Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Romildo Titon

28ª Sessão Extraordinária - 20/12/2022

DEPUTADO ROMILDO TITON (Orador) - "Senhor Presidente, colegas Deputados, colegas Deputadas. Despedida não é bom para ninguém, e nem é muito confortável estar usando a tribuna num momento como este, quando se procura encerrar uma carreira política de longos anos. Mas não poderia me furtar de, num momento como este, reconhecer aqui publicamente o apoio, o carinho, a amizade que construímos ao longo dos anos.

Quando cheguei aqui, Deputado Ivan Naatz, em 1995, não tinha esse tapete vermelho, nem aqui, nem lá na frente. Não tinha, Júlio, nem computador, era máquina de escrever, e tinham recém-lançado a máquina elétrica. E assim se passaram tantos anos, vimos as evoluções vindo, melhorando as condições de trabalho de cada Parlamentar. E hoje, chegando aqui aos 44 anos de mandato, 68 anos de idade, 44 anos de mandato, não de vida pública, de mandato exercido: Doze anos de Vereador, quatro anos de Prefeito e 28 anos que estou aqui, nesta Casa.

A primeira vez em que fui a uma urna para votar, votei para mim mesmo. Fiz o meu título e votei em Romildo Titon, sob o número 3333. Fui para uma segunda eleição, votando em Romildo Titon, 5555 era o meu número. Fui para Prefeito já levando o número do 15, e aqui, sob o 15270, sete mandatos, 28 anos. Poderia dizer que 271.700 vezes alguém apertou o 15270. Duzentos e oitenta e duas mil, seiscentos e quarenta e seis vezes alguém apertou Romildo Titon numa urna. Dez eleições disputadas, as dez ganhas. Isso não me fez melhor que ninguém. Não me fez mais do que ninguém. Sou o mesmo Titon de quando comecei.

(Palmas)

Existe o velho ditado que diz que 'a gente morre e não vê tudo'. Eu acho que eu vi quase tudo e ainda não morri. Presenciei fatos importantes aqui nesta Casa. Momentos de alegria, momentos de construção. Presenciei momentos tensos. Momentos de impeachment. Momentos em que o 'pau pegou por aqui' muitas vezes, situações difíceis, mas tudo serviu como um grande aprendizado.

A cada ser humano e a cada Parlamentar que aqui adentrou, nesses sete mandatos, eu tive um aprendizado, por pouco tempo que as pessoas tenham aqui ficado, por mais diferentes as ideologias partidárias que as pessoas tinham aqui, elas tinham alguma coisa para nos ensinar, para aprendermos. A construção de amizade, do carinho e do respeito, que sempre procurei dar o respeito para ser respeitado, fez com que construísse uma amizade muito grande.

Mas tenho algumas histórias, que como disse, não me faz melhor que ninguém, mas 44 anos de mandato, 47 anos de filiação no velho MDB, sem trocar. Entro com ele e saio com ele, no nosso velho 'manda brasa', numa só filiação há 47 anos. Nesses sete mandatos, tive a oportunidade, pela boa convivência, de estar participando de muitas comissões, talvez nunca alguém alcançou por oito vezes presidente de uma comissão de Constituição e Justiça. Sete mandatos, pela história que eu pesquisei aqui, nos Anais da Casa, parece-me que só eu fui eleito por sete mandatos consecutivos. Até, achei que agora alguém chegava em sete, mas não chegaram. Lembro que chegou comigo o Deputado Saretta, em 1995, mas depois ele saiu para ser Prefeito por dois mandatos, então ele deve estar com cinco mandatos apenas. O Sopelsa veio um mandato depois de mim, não quis ir agora, senão chegava aos sete. O restante dos demais Parlamentares chegaram posteriormente, mas aprendemos bastante.

Com isso, só tenho que agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade, de sempre ser compreendido em todas as eleições que disputei. Eleições que nunca foram fáceis, sempre com muita dificuldade, e as oportunidades eu tive. Quero agradecer a minha equipe. Tem duas pessoas que eu quero, em nome delas, fazer um agradecimento aos demais para não ter que citar nomes e esquecer alguém. Mas tem duas pessoas que estão no meu gabinete, a Alessandra e o Jairo, que estão aqui, essas duas figuras chegaram comigo aqui 28 anos atrás. Vinte e oito anos! A Alessandra chegou e continua até hoje. O Jairo quis ser político lá em Campos Novos, acabou indo para lá por dois mandatos, agora retornou. Iniciamos juntos e acabamos juntos aqui na Assembleia Legislativa. Em nome deles, quero agradecer a toda minha equipe, de coração, todos esses anos que estiveram comigo. Aos funcionários da Casa, aos Parlamentares, levo uma recordação grande de cada um, principalmente agora, dos últimos, que ficam mais marcados.

Tenho certeza de que aqui sai um político da vida pública, uma bandeira que poucos levam, de saudade, de gratidão, e não vai neste coração um pingo de mágoa de ninguém, de rancor de ninguém. Não saio odiando política, não saio odiando pessoas, saio de cabeça erguida, triunfando dez vitórias, e muitas amizades que construí. Muito obrigado a cada um de vocês! Desejo sucesso àqueles que estão iniciando, que tenham carreira política, que sigam com lealdade e procurando fazer cada vez o melhor.

Usei uma frase comigo desde a minha primeira eleição. Comecei com ela e quero encerrar com ela: 'Para vencermos na vida, para chegarmos aonde queremos chegar, temos que ser humildes com os humildes, mas muito fortes com os poderosos'. Obrigado meu Deus!"

(Palmas)

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Presidente) - A próxima oradora inscrita é a Deputada Ada De Luca a quem concedo a palavra.

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Boa-tarde companheiros de bancada! Boa-tarde todos os Parlamentares desse plenário! Boa-tarde aos ouvintes da Rádio Alesc e TVAL!

"Passados quase 16 anos, hoje subo à tribuna com a mesma tremedeira do primeiro dia, impressionante como essas coisas acontecem com o nosso emocional. Com a minha chegada aqui, há 16 anos, neste Parlamento, hoje venho a esta tribuna para agradecer tudo que vivi nesta Casa, e com a imensa sensação de missão cumprida, com a imensa sensação de que combati um bom combate.

Foi um tempo de muito trabalho em favor dos catarinenses, com projetos, indicações, ações que completam especialmente a defesa e a promoção dos direitos da mulher, dos direitos humanos, dos idosos e a valorização das entidades da sociedade civil que prestam serviços relevantes à população, à saúde, à educação e à segurança pública. Leis que sempre foram a favor, que nós votamos aqui, do coletivo, que é o importante para tudo. 'Não votarmos com a direção para a árvore, e sim para a floresta', como dizia o meu falecido amigo Luiz Henrique da Silveira.

Eu teria muitas coisas para falar, muitos projetos para apresentar, com 16 anos temos muita coisa, como disseram os Deputados Titon e Sopelsa. Acho que eu também faço parte desse núcleo antigo da Assembleia, que somos nós, meio que pré-históricos. Por dois períodos eu me afastei, que foi em 2011 a 2018, quando respondi pela Secretaria da Justiça e Cidadania, no qual tenho muito orgulho e muita honra, hoje atual Secretaria da Administração Prisional. [Taquígrafa: Sara]