Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

60ª Sessão Ordinária - 31/08/2004

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Srs. Deputados, senhores dirigentes sindicais, funcionários da Casan, faz dois anos que a pressão tem sido crescente. Eu também tenho conversado com funcionários da Casan, da minha região, tenho sido procurado com muita freqüência. Inclusive, notícias de funcionários com graves problemas de saúde também já chegaram ao nosso conhecimento.

Já tivemos em outras oportunidades, Deputado Antônio Ceron, o desprazer de ouvir a manifestação do Sr. Presidente da empresa.

Eu concordo plenamente com a manifestação do Presidente do Sindicato. Eu disse numa determinada oportunidade que aquilo que diz o Presidente da empresa tem que ser gravado ou tem que ser digitado na hora para ele assinar, porque no momento seguinte ele diz tudo ao contrário do que ele já disse. Ele fez isso aqui, na própria Casa.

Se essa lista de 520 demissões fosse encabeçada pelo Presidente Valmor de Lucca e ele fosse o único demitido, eu não tenho dúvida de que a Casan entraria nos trilhos. É o que se houve dos próprios companheiros de equipe. O que falta é responsabilidade na gestão da empresa.

O que ele fez aqui em algumas oportunidades, Deputado Francisco Küster, de faltar com a verdade aqui na Casa, de dizer coisas e no momento seguinte negar aquilo que disse... E os senhores acompanharam algumas dessas manifestações.

É um jogo de palavras permanente, é todo um processo de destruição da empresa, comandado pelo próprio Presidente Valmor de Lucca. É isso que se está percebendo. Ele próprio se encarregou de iniciar um processo de destruição da empresa. É isso que se constata em cada ação sua.

Não houve neste período de quase dois anos, Deputado Antônio Ceron, ninguém que difamasse mais a própria Casan do que o seu próprio Presidente. Esta é a realidade.

Verdadeiro terrorismo é o que está-se praticando contra os funcionários da empresa. É lamentável a situação que nós chegamos. É um processo de destruição total de uma empresa que já foi orgulho, que tem um quadro funcional da mais alta competência e respeitabilidade, mas que lamentavelmente tem no comando alguém que não tem nenhum compromisso com a empresa.

Eu lamento que o Governador do Estado, não sei por força de que compromissos, insiste na manutenção de um Presidente que, pelo que me consta, não gosta da empresa e muito menos dos funcionários da empresa. É profundamente lamentável.

Nessa campanha eleitoral começa-se a perceber que esse debate avança, o debate da municipalização dos Municípios, querendo encampar, porque já não vê mais nenhuma perspectiva de manutenção da empresa, de que a empresa possa continuar cumprindo com os seus objetivos.

Eu lamento profundamente tudo isso, Deputado Lício Silveira. V.Exa. já teve a oportunidade de dirigir a empresa e conhece muito melhor do que eu esse patrimônio e deve sofrer muito mais ao ver toda uma história da empresa, construída ao longo de décadas, ser em tão curto espaço de tempo completamente desmontada pela ação irresponsável de um Presidente que, ao que me parece, assumiu o comando da empresa com o objetivo de desmontá-la efetivamente.

Eu quero aqui manifestar em meu nome, em nome da minha Bancada, a solidariedade a todos os funcionários, a toda a família da Casan, porque nós sabemos que acima de tudo a pressão psicológica, a pressão emocional que os servidores estão vivendo em todo este período de Governo não tem precedente na história da empresa.

Continuamos à disposição, Presidente e demais dirigentes sindicais, para que, dentro das limitações que temos aqui na Casa, porque as Oposições não são ouvidas, as Oposições não são devidamente respeitadas, mas naquilo que pudermos ajudar, estamos à disposição. Faço essa manifestação em meu nome e em nome da Bancada do Partido Progressista.

Muito obrigado!

(Palmas)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)