3ª Sessão Ordinária - 22/02/2005
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, hoje iniciarei com um pronunciamento, ao qual darei continuidade nos próximos dias, não sei ainda se através de uma audiência pública, sobre a situação de um importante Município de Santa Catarina, Itapema, onde os Deputados Antônio Ceron, Romildo Titon, Moacir Sopelsa, Gilmar Knaesel, Gelson Luiz Merísio, Reno Caramori e eu passamos o verão quando temos tempo.
Desejo cumprimentar a Sra. Janete Batista, líder comunitária, o Sr. Luiz Agostini, meu companheiro de Lages, que agora vive na cidade de Itapema, o companheiro Hamilton Vieira, também líder comunitário e José Mauro Isolani, presentes nas galerias da Casa. Eles já tiveram a oportunidade de falar com diversos Deputados, mostrando fotos do trabalho que a Sra. Janete faz com muita determinação. Se alguém tem trabalhado para defender a praia de Itapema, não só a orla marítima, mas o Município como um todo, é essa senhora, que se priva do convívio da família, de seus amigos para presidir reuniões, convocar pessoas, ir ao Ministério Público para denunciar. Se alguém quiser reinar nas corridas sobre obstáculos, Deputado Wilson Vieira, tem que ir para lá, onde só há esgoto. O Município de Itapema é o melhor local para quem quer se preparar para o esporte, infelizmente.
O Município de Itapema é belíssimo, com uma praia que é uma pérola, e falo isso como morador há 20 anos, Deputado Antônio Ceron, pois lá tenho uma casa. É uma pena ver a insensibilidade do poder público. As pessoas não se preocuparam em fazer alguma coisa pela praia. Será que a ganância é tanta, Deputado Nilson Gonçalves, e V.Exa, vai ter a oportunidade de falar depois, que os empresários não estejam vendo construções de 20, 24 andares, descumprido o Plano Diretor? Existe uma Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade, que está com o Desembargador Olir Rodrigues, que vai ser julgada no dia 2 de março. É o clamor da sociedade, das pessoas que gostam e defendem aquele Município, que querem ver aquela praia, a natureza, os pequenos comerciantes e o bom trânsito preservados.
Voltarei a este assunto em outra oportunidade porque irei destinar os cinco minutos que me restam ao Deputado Nilson Gonçalves, que irá falar sobre Joinville, pois lá o caso é de polícia.
Quero agradecer a essas lideranças pelas presenças e dizer que vamos promover um encontro para debater sobre a qualidade da água, a praia, enfim, sobre tudo o que é um bem de todos nós, que o homem, infelizmente, está deixando muito a desejar na sua conservação.
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Pois não!
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Nobre Deputado, quero cumprimentá-lo pela colocação e também dizer que gostaria de ser parceiro, juntamente com as lideranças que se encontram aqui, haja vista eu ser o Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, nessa empreitada.
Quando na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, nós começamos a fazer o gerenciamento costeiro, abordando esses temas, verdadeiramente o caos, a dificuldade e o que isso complica para o meio ambiente, para a moradia, para a qualidade de vida e de todo o escoamento de esgoto e água.
Realmente V.Exa. está com a razão. Vamos participar através de audiências públicas, mostrando à comunidade que isso é um problema seriíssimo para a vida do meio ambiente, para o ecossistema e para a vida das pessoas que para lá se dirigem como turistas e também para aqueles que lá residem.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Incluo a sua manifestação ao meu pronunciamento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)