Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dr Vicente

47ª Sessão Ordinária - 04/08/2020

DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Manifesta-se muito preocupado, como médico e cidadão, da possibilidade de desativar temporariamente, por 90 dias, o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência Pediátrica do Hospital Regional de São José, transferindo o atendimento de crianças para unidades de pronto atendimento, UPAs, e Unidades de Saúde de municípios da região da Grande Florianópolis.

Relata, ainda, que é um hospital de atendimento de alta complexidade, com localização estratégica, disponibilizando serviços vitais, com segurança e eficiência nos atendimentos, como tomografia e algumas especialidades médicas que atendem urgências da Pediatria.

Faz um breve relato da atuação do referido hospital em 2019, divulgando dados importantíssimos em atendimentos de emergências, acidentes de trânsito, queimaduras, paradas cardiorrespiratórias, convulsões, abuso sexual de crianças e Oftalmologia pediátrica, reforçando que tais procedimentos requerem profissionais gabaritados, equipes multidisciplinares experientes, e lamenta a desativação dos serviços por 90 dias, desestruturando o atendimento pediátrico da região e trazendo acúmulo na rotina dos procedimentos médicos do Hospital Infantil Joana de Gusmão, no centro de Florianópolis.

Divulga, também, que existe a intenção de reduzir a escala de plantão pediátrico do Hospital Florianópolis, localizado no bairro Estreito. Alerta que e a possibilidade de transferência de serviço emergencial infantil para UPAS, dificulta o acesso ao atendimento médico, pela restrição do usuário ao transporte coletivo e inexistência de renda de grande parte da população para dirigir-se a outros locais.

Noticia que a Sociedade Catarinense de Pediatria e a Associação Catarinense de Medicina, ACM, emitiram nota oficial contra o fechamento do Pronto Atendimento em São José, salientando também que o Serviço de Pediatria do Hospital Florianópolis, no Estreito, manifestou preocupação em reduzir os plantonistas pediátricos, mantendo apenas um profissional por 24 horas.

Reforça que a desarticulação do atendimento pediátrico representa grande risco à saúde, e defende outras possibilidades para aumentar o número de leitos de UTI e Enfermaria para atendimento dos casos de Covid.

Finaliza, agradecendo ao Deputado Neodi Saretta pelo interesse no assunto, e informa que haverá um encontro com profissionais de saúde e outras autoridades para debater importante tema, beneficiando crianças e a população catarinense.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Parabeniza o Deputado por abordar relevante tema, que será pauta na reunião da Comissão de Saúde. [Taquígrafa: Elzamar]