55ª Sessão Ordinária - 13/08/2003
O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Assembléia Legislativa e pessoas que nos acompanham nas galerias da Casa, gostaria de homenagear um funcionário que faz entrega de água nos gabinetes, estou me referindo ao Sr. Odson Rogério Conceição, que venceu a Maratona do Paraná e recebeu este troféu quando foi representar o nosso Estado.
Este humilde funcionário, este campeão, venceu a Maratona do Paraná e ganhou este belo troféu. Por isso gostaria de homenageá-lo na tarde de hoje.
Também gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar todos os catarinenses para amanhã, às 17h, participarem da inauguração da Creche Duduco II, aqui no Morro do Mocotó. Depois de seis meses de muita luta junto com a comunidade do Morro do Mocotó chega o grande dia: mais uma creche para as crianças carentes.
Quero agradecer a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para a edificação daquela creche. E de uma forma muito especial e muito carinhosa gostaria de dizer que a creche jamais chegaria à sua inauguração, ao seu grande dia, se não fosse o apoio do Governador Luiz Henrique da Silveira, da sua esposa, Dona Ivete, do Presidente desta Casa, Deputado Volnei Morastoni, a quem gostaria de agradecer pessoalmente em nome de cada criança carente do Morro do Mocotó. E em nome de cada morador do Morro do Mocotó venho trazer os meus sinceros agradecimentos pelo seu empenho a favor da nossa instituição e a favor deste Deputado.
Quero dizer, mais uma vez, Deputado Volnei Morastoni, que durante esses quase oito meses que estou na Casa têm sido muitas as oportunidades que V.Exa. tem me dado para o meu bom desempenho como Deputado.
Quero agradecer também aos meus familiares, aos nossos colaboradores, aos nossos eleitores, a toda a imprensa de uma forma geral, aos funcionários da Assembléia Legislativa, desde aquele que ocupa o cargo mais humilde até o nosso Presidente, pelo sucesso que temos alcançado nesta Casa e no nosso trabalho social.
Mais uma bandeira, a bandeira da criança, está sendo edificada no Morro do Mocotó. A minha missão é a de ajudar os menos favorecidos, de uma forma muito especial a criança carente catarinense. Temos uma próxima meta que é fazer uma outra creche no continente e dar seqüência por todo Santa Catarina, pois quero estender o meu trabalho como Deputado.
Gostaria também de contar com o apoio de todas as pessoas que me ajudaram, que colaboraram, que estiveram ao meu lado para realizar esse grande sonho que é ver as portas da Creche Duduco II serem abertas para entrar 150 crianças que vão poder contar com educação, trabalho pedagógico, alimentação diária, nesse trabalho social que se inicia amanhã dentro do Morro do Mocotó.
A comunidade do Morro do Mocotó é vizinha à Assembléia Legislativa e vem sendo alimentada há muitos e muitos anos por um trabalho social através da Igreja Católica de Florianópolis e também por um trabalho cultural pela Escola Protegidos da Princesa, que é oriunda daquela comunidade, que almejava muito uma creche.
Durante muitos anos ali existiu a creche pertencente ao Grupo Alfa Gente, e devido a alguns problemas financeiros ela não conseguiu dar continuidade ao seu trabalho. Vendo a necessidade dessa comunidade, comecei a investir nessa creche, e agora chegamos ao grande dia da sua inauguração.
Gostaria muito de contar com a presença de todos os Srs. Deputados, dos funcionários desta Casa, das autoridades que estão nos ouvindo, dos catarinenses que nos acompanham através da TVAL, para que amanhã, juntamente com as crianças do Morro do Mocotó, entoar o Parabéns a Você para aquela comunidade.
Sr. Presidente, quero registrar a presença nesta Casa de um grupo de amigos que me visita, aqui representado pela Maria Tereza Pinheiro, que veio da Alemanha, e o carioca Zé Botafogo, lá do Rio de Janeiro, que veio prestigiar a inauguração da nossa creche.
Quero convidar todas as pessoas, de todas as classes sociais, de todas as camadas da sociedade, para que abracem a causa não do Deputado Duduco, mas da criança que precisa em Santa Catarina.
Gostaria de continuar incentivando a adoção de crianças, para que todos possam continuar colaborando com a criança carente, a criança que vive jogada nas ruas de todo o Estado.
A adoção é muito importante, principalmente a adoção a partir dos 7 anos, que é a faixa etária com o maior número de crianças rejeitadas. O recém-nascido tem muita gente que quer adotar, mas a criança acima de 7 anos é muito rejeitada, porque todo mundo quer ter um bebê e ninguém quer ter, talvez, uma criança. E crianças de 7, 8, 9, 10 anos também precisam de um lar, precisam de um pai e de uma mãe.
Por isso, peço aos nobres Colegas que continuem colaborando com as instituições das suas regiões, com as creches, com os asilos, com as instituições de caridade por toda Santa Catarina.
Gostaria de saudar a mãe Nina, de Criciúma, e a mãe Abigail, de Joinville, pelo grande trabalho social que desenvolvem. Elas estarão na inauguração da nossa creche, amanhã.
É necessário que os nobres Deputados se lembrem também dessas pessoas nas homenagens que prestam nesta Casa, a fim de que essas abnegadas criaturas se sintam incentivadas, e o seu trabalho seja reconhecido.
Temos que nos lembrar de todos os catarinenses que enaltecem o nosso Estado, mas não podemos esquecer jamais daqueles que fazem filantropia, porque se dedicam muito, entregam-se muito, dão muito de si, usando o corpo, o espírito e até a alma, pois procuram inspiração no além, procuram forças no além, para ajudar a criança carente, o idoso desamparado, as pessoas viciadas em drogas.
Então, Srs. Deputados, essas pessoas precisam receber homenagens desta Casa; elas não pedem e geralmente acham que nem são merecedoras. Mas é do nosso dever, como Parlamentares, reconhecer esse valoroso trabalho social.
Sei que os desportistas, que o pessoal da área cultural, da área política são merecedores de homenagens. Porém, é preciso lembrar daqueles que fazem o trabalho social, porque o número de carentes em nosso Estado é muito grande, e são muitas as instituições que prestam atendimento e precisam de ajuda.
Após o recesso, é este o meu primeiro pronunciamento desta tribuna e faço o convite final para que amanhã visitem a comunidade do Morro do Mocotó, pois a comunidade se sentirá muito honrada. Aquela comunidade se sente muito desprestigiada, apesar de estar tão próxima ao Palácio do Governo, à Assembléia Legislativa, ao Tribunal de Justiça, enfim, tão próxima da Praça dos Três Poderes, da Praça da Bandeira, do Centro Cívico Tancredo Neves, onde se concentra toda a força política de Santa Catarina.
Assim, com a presença dos Deputados, a comunidade vai-se sentir muito prestigiada, muito valorizada. Por isso aproveito a oportunidade para, através da TVAL, convidar as autoridades que nos estão assistindo, Prefeitos, Vereadores, líderes comunitários, a subirem o Morro do Mocotó. O Morro do Mocotó é paz e amor! O Morro do Mocotó é social! O Morro do Mocotó também está lutando por igualdade social.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)