Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

77ª Sessão Ordinária - 08/10/2003

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, primeiramente quero agradecer a V.Exa., Sr. Presidente, por permitir que eu utilize este espaço nesta tarde.

Gostaria de fazer referência ao ato de instalação da Fundação Educacional de Brusque, do qual ontem eu tive a oportunidade de participar naquela cidade, juntamente com o Deputado Paulo Eccel; com o vice-Governador, Eduardo Pinho Moreira, representando o Governador; com demais autoridades de toda aquela região; com o Secretário Regional de Brusque, Sr. Dirceu Marchiori; e com a atual diretora e hoje Reitora da nova universidade, professora Maria de Lurdes Gusnardo Tridapalli.

Com certeza a instalação deste Centro Universitário em Santa Catarina representa um momento todo especial para aquela região em todos os sentidos: na educação, no desenvolvimento. Uma nova era se abre, após 30 anos, Deputada Ana Paula Lima, da existência daquela Fundação Educacional.

A Fundação Educacional de Brusque foi fundada pelo Padre Orlando, que teve também uma participação na Furb, em Blumenau, hoje Universidade de Blumenau. Portanto, há 30 anos criou a FEB. E ontem houve esse ato do qual todos nós participamos. O Presidente do Conselho Estadual de Educação, Dr. Adelcio, estava presente também e fez um brilhante pronunciamento. Enfim, todos nós participamos deste ato histórico para Brusque e também para o Vale do Rio Itajaí Mirim e Vale do Rio Tijucas.

É importante que se diga que a primeira faculdade de Santa Catarina foi criada lá em Brusque. Na época uma faculdade de filosofia, que hoje não existe mais. Portanto, aquela cidade já teve o registro de ter tido a primeira faculdade do Estado.

Um Centro de Universitário funciona quase nos moldes de uma universidade, só é um pouco diferente. O primeiro Centro Universitário criado em Santa Catarina foi o de Jaraguá do Sul. E a diferença de uma universidade é que o Centro Universitário não tem a exigência de se fazer pesquisa, não há necessidade de a universidade gastar em pesquisa.

Gostaria de aproveitar também este momento aqui na Assembléia Legislativa para saudar todos aqueles que tiveram uma participação para que Brusque tivesse o seu Centro Universitário e a sua universidade: o Padre Orlando, o Dr. Adélcio, os professores, o Deputado Paulo Eccel, enfim, todos nós que tivemos a oportunidades de viver este momento histórico para Brusque.

Com toda a certeza é uma nova era no ensino e no desenvolvimento. Também é importante que se diga que a universidade não se encerra no seu ato de criação, no seu ato de instalação propriamente dito. Temos ainda muitos caminhos a percorrer. As necessidades de recursos serão maiores, novos cursos agora poderão ser solicitados com autonomia, sem depender de uma outra universidade. Mas a grande preocupação que se deve ter é com a qualidade do ensino daqui para a frente.

Ao mesmo tempo em que faço referência a esse novo Centro Universitário que foi criado em Brusque, do qual eu e o Deputado Paulo Eccel, que representamos aquela região, tivemos a oportunidade histórica de participar e presenciar, gostaria também de falar um pouco sobre a questão do Besc, qual seja, a instalação do novo Centro Administrativo para o Governo do Estado de Santa Catarina.

Poderia dizer que conheço muitas pessoas determinadas na minha vida, muitas pessoas que têm um objetivo, que perseguem esse objetivo e que muitas vezes o alcançam ou não. Mas temos que reconhecer que o nosso Governador Luiz Henrique da Silveira é uma pessoa determinada, que busca um objetivo e que tem conseguido, na maioria das vezes, o seu intento na sua busca desse objetivo.

Por isso, com uma grande visão de um administrador moderno, Luiz Henrique sabe que a administração de uma empresa, que uma administração pública de um Município ou de um Estado tem de estar integrada, tem de ter uma convivência harmônica, pois do contrário a administração terá dificuldades.

