Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

30ª Sessão Ordinária - 06/05/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o motivo que me traz à tribuna hoje, mais uma vez, é falar da minha região. E falar da minha região não é um simples bairrismo, é uma defesa dos interesses da Serra catarinense.

Trago aqui hoje, parabenizando a organização, maravilhosa, e os 800 produtores de maçã da região de São Joaquim, uma maçã, com 700 gramas, que tirou o primeiro lugar.

E parabenizo todos aqueles que na agricultura buscam a sobrevivência e buscam também valorizar a nossa terra, o nosso Estado a conseguir aquilo que é mais importante: a geração de emprego e renda.

É com muita satisfação que falo da minha região. E gostaria de falar hoje a respeito dos valores culturais da minha região.

Trago uma matéria sobre um grande escritor e repórter lageano, Dr. Paulo Ramos Derengoski. E gostaria de usar as palavras de um jornalista lageano, quando descreve quem é esse jornalista.

(Passa a ler)

"Existe um momento na vida das pessoas, em que a gente se questiona intensamente com perguntas julgadas importantes. Isso pode ocorrer aos 15, 20, 30, 40 e até nos 60 anos. Eis algumas delas: O que desejo fazer de minha vida? O que os outros esperam de mim? Que ideal me fascina? Para onde estou indo? Que apoio terei para conseguir o que almejo na vida? É melhor comportar-se como todos os outros? Por que não posso tentar meu caminho?

Da resposta a essas perguntas depende a vida de muitos indivíduos para sempre. Por isso, é aconselhável melhor procurá-la o quanto antes.

Acredito que o ideal que mais atrai as pessoas é viajar, tanto para o interior do Brasil, como para o exterior. E é exatamente isso o fascínio do escritor e jornalista Paulo Ramos Derengoski.

Nas várias andanças que fez pelo mundo, serviu como um motivo para que descrevesse algumas dessas viagens, ao editar o livro ‘Viagens de um repórter’" (que será lançado agora).

"O autor foi repórter da Última Hora, Folha de S.Paulo e Revista Manchete, e hoje colabora com vários órgãos noticiosos estaduais e nacionais. Como escritor, Derengoski escreveu ‘Guerra do Contestado’, ‘Meio Ambiente e sua história: Como defender a natureza sem ser ecochato’ e ‘A Saga dos Guaranis’ - Guerreiros, gaúchos e gaudérios e agora ‘Viagens de um repórter’.

O seu ideal é escrever mais obras, pois segundo ele existe muita coisa para ser contada, sem cansar os leitores. Com tanto idealismo, tenho plena certeza de que Derengoski nunca será tentado e até aconselhado por homens respeitáveis a abandonar as suas brilhantes idéias. Não deverá ceder e certamente não conseguirá manter-se firme no seu lugar de escritor e jornalista por causa da convicção de possuir segura vocação.

‘Viagens de um repórter’, por si, é uma descrição com uma palavreado simples e de fácil assimilação pelo leitor menos arguto, mostrando de múltiplas maneiras a visão de ver, sentir e até interpretar os povos, seus costumes e sua cultura, andando por terras estranhas jamais percorridas por muitas pessoas."

Então, Sr. Presidente, para homenagear esse repórter lageano, para valorizar a nossa terra, o nosso grande amigo Paulo Ramos Derengoski, peço que conste dos Anais desta Casa esta homenagem singela que presto a esse escritor. É o sétimo livro que ele publica. E já foi feita uma menção honrosa na Academia Brasileiras de Letras sobre esse livro, ‘Viagens de um repórter’, que retrata coisas da sua viagem, um barriga-verde na terra azul.

Em suas viagens pelo mundo, o repórter e jornalista, em suas andanças durante a sua vida, retratou, não como um guia turístico mas de forma cômica, bem humorada, e dizia que ir à Escócia não era para ver os escoceses de saiote, mas sim para provar o bom uísque produzido lá.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Quero cumprimentar V.Exa. - nós que privamos a amizade de Paulo Ramos Derengoski - por ter trazido a esta Casa e fazer constar dos Anais o relato de uma parte da vida, das idéias, das ações, do conhecimento e, acima de tudo, da cultura de Lages e de toda Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Para quem não conhece Paulo Ramos Derengoski:

(Passa a ler)

"O jornalista e escritor Paulo Ramos Derengoski nasceu em Lages, Santa Catarina. Na década de 50, através de um convite de Samuel Wainer, trabalhou como repórter na Última Hora, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, transferia-se para o Rio Grande do Sul, onde atuou como repórter especial do mesmo jornal, ao lado de destacadas personalidades do jornalismo brasileiro, como Paulo Totti, Flávio Tavares, Tarso de Castro, Pilla Vares, Marcos Faermann e Marco Aurélio Garcia, entre outros.

Trabalhou ainda no jornal Folha de S.Paulo, na Capital paulista, convidado pelo secretário-geral do jornal, Cláudio Abramo. Viajou para Paris onde realizou cursos na Cinemateca Francesa e na Escola de Altos Estudos da América Latina, e retornou à Folha de S.Paulo, passando a escrever na Editoria de Política e publicando uma coluna assinada sobre cinema três vezes por semana.

Logo após foi trabalhar na Revista Manchete, no Rio de Janeiro, dividindo a redação com Raimundo Magalhães Júnior, Carlos Heitor Cony, Zevi Ghivelder, Salim Miguel, Arnaldo Niskier e Justino Martins, entre tantos outros jornalistas. Viaja então para coberturas internacionais nos Estados Unidos, no México, na Tchecoslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária, Rússia, República Popular da China e Escócia, entre outros países.

Depois de 15 anos atuando como jornalista no País e no exterior, em 1975 regressou a Lages, sua terra natal. Atualmente dedica-se à pecuária e mantém uma coluna na Revista Nacional, do Rio de Janeiro, reproduzida em vários jornais de todo o Brasil."

Suas obras mais famosas foram: Guerra do Contestado; Meio Ambiente: sua História; A Saga dos Guaranis; Viagens de um Repórter, que é por esse livro que estou homenageando esse jornalista.

Convido a todos para, no dia 7 de maio, o lançamento desse livro na Feira Estadual do Livro, em Florianópolis. E todos que forem lá poderão conhecer essa maravilhosa obra, que já ganhou menção honrosa na Academia Brasileira de Letras.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)