Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

8ª Sessão Ordinária - 06/03/2003

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, Srs. Deputados e funcionários desta Casa, inscrevi-me para fazer um registro que considero importante e relevante para o nosso Estado.

Quero falar da minha cidade, Joinville, que completa, no próximo domingo, 152 anos. E com certeza, ao longo desse período, muito tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

Escolhi para morar, juntamente com a minha família, essa cidade porque encontramos em Joinville guarida e emprego. Os meus pais saíram de Imaruí, no Sul de Santa Catarina, no início da década de 70, e foram com seus seis filhos pequenos morar em Joinville.

Lá, os meus pais criaram seus filhos, e adotamos aquela cidade como se fosse nossa, embora sempre tenha reconhecido que sou natural de Imaruí, de um lugar chamado Aratingaúba. E Joinville nos acolheu de braços abertos.

Essa cidade, colonizada por alemães, principalmente, completa no próximo domingo, Deputado Nelson Goetten, 152 anos.

Faço essa homenagem porque todo o Estado reconhece Joinville como uma cidade onde as pessoas levantam cedo e vão dormir tarde, porque é uma cidade realmente de trabalhadores, Deputado Lício Silveira.

As empresas começam a funcionar, na sua maioria, às 5h, e muitas delas trabalham 24 horas por dia. São os trabalhadores que constróem aquela cidade no dia—a-dia. Não é o Prefeito, não são os Vereadores, não são os Deputados e não são os políticos que constróem, são os trabalhadores, através da sua mão-de-obra (nem sempre são reconhecidos), que têm construído Joinville de uma forma importante para o nosso Estado.

Então, estou fazendo essa homenagem porque o povo de Joinville merece, aquele povo que trabalha e que luta para ver a sua cidade melhor e, conseqüentemente, também a sua vida, merece essa homenagem.

Não poderia deixar passar em branco o dia de hoje - é a última sessão antes do dia 9 - sem dizer do meu orgulho de morar em Joinville e de ter recebido, Deputado Sérgio Godinho, nas duas eleições que participei como Deputado Estadual, na segunda maior votação da cidade, o reconhecimento daquele povo pelo meu trabalho - um trabalho simples, humilde, mas sempre voltado para as questões sociais e para a nossa gente.

Então, quero render, com muito orgulho, as homenagens ao povo de Joinville, e agradecer pela acolhida que tivemos quando lá chegamos em 1971, como também parabenizar, sobremaneira, os trabalhadores daquela cidade, que não se cansam de lutar para construir uma Joinville melhor.

É verdade que se os políticos tiveram boa vontade em priorizar as questões sociais, Joinville poderá ser ainda muito melhor. Espero que tenhamos uma Joinville melhor que essa, porque ainda existem favelas, dificuldades nos bairros, falta de segurança e a saúde está precária, mas as trabalhadoras e os trabalhadores do Município têm lutado de forma incansável para isso.

Então, no dia de hoje, cidadãs e cidadãos joinvilenses, quero dedicar a vocês toda a sorte, toda a felicidade, porque esta vida só tem sentido se for para ser feliz. As pessoas têm que viver em busca dessa felicidade, da sua e a de seu irmão. E o povo de Joinville, de forma humilde, incansável, vive buscando isso.

Espero que a Administração Pública Municipal, a Prefeitura, resolva os graves problemas que Joinville enfrenta na questão da saúde.

Na semana passada vim a esta tribuna falar sobre a questão delicada que está passando a saúde pública em Joinville; os hospitais, onde há pessoas morrendo nos corredores, faltando leitos, medicamentos, médicos.

Contamos com que o Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura, ajudem o povo de Joinville nessa situação emergencial. Joinville não pode esperar mais - 152 anos -, uma cidade que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso Estado ainda sofre com a falta de segurança pública.

O Governador do Estado, que foi Prefeito de Joinville e deixou na Prefeitura um vice escolhido por uma coligação, deve, junto com o Prefeito Marco Antônio Tebaldi, dar condições para que o Município dê dignidade aos seus habitantes, para que a cidade de Joinville dê condições de vida digna para quem trabalha e constrói a riqueza daquele Município.

Joinville não é apenas a Cidade das Flores, a Cidade dos Príncipes ou a Cidade das Bicicletas, Joinville é a cidade, acima de tudo, das trabalhadoras e dos trabalhadores. E esse povo que constrói a cidade merece uma vida melhor.

Ao mesmo tempo que faço homenagem à nossa cidade pelos seus 152 anos, rendo também a minha homenagem a quem a constrói, que é um povo simples, humilde, que levanta cedo, que vai de bicicleta para o trabalho, que enfrenta as dificuldades e que não se cansa de lutar por uma cidade melhor.

Parabéns a minha cidade, parabéns, Joinville, e parabéns a Santa Catarina por ter no seu Estado a maior cidade, com 500 mil habitantes, completando, no próximo domingo, 152 anos.

O nosso Partido, o Partido dos Trabalhadores, fundado em 1980, e já fundado em Joinville naquela época, muito tem contribuído para o crescimento da cidade. As lutas que o PT vem enfrentando na cidade, por todos os setores: Direitos Humanos, Câmara de Vereadores, com os nossos quatro Vereadores, e agora com dois Deputados na Assembléia e Deputado Federal, enfim, a contribuição que o PT vem dando para Joinville também é importante para que a democracia reine naquela cidade.

Parabéns, Joinville, parabéns ao seu povo, parabéns pela luta de todos para que tenhamos uma cidade melhor, mais digna e com a cara da gente.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)