao momento de ter um candidato pelo PSDB à Prefeitura da Capital.

Gostaria de fazer uma referência especial ao Senador Leonel Pavan, pois foi uma figura decisiva nesse momento e exigiu que o Sr. Dário Berger se candidatasse à Prefeitura de Florianópolis.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Srs. Deputados, ouvindo os pronunciamentos feitos aqui na Casa na semana que passou e nesta semana e acompanhando o que a imprensa está noticiando, confesso que estou muito triste. Confesso, particularmente, a minha tristeza, a minha decepção, a minha frustração por vivermos um dos mais difíceis momentos da política brasileira.

Este momento, infelizmente, é total responsabilidade de um Partido que durante 20 anos vendia ilusões, prometia o que não podia oferecer, escrevia o que não ia cumprir e treinava para fazer discursos. Isso estimulou a grande maioria do cidadão brasileiro a depositar seus sonhos e suas esperanças naquelas propostas, que bem preparadas pelos marqueteiros levaram o povo às urnas passar a responsabilidade de dirigir o futuro do seu País e dos seus sonhos ao Partido dos Trabalhadores, ao Partido do discurso e mais discurso, ao Partido que engoliu aquilo que dizia, que fez com que o cidadão, que já não acreditava, terminou de acreditar no político.

Agora o povo não tem mais por que acreditar no Político, no que está escrito, porque foi repetido muitas vezes e não foi cumprido. Não tem mais como acreditar no discurso se ele virou repetitivo, não resolve mais nada. É apenas mais um discurso de alguém que foi treinado conforme a vontade e o desejo da platéia que está ali na frente.

Esta é a realidade que vivemos, e é triste. Eu respeito cada Partido; imaginem não ter respeito por um Partido como o do PT?

Assistimos todos os dias aos noticiários e nunca vimos tantas notícias ruins para o nosso futuro! E nunca um Governo recebeu tanto apoio e tanta solidariedade como este que não justifica produzir o que está produzindo!

O Governo Lula usa imagem enganosa na televisão. Quando começava a viver os momentos de crise, aonde ia buscar apoio, aonde ia se refugiar o Governo do PT? Ia se refugiar naquelas figuras que o povo aprendeu a odiar, e muito mais pelo que dizia o PT sobras essas figuras. Aonde ia se refugiar o PT no primeiro momento de crise? Ia se refugiar e buscar apoio do Sr. Antônio Magalhães e do Sr. José Sarney, que agora estão cobrando a fatura!

Isso deve ser uma humilhação para o petista, deve ser uma humilhação para qualquer cidadão que depositou a sua confiança, a sua esperança, os seus sonhos na mão do PT!

Mostra uma covardia muito grande um Partido que assumiu um compromisso de transparência e moralidade com este País. E agora parte para a enganação. Propagandas enganosas ontem são retiradas hoje, como foi enganoso todo o seu material de campanha, e tudo aquilo que o marqueteiro Duda Mendonça, dentro das suas oficinas de marketing, preparou para ser um programa de Governo.

Era apenas um grande teatro, e continuamos vivendo esse teatro porque a realidade está exatamente estampada aqui: a realidade é que 19% do povo de uma grande Metrópole como São Paulo está passando fome! E esse povo acreditava! Faz pouco tempo, Deputado Antônio Ceron, que ouvimos o discurso do espetáculo do crescimento - julho do ano passado!

Qual o espetáculo que estamos vivenciando hoje? O espetáculo do crescimento da criminalidade; o espetáculo do crescimento do desemprego; o espetáculo do crescimento dos impostos, quando o próprio Governo se manifesta dizendo que é uma barbaridade o que se está fazendo com o País!

O Sr. José Alencar, que se eu entendo continua sendo o vice-Presidente da República, diz que é uma irresponsabilidade o que está sendo feito com o povo brasileiro! O Sr. José Alencar está arrancando as suas fábricas daqui e levando-as para a Argentina porque lá os impostos são mais baratos e os juros menores! O Sr. José Alencar é o vice-Presidente da República!

Se olharmos as notícias, veremos que todos os Partidos que estão apoiando este Governo, todos eles, vivem um momento de preocupação porque não há Governo, porque não se prepararam para governar, porque pensavam que continuando discursando bonito iriam resolver os problemas do povo brasileiro.

Mas a fome está aí! A CNBB diz: primeiro nós tínhamos muita pobreza nas ruas, mas agora, neste Governo, o que vemos é miséria!

O Presidente da CNBB diz que agora o que nós vemos é a miséria, o absoluto abandono! Agora é um Governo serviçal, um Governo covarde, de joelhos para o sistema financeiro!

E ontem, toda a elite petista (só faltou o Bispo) estava na posse do Presidente da Fenaban. Isso é uma humilhação para o povo brasileiro, um estelionato contra o povo brasileiro, é cuspir na cara do eleitor! E só alguém com a cara, com o jeito, com a coragem do PT é que poderia fazer isso! Qualquer outro que fizesse isso contra o povo brasileiro já estaria cassado; nesta hora não tinha mais condições de governabilidade!

Mas o PT chegou ao ponto do sentar com o PSDB e cumprimentá-lo, e sentar com o PFL e cumprimentá-lo para pedir a eles que ajudassem a salvar o País e devolver a governabilidade! Foram pedir a devolução da governabilidade! Foram dar o testemunho de que não tinham competência para Governar! Precisavam que o PSDB fosse tolerante com eles.

O Sr. Antônio Carlos Magalhães, o Sr. José Sarney, o Sr. Paulo Maluf e o Sr. Orestes Quércia já estavam solidários! Só estavam precisando do PSDB e do PFL para ajudar a acalmar e defendê-los, porque quem está no Governo não tem mais condições, nem os petistas!

Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Quero cumprimentá-lo pelo pronunciamento e também dizer que sempre se ouvia falar de propaganda enganosa para ganhar as eleições. E agora o Governo, que não tem nada para mostrar, está fazendo propaganda enganosa para tentar mostrar obras e ações do atual Governo a ponto de, nesses dias, apresentar umas plantações bonitas, umas hortas bonitas, mas foram pedir emprestado da Cooperativa Cotia, em São Paulo, porque não tem nada! E colocaram como sendo obra do dinheiro do Pronaf.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pagando R$ 50,00 para cada figurante!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Para cada peão, para cada figurante.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Vendendo o filme por R$ 8 milhões para o Governo.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Então, estamos chegando, efetivamente, a um momento em que temos que refletir.

E hoje de manhã ouvi o Senador Antero Paes de Barros, do PSDB dizer: "Espero que a Senadora Ideli Salvatti recupere a capacidade da indignação". Foi o termo que o Senador usou: "Espero que a Líder do PT recupere a capacidade de indignação". Porque ela, como a figura lady da política brasileira tem que defender os Waldomiros, etc.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Quero aqui me desculpar com os companheiros Parlamentares do PT, mas é difícil para nós aceitarmos tudo isso! Aquele que acreditou e depositou sua esperança e seus sonhos em um Partido, em um cidadão como o Lula, hoje está vivendo uma humilhação! É uma irresponsabilidade, uma covardia, uma humilhação o que estão impondo ao povo brasileiro! Estão jogando o povo brasileiro na miséria! Isso é uma ofensa, uma vergonha que não podemos aceitar! Temos o direito de vir aqui e cobrar desses que ainda vêm tentando confundir o povo através de discurso!

Basta! Chega! Enganaram...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)