19ª Sessão Ordinária - 06/04/2005
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta platéia maravilhosa, que veio nos honrar com sua presença, gratifica-nos muito. Parabéns a todos pela presença nesta Casa Legislativa.
Sr. Presidente, o tema que trago para este Plenário é o seguinte: o Projeto de Resolução n° 0696/05, que, nós sabemos, Deputado Dionei Walter da Silva, está em debate na Câmara de Vereadores, desta Capital.
Este projeto é de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, já foi para debate e ontem foi bastante discutido. E hoje novamente vai para debate. Mas aí alguém vai perguntar: Deputada, do que se trata?
Sr. Presidente, com o Projeto de Resolução n° 0696/05 será decidido se as sessões plenárias, Deputado Paulo Eccel, da Câmara de Vereadores serão no período vespertino ou noturno.
Nós sabemos que o homem público e a mulher pública são funcionários públicos. E se são funcionários públicos, têm que estar prontos para atender bem as pessoas, fazer um bom atendimento, sentar, ouvir e encontrar soluções.
Esta Deputada sempre fala nesta tribuna que não estamos aqui para esquentar cadeira. Estamos aqui para cumprir o nosso papel e o mesmo tem que acontecer na Câmara de Vereadores. E graças a Deus, aqui temos um grupo de Parlamentares eficientes, trabalhadores, dedicados. Mas isso também tem que acontecer nos Municípios, assim como em todos os órgãos.
Srs. Deputados, não há o que discutir! Sessões plenárias no período noturno? Eu faço um questionamento: a noite foi feita para quê? Foi feita para... À noite a pessoa já está cansada, estressada, porque já teve um dia tumultuado. E se vai atender as pessoas, atende mal ou nem atende. Se vai debater um assunto, está cansada, estressada, mal humorada e assim por diante.
Eu sei que a opinião desta Deputada não vai influenciar em nada, mas a minha opinião é a seguinte: as sessões plenárias da Câmara de Vereadores deveriam ser como as nossas, no período vespertino. As reuniões das Comissões devem ser pela manhã, como nós temos, tranqüilas. Temos também as audiências públicas. À tarde temos as nossas sessões, os nossos debates. Nós atendemos pessoas à noite também! À noite temos reuniões partidárias, temos outros assuntos para colocar em dia, temos atendimentos e temos a família.
Claro, eu não estou em uma Câmara de Vereadores, estou em uma Assembléia Legislativa muito respeitada, muito honrada e a opinião desta Casa pesa bastante na balança.
Então, Sr. Presidente, é essa a opinião da Bancada do Partido Liberal: atender bem, atender muito bem o público, sem estresse. E as sessões devem ser realizadas à tarde.
Muito obrigada, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)