Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jorginho Mello

80ª Sessão Ordinária - 15/10/2003

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu agradeço a todas as Lideranças, até porque nesta Casa sempre se pode construir entendimentos, independentemente de questões partidárias. Mas quero dizer, Deputado Onofre Santo Agostini, que se for para voltarmos ao que foi combinado, não tenha dúvida alguma que o PSDB, numa próxima sessão, se não estiver no Plenário, não falará.

Aproveito este pequeno espaço para cumprimentar os professores de Santa Catarina e o meu companheiro e amigo, Secretário da Educação, professor Jacó Anderle, pelo trabalho que vem fazendo. S.Exa. é professor com uma longa ficha de serviços prestados à educação de Santa Catarina, e vem agora, junto com o Governador Luiz Henrique, valorizar efetivamente o professor que está em sala de aula, concedendo R$50,00 a mais no abono concedido pelo Governo do Estado, demonstrando efetivamente a valorização do professor em sala de aula.

A revisão do Estatuto dos Professores está sendo feita por determinação do professor Jacó Anderle, pois desde 1986 não se mexia, atualizando-o.

É a primeira vez na história que índios prestam concurso para professor, e estão agora sendo convocados. Vinte oito índios vão se efetivar no Estado de Santa Catarina como professores para lecionar dentro de suas aldeias. Isso é inédito no Brasil, não existe outro Estado que fez isso.

A Escola Aberta de Tempo Integral é uma grande luta do professor Jacó Anderle, que deseja que ginásios de esportes e áreas de lazer construídos em escolas de Santa Catarina sejam utilizados nos finais de semana pela comunidade do bairro, com responsabilidade e com zelo.

São mais de 230 obras já conveniadas em Santa Catarina, começando a licitação, superando todas as obras feitas pelo Governo anterior, fazendo a segunda chamada para o novo quadro da Fundação Catarinense de Educação Especial, que faz um trabalho belíssimo com o professor Salésio, enfim.

Neste momento em que se comemora o Dia do Professor, em nome do professor Jacó, quero fazer uma homenagem a todos os professores de Santa Catarina, eis que o professor se dedica, constrói, abre cabeças e muitas vezes, como diz o Deputado Wilson Vieira, influencia até nas nossas decisões ideológicas. O professor na sua sala de aula molda os nossos ensinamentos, o nosso rumo, a nossa direção de vida.

Portanto, quero cumprimentar o professor Jacó e toda a sua equipe, o Secretário-Adjunto, os Diretores, todo o quadro da Educação de Santa Catarina, pelo trabalho grandioso, sério e competente que faz.

Parabéns aos professores, classe que precisa efetivamente, não só no discurso, ser valorizada, porque é o rumo, o esteio e a esperança de todos nós.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR) -