Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ff

16ª Sessão Ordinária - 27/03/2002

O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, esta Casa deverá receber nos próximos minutos a visita de uma comitiva liderada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, Luis Roberto de Oliveira. Essa comitiva traz como principais integrantes os Vereadores Mirins daquele Município.

Este é um projeto que julgo da maior importância porque, além de desenvolver a cidadania, procura incutir na mente do adolescente, do jovem estudante a importância do processo democrático.

Quero, com muita satisfação, fazer a leitura, para que fique registrada nos Anais da Casa, do que significa para São Francisco do Sul, para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil este projeto Vereador Mirim.

(Passa a ler)

“O projeto Vereador Mirim é uma daquelas grandes idéias que podem mexer com a cultura política de uma cidade. Por isso, a Cidade Futura apresenta esta pequena revista com os personagens e a história de Içá-Mirim, e o projeto Vereador Mirim.

Além de envolver as crianças, a escola, os pais e professores, é um projeto que ajuda a própria comunidade a conhecer melhor o trabalho dos Vereadores, suas atribuições e a dinâmica política local.

Inserido no contexto histórico e cultural de São Francisco do Sul - que comemora seus 500 anos de história no ano de 2004 - o projeto Vereador Mirim é um gesto de grande magnitude da Câmara de Vereadores.

Assim, cada Vereador, ao entrar em contato com as crianças e escolas, estará contribuindo com a educação dos jovens para a cidadania e o exercício da política com dignidade.

Também para os educadores e pais é uma oportunidade para discutir com seus filhos e alunos alguns conceitos fundamentais da política, em casa e na sala de aula. Mas são as crianças e os adolescentes os principais destinatários deste trabalho.

Além de motivá-los a participar deste programa educativo, o projeto Vereador Mirim pode servir de referência e inspirar novas iniciativas que favoreçam a cidadania e o protagonismo juvenil.”

Então, Deputado Rogério Mendonça, esse projeto Vereador Mirim idealizado pela Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul está servindo de modelo para outros Municípios não só de Santa Catarina, como também de todo o Brasil.

Queremos também, nesta oportunidade, fazer a leitura da mensagem do Presidente da Câmara de Vereadores, Luis Roberto de Oliveira, o popular Luiseira, um entusiasta da nossa querida São Chico, para que fique aqui registrada nos Anais desta Casa:

(Continua ledo)

“O projeto Vereador Mirim - a Escola vai à Câmara - tem por objetivo geral promover a integração entre a Câmara Municipal de São Francisco do Sul e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo, assim, o Poder Legislativo para a formação da cidadania do jovem francisquense, dando-lhe a possibilidade de entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

A prática da democracia, e conseqüentemente seu fortalecimento, encontra-se na ação política, destinada a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais. E é através do amadurecimento cultural da população que se tem consciência de cidadania; que se desenvolve o espírito crítico, eliminando a desinformação do povo e a ação de indivíduos ou grupos mal-intencionados, que, na ânsia pelo poder, levam o povo a perder a confiança nos seus homens públicos.

Como parte do processo educativo proposto pelo projeto Vereador Mirim, esta revista tem por objetivo específico levar a informação às nossas crianças, preparando-as para a prática da cidadania e a importância da política no nosso dia-a-dia. Pode colaborar com os pais e educadores, que, assim, têm a oportunidade de renovar seus valores e motivar a nova geração à participação.”

O Sr. Deputado João Henrique Blasi - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Pois não!

O Sr. Deputado João Henrique Blasi - Quero, através deste aparte, por solicitação da assessoria do seu gabinete, comunicar que já se encontram aqui nas cercanias do Plenário os Vereadores Mirins, a quem V.Exa. faz um belo pronunciamento neste momento.

O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Perfeitamente! Muito obrigado, caro Líder!

Vou continuar lendo o texto do Presidente da Câmara de Vereadores, Luis Roberto de Oliveira:

(Continua lendo)

“A tarefa não acaba aqui. Há que se ter muito esforço e dedicação, para colocarmos o programa em funcionamento. Essa tarefa confiamos, a partir de agora, aos educadores das nossas escolas e aos pais de nossas crianças.

Agradecemos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) pela consolidação e confiança em tempos melhores. Agradecemos àqueles que, direta e indiretamente, abraçarem conosco esta missão.

Acreditamos no futuro, acreditamos em você, criança-cidadã.

Luis Roberto de Oliveira

Presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul.”

Queremos, mais uma vez, dizer da nossa satisfação de poder ter acompanhado de perto a instalação desse projeto na nossa Colenda Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, e que o que se faz ali, através do Decreto nº 2/2001, em que o Presidente da Câmara, o eminente Vereador Luis Roberto de Oliveira, institui o projeto Vereador Mirim...

E hoje eles, chegando aqui, Deputado João Henrique Blasi, trazem o testemunho de um trabalho dignificante de uma Câmara atuante.

Este é um projeto que, tenho certeza, já está servindo e vai servir ainda de modelo para muitos Municípios, não só do Estado de Santa Catarina, mas de todo o Brasil.

Tive o privilégio de participar de uma das sessões dessa Câmara de Vereadores Mirins, quando, inclusive, fez-se a eleição da Mesa Diretora com escrutínio, com escolha democrática. Isso foi uma coisa que me deixou muito impressionado e que me comoveu pela maneira como o processo foi conduzido. Toda a sociedade de São Francisco do Sul esteve envolvida e participou direta ou indiretamente.

Por essa razão, faço este registro para que fique registrado nos Anais desta Casa um projeto que realmente dignifica.

Faço questão de nominar os Vereadores de São Francisco do Sul, porque houve a participação de todos: Luis Roberto de Oliveira, Presidente; Joél Rosa, vice-Presidente; Dorlei João Antunes, Primeiro Secretário; Carlos Roberto Nunes; Clóvis Matias de Souza; Jefferson Pacheco de Moraes; João Robério Claