Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Mauro Mariani

8ª Sessão Ordinária - 04/03/2004

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, quero fazer referência a um fato que aconteceu na nossa região semana passada, no Município de Porto União, assunto que a Deputada Odete de Jesus já tratou ontem.

Eu estava inscrito para falar ontem, mas não foi possível fazer o meu pronunciamento. Por isso gostaria de tecer alguns comentários sobre a tragédia que assolou o Município de Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina, onde uma chuva de granizo destruiu mais de cinco mil casas. Aquela cidade que já viveu grandes problemas como enchentes, está vivendo agora a mais um cenário triste.

Estivemos lá presentes, como também a Deputada Odete de Jesus, o Governador Luiz Henrique da Silveira, e o cenário era desolador. Sobrevoando a cidade, parecia que estávamos em um cenário de guerra. Praticamente 70% das residências foram atingidas, as pessoas correndo, tentando adquirir telhas Eternit, lona para cobrir as suas casas e o comércio local e da região já não podia mais atender.

Mas a Defesa Civil do Estado prontamente se fez presente, dando auxílio àquela população, prestando os primeiros atendimentos, encaminhando a parte documental, e o Governador, no dia seguinte, também foi levar sua solidariedade à população de Porto União.

O mais importante de tudo, e aí é bom que se faça este registro, é a agilidade do Governo do Estado. E tenho que comentar que o fato ocorrido em Porto União é prova do acerto que o Governador Luiz Henrique fez em descentralizar o Governo.

Menos de uma hora depois de a tragédia ter atingido aquele Município, o Governo do Estado já estava presente. O Secretário Regional de Canoinhas já estava lá, junto com a população de Porto União, junto com Prefeito Eliseu Mibach, junto com o vice-Prefeito Renato Stasiak e junto com as nossas lideranças de Porto União, agindo imediatamente.

O fato da descentralização foi fundamental para isso, porque senão somente no outro dia o Governo iria se fazer presente. Mas logo já estava lá o Secretário José João Klemplous dando o encaminhamento - e a Deputada Odete de Jesus testemunhou este fato - e determinando que as escolas estaduais fossem recuperadas para garantir o início das aulas.

Creio que esse é um exemplo que devemos trazer aqui de que a descentralização está no caminho correto, pois deu muito mais agilidade ao Governo do Estado. E nós podemos testemunhar isso lá em Porto União, na última sexta-feira.

O Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Pois não!

A Sra. Deputada Odete de Jesus - Deputado, nós pudemos ver a agilidade e a eficiência do nosso Governador Luiz Henrique, cancelando compromissos. Havia uma agenda completa e ele renunciou àqueles compromissos para ver a realidade e dar o devido auxílio àquela população tão sofrida. Nós dois pudemos constatar, pois estivemos lá sobrevoando a cidade, a enorme tragédia daquele pessoal tão sofrido.

Sr. Deputado Mauro Mariani, V.Exa. está de parabéns pelo tema que aborda, mostrando que este Governo está dando certo, e vai dar certo. O nosso Governador Luiz Henrique é uma pessoa sensível aos interesses dos menos favorecidos, dos pequenos e dos desabrigados.

Parabéns, Deputado Mauro Mariani, pelo tema!

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Na verdade, não só a presença do Governador Luiz Henrique, Deputada Odete de Jesus, mas a agilidade com que o Estado se fez presente é fruto da descentralização. Em menos de uma hora, o Secretário José João Klemplous já estava presente, bem como toda a estrutura da Secretaria Regional, tomando as primeiras medidas, buscando a recuperação do patrimônio público, especialmente das escolas estaduais que foram totalmente destruídas pela chuva de granizo.

Na verdade, é isso que a comunidade espera do Governo: a presença em todas as horas e, principalmente, nos momentos difíceis, e não só a presença física, mas a presença com ação, chegando lá para resolver e dar os encaminhamentos.

É isso que eu quero enaltecer aqui: que até num momento difícil desses pode-se ver que o Governador acertou quando fez a descentralização administrativa.

Então, quero registrar isso aqui e dizer que ontem o Governador esteve em Brasília, pessoalmente, acompanhando o Prefeito Eliseu Mibach no pedido de recursos do Governo Federal, e foi atendido pelo Ministro Ciro Gomes às 11h. E o próprio Ministro se comprometeu e vai ajudar na recuperação das casas daquele Município.

Portanto, além da presença da Secretaria Regional e do Governador lá no local, Sua Excelência também foi a Brasília para garantir que recursos viessem para atender às pessoas necessitadas lá da nossa querida Porto União.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado Mauro Mariani, pela sua preocupação, que é muito grande.

Hoje pela manhã acompanhamos pela imprensa a situação daquele Município causada pela forte chuva de granizo que atingiu toda a região, e vimos a declaração do Governador, que levou o pleito daquele povo e já colocou recursos à disposição para recuperar aquele Município.

Então, quero cumprimentar V.Exa. pela sua preocupação. Como Parlamentar daquela região, veio aqui defender aquele povo. E os resultados já estão aí disponíveis para que possam recuperar não apenas os órgãos públicos, mas também as casas da população que foi atingida.

Gostaria de cumprimentar V.Exa. e de parabenizá-lo pelo seu pronunciamento!

O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Muito Obrigado, Deputado Manoel Mota.

Realmente, o Governador de imediato, já determinou que se recupera os órgãos públicos e já liberou recursos para que a Prefeitura pudesse atender aos atingidos.

Estão de parabéns aqui o Governo do Estado pela agilidade no atendimento à população de Porto União, bem como a Defesa Civil e a Secretaria Regional de Canoinhas. Mas o nosso agradecimento e o nosso reconhecimento deve-se também à ação rápida, à ação determinada, à ação, acima de tudo solidária, do nosso Governador. Além de visitar a cidade de Porto União, foi até Brasília garantir recursos para aquele gente sofrida daquele Município de Porto União.

O segundo assunto é para fazer um agradecimento à Câmara de Vereadores do Município de Rio Negrinho, que na última quinta-feira me concedeu o título de Cidadão Honorário daquela cidade.

Quero agradecer a todos os integrantes da Câmara de Vereadores daquele Município, especialmente ao Vereador Waldomiro Vicente, que foi o propositor da honraria concedida a este Deputado, e parabenizar aquele Município, do qual tive a felicidade e a oportunidade de ser Prefeito por dois mandatos, pelos 50 anos de emancipação política.

É um Município que nasceu do vizinho Município de São Bento do Sul e passou por momentos difíceis na sua história, mas que hoje ocupa um cenário de destaque na conjuntura política e econômica do Estado de Santa Catarina.

Rio Negrinho já é o 21º Município em arrecadação no Estado de Santa Catarina, um Município de 40 mil habitantes em franca expansão e que faz parte do pólo moveleiro, o segundo item das exportações de Santa Catarina, somente perdendo para os frigoríficos. Portanto, é um Município que vem ganhando destaque, fruto do trabalho daquele povo sério e fruto não só dos empresários, mas também da classe política que aquela cidade produziu, independente de siglas partidárias.

Temos, graças a Deus, uma classe política comprometida, séria e que coloca os interesses da comunidade acima dos interesses político- partidários. Por isso que a nossa cidade está construindo essa história de sucesso, que é orgulho para todos nós, principalmente para este Deputado, que pôde governar aquele Município por dois mandatos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)