47ª Sessão Ordinária - 29/06/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero fazer um comentário a respeito dessa figura política que deixou a militância há muito tempo e agora deixa de conviver conosco, com os vivos, que é a pessoa do Lazinho.
Eu o conheci bem porque houve uma coincidência, Sr. Presidente. Em 1974, quando me elegi pela primeira vez Deputado Estadual, que Lazinho se elegeu Senador da República. Nós andamos muito com Lazinho, ele era uma figura simpática, com seu jeito de falar açoriano. De uma região de alemão, ele puxava um açoriano bem caprichado. Visitamos todos os Municípios da Região Serrana, localidade por localidade, e até nas serrarias, pois ele era candidato ao Senado, e onde havia reunião o Lazinho dizia: "se tiver umas cinco, seis ou mais pessoas nós iremos". E assim nós íamos.
Com isso ele passou a contar sua história de esportista, ele que foi jogador de futebol profissional, empresário bem sucedido, proprietário de três emissoras de rádio. Em muitas oportunidades, participei da programação da Rádio Nereu, quando Líder na Assembléia Legislativa, na época do então MDB e depois PMDB.
Lazinho também foi Deputado Estadual e Prefeito em 1969. Naquela oportunidade o MDB elegeu dois Prefeitos: Djandir Dalpasqualle, em Campos Novos, e Lazinho, em Blumenau. Posteriormente disputou ao Senado, e apostávamos nele para o Governo do Estado em 1978.
Como a escolha dos Governadores, na época, não era pelo método democrático, e, sim pelo da figurinha carimbada, mas eu tinha certeza absoluta de que o Lazinho seria Governador naquela época. Ele obteve uma vitória espetacular em 1974, vencendo a eleição que disputava contra um catarinense muito ilustre, o sempre Governador Ivo Silveira, uma grande figura. Os dois eram pessedistas, correligionários do PSD, e disputaram uma eleição para o Senado.
Naquela oportunidade, o povo vivia no silêncio porque não era permitido o debate político, a pregação dos candidatos pela mídia. Era tudo muito limitado, à vontade da ditadura, do regime militar. Por isso o povo quis derrotar o regime militar, e derrotou-o. Com isso o ex-Governador Ivo Silveira perdeu para o seu correligionário do PSD, a eleição para o Senado da República.
Já há bastante tempo adoentado, veio a falecer, mas foi, sem sombra de dúvida, uma grande figura.
Há tempos, Deputado João Henrique Blasi, quando se aproximava o mês de agosto, ficávamos preocupados porque algumas figuras importantes da política poderiam partir deste plano para o outro, mas este ano está acontecendo neste mês: Leonel Brizola, Lazinho... Ainda bem que o mês termina amanhã.
Mas, quero deixar consignado nos Anais desta Casa o meu pesar pelo falecimento do Lazinho, como cidadão, como político, porque eu o conheci bem, assim como a sua esposa, Dona Elfrida Fischer Vieira, e os seus filhos.
Lembro que andávamos de Fusca por todos os Municípios da Região Serrana - Lazinho, Joares Furtado e eu, como motorista. Às vezes trocávamos de posição. Eram assim nossas andanças, era assim que perambulávamos durante a militância política na Região Serrana com esse ilustre blumenauense, que deixou o nosso convívio no dia de ontem.
Mas, Sr. Presidente, há um outro assunto que eu quero tratar nesta oportunidade, voltado para o lado do esporte.
Verificando nos Anais as leis existentes, eu não encontrei qualquer registro que fixasse uma data para a comemoração do dia do desportista. E o nosso Estado de Santa Catarina se projeta muito bem nos esportes com as figuras do Guga, que foi o número um do tênis, do Padaratz, surfista, do Xuxa, nadador, e agora o Figueirense está ponteando aí, o Criciúma, que está numa boa performance, e muitos outros, que mesmo no anonimato honram a raça da gente catarinense.
Então, nada mais justo que instituir o dia do desportista catarinense, e para isso estamos propondo para discussão o seguinte Projeto de Lei:
(Passa a ler)
"Institui o Dia do Desportista Catarinense
Fica instituído o Dia do Desportista Catarinense, a ser comemorado anualmente no dia 20 de dezembro (a título de sugestão a data).
Art. 2o - Considera-se por desportista catarinense todo o indivíduo que, sendo natural ou não do Estado de Santa Catarina, aqui pratica o esporte individualmente ou em equipe, ou ainda, sem praticar, por ele se interessa muito e de alguma forma contribui para o seu fortalecimento e desenvolvimento.
Art. 3o - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário."
Por que nós estamos propondo o dia 20? Porque é no final do ano e as competições, via de regra, já estão encerradas. E eu penso que quem milita no esporte, em todas as áreas, quer seja como dirigente, desportista, pessoal da imprensa, do rádio, da televisão e dos jornais, poderá fazer a seleção daqueles que deverão ser distinguidos com as homenagens nesse Dia do Desportista.
Esta Casa deve dar a oportunidade da realização de um evento para homenagear os desportistas, porque, não tenho dúvida em afirmar, o jovem envolvido no esporte não tem tempo para outras aventuras perigosas, principalmente para as droga.
O esporte melhora a saúde e o humor das pessoas, o relacionamento, faz com que as elas tenham facilidade de viver em coletividade. Enfim, o esporte projeta os povos.
Nós estamos às vésperas das Olimpíadas em Atenas, o berço das competições esportivas.
Portanto, há uma série de coincidências que devem nos ajudar, não só na apresentação deste projeto de lei, como na sua tramitação e, quiçá, no seu aperfeiçoamento, porque os Srs. Parlamentares haverão de nos ajudar no que se reporta à data.
Colocamos como dia 20 de dezembro por imaginar o que já me reportei. É final de ano e as competições estarão praticamente encerradas. A imprensa já conhece os melhores, os destaques, inclusive as que lideram, porque não é só o desportista que está competindo, mas, sim, toda uma equipe, uma retaguarda, uma logística que contribui para o êxito do desportista e das competições.
Essas pessoas poderão, então, buscar a forma e a modalidade da realização do evento para comemoração do esporte e quiçá para condecorar os desportistas do Estado de Santa Catarina.
Portanto, Sr. Presidente, esses foram os dois registros que queria fazer nesta tarde: o primeiro, de tristeza, pelo passamento do Lazinho, e o segundo, para dar uma contribuição aos desportistas, porque reitero, ao encerrar, que quem pratica esporte não tem tempo para as drogas ou outras aventuras que denigrem a imagem da raça humana.
Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)