9ª Sessão Ordinária - 09/03/2004
A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que teve a sua passagem no dia 8 de março.
Por muitas vezes fui argüida pelos homens do porquê do Dia Internacional da Mulher. Então, venho hoje a esta tribuna fazer uma homenagem às Deputadas, às funcionárias desta Casa e a todas as mulheres catarinenses pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
No dia 8 de março 1857, 130 operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicar a redução de horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias recebiam, por 16 horas, menos de 1/3 do salário dos homens. As portas da fábrica foram fechadas e elas morreram queimadas.
Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres, realizada em Dinamarca, foi decidido, em homenagem a estas mulheres, comemorar o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Então, foi esta tragédia que levou à comemoração, no dia 8 de março, do Dia Internacional da Mulher.
Acreditamos que estamos vivendo um momento único na história. Nunca a participação feminina na sociedade foi tão expressiva, mas o cenário que se desenha para o mundo do Século XXI não nos leva a fazer deste assunto uma discussão de gênero. A questão é de princípio.
Espalha-se pelo mundo uma atitude cooperativa. Estamos assumindo, sim, de forma consciente, a idéia de que somos todos um, o que vem inspirando sentimentos como respeito, solidariedade e compaixão. Em tudo isso vimos, sim, o princípio feminino em ação, atribuindo-nos, de uma forma, inteligência. E temos a convicção, Deputada Ana Paula Lima, que desta forma faremos deste mundo um lugar melhor para vivermos.
Então, acredito que a mulher deste século galgou o seu espaço através da sua determinação, da sua ousadia, da sua intuição e da sua sensibilidade.
Não abrimos mão, de forma alguma, da nossa condição de mãe na educação dos nossos filhos, da condição de companheira e de esposa, da nossa responsabilidade profissional na atividade que exercemos com responsabilidade, com dedicação, e também em muitas atividades voluntárias que exercemos junto a nossa comunidade.
Temos muitos bons exemplos femininos no mundo de hoje, temos grandes vitórias, mas temos ainda muita discriminação na questão do mercado de trabalho e na ocupação de cargos. Há ainda a violência contra a mulher, mas eu acredito que nós estamos compartilhando, lado a lado, homens e mulheres, como fazemos em nossas casas diariamente, decidindo em conjunto, buscando um mundo melhor para viver.
Neste momento, eu gostaria de chamar o aniversariante de hoje, Deputado Ronaldo Benedet, nosso Líder da Bancada, para que faça chegar às mãos das Deputadas desta Casa uma homenagem do PMDB às mulheres que estão aqui na Assembléia Legislativa, representando a mulher catarinense.
(Procede-se à entrega dos buquês de flores.)
Muito obrigada, Deputado Ronaldo Benedet!
Da mesma forma, Sr. Presidente, gostaria de registrar, com muita alegria, o aniversário do nosso Município de Joinville, que comemora hoje 153 anos.
No domingo, quando estivemos no nosso Município participando de uma festividade em comemoração aos seus 153 anos, tivemos a honra de estar presente na homenagem que o nosso Governador Luiz Henrique da Silveira recebeu quando da entrega da Medalha da Ordem do Mérito Dona Francisca, já que Sua Excelência por três vezes administrou e conduziu Joinville com muita firmeza, com muita dedicação, trazendo grande desenvolvimento àquele Município.
Estavam presentes, além do Presidente Volnei Morastoni, que também prestigiou aquela solenidade, inúmeras pessoas, profissionais liberais, empresários, comemorando e prestando esta homenagem ao Governador Luiz Henrique da Silveira.
Naquela oportunidade, nós pudemos testemunhar e festejar a entrega de inúmeras reformas e a entrega de obras ao cidadão joinvilense. E isto nos trouxe muita alegria, como hoje, pela manhã, também o desfile cívico pela passagem dos 153 anos de Joinville.
Eu quero parabenizar aqui todos os cidadãos joinvilenses, desde os seus colonizadores até os atuais trabalhadores, pois nossa cidade é conhecida como "Cidade do Trabalho".
Tenho certeza de que aos 153 anos, Joinville é o que é pela mão de cada trabalhador, que construiu aquela cidade com líderes fortes, como foi o Dr. Luiz Henrique da Silveira, nosso Governador, como administrador do Município.
No último sábado, pela manhã, prestamos uma homenagem ao ex-Prefeito Luiz Gomes, inaugurando o Centro de Lábio-Palatal, o Centrinho, como homenagem àquele administrador já falecido.
Parabenizo todas as mulheres pela passagem do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e também todos os joinvilenses, que constróem aquela cidade com muita garra, com muita luta, buscando sempre o melhor desenvolvimento e a melhor qualidade de vida para os seus cidadãos.
Aqui estamos, juntamente com os Deputados Nilson Gonçalves, Wilson Vieira e Francisco de Assis, representando, com muita honra, os joinvilenses e levando para aquela terra tudo aquilo que é possível para o seu bem.
Muito obrigada pela oportunidade!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)