A questão da busca de um Centro Administrativo - e esse é o termo que nós temos que usar - para o Governo do Estado de Santa Catarina não é uma busca de agora, do Governador Luiz Henrique da Silveira. Essa busca já se iniciou com o ex-Governador Paulo Afonso e também teve uma disposição nesse sentido do ex-Governador Esperidião Amin. Mas, sem dúvida nenhuma, com tal determinação só a de Luiz Henrique da Silveira, porque ele viu lá no Centro Administrativo do Besc a grande oportunidade para que Santa Catarina tivesse realmente um local que abrigasse a administração pública estadual.

Sem dúvida nenhuma, o Governo de Santa Catarina não está preocupado com um palácio. Os Deputados de Oposição fazem referência a isso como se fosse uma obsessão de Luiz Henrique querer um palácio para o seu Governo. Absolutamente nós sabemos que não é isso! O que ele quer é um Centro Administrativo, o que ele quer é diminuir as despesas do Estado com o aluguel, o que ele quer é juntar todas as Secretarias - a da Administração, a da Educação, a da Saúde, a da Segurança e assim por diante - para que lá, próximas, funcionando harmoniosamente, trabalhem bem por Santa Catarina e para que Santa Catarina tenha um local adequado, justo, que possa realmente representar o nosso Estado.

Em audiências com Embaixadores e com empresários de outros Estados, que vêm buscar aqui em Santa Catarina um espaço para investir, porque acreditam no nosso Estado, tive a oportunidade de presenciar, em dias de chuva, espaços acanhados, caindo água para todos os lados e que não condizem com a dimensão e com a grandiosidade do Estado de Santa Catarina.

Além disso, Deputado Wilson Vieira, a aquisição ajuda a viabilizar o Besc como instituição pública. A manutenção do Besc hoje naquele Centro significa, aproximadamente, R$600 mil por ano, valor este que o Estado poderá continuar gastando naquele prédio, que realmente é bonito e que não pode ser vendido para outro que não seja o Governo do Estado de Santa Catarina.

Nos últimos quatro anos, sem dúvida alguma, medidas de restrição total impediram o nosso Banco do Estado de Santa Catarina de operar. O Besc ficou quatro anos algemado, engessado, e o que se quer agora é fazer com que esse Banco continue a ser público, volte a ser catarinense. E o Banco Central agora permitiu que ele pudesse operar normalmente para continuar com Santa Catarina.

Agora, para o Banco do Estado continuar operando e continuar servindo Santa Catarina ele precisa diminuir os seus custos, ele precisa investir em tecnologia, em pessoal e em propaganda. Enfim, ele precisa investir para poder competir e ser viável.

Deputado Wilson Vieira, o Banco do Estado de Santa Catarina tem uma marca muito forte. Fizeram tudo nestes anos para quebrá-lo e não conseguiram. Nós lutamos com garra, com unhas e dentes, de todas as formas, para que ele não fosse vendido, para que não fosse federalizado, e não conseguimos o nosso intento. Mas aquelas pessoas que encaminharam um projeto para cá, que queriam que fosse federalizado, continuam trabalhando por trás, querendo que ele seja vendido, que ele seja federalizado.

E o Besc continua sobrevivendo, sim, porque ele tem uma marca forte, porque o catarinense é bairrista e quer que o Banco continue em Santa Catarina. Mas, independente dessas pessoas, tanto o Presidente Lula como o Governador Luiz Henrique querem que este Banco continue catarinense!

O Sr. Deputado Wilson Vieira - V.Exa. me concede um aparte.

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Pois não!

O Sr. Deputado Wilson Vieira - Rapidamente, Deputado, além das questões que V.Exa. levantou, que são bastantes relevantes, o Deputado Dionei Walter da Silva apontou claramente que a medida em que a história vai sendo escrita, vai configurando cada vez mais a intenção da Oposição de realmente inviabilizar o retorno do Besc ao Estado de Santa Catarina ou de propiciar a privatização.

Então, a história não mente. E essa história está sendo escrita dia-a-dia, mostrando quem é quem, quem defende o Besc público e quem defende a sua privatização.

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Obrigado, Deputado Wilson Vieira.

Sem dúvida alguma, graças à grande determinação do Governador Luiz Henrique, hoje Santa Catarina tem um Centro Administrativo que vai fazer com que todas as instituições catarinenses funcionem conjunta e harmonicamente para o bem da nossa sociedade catarinense.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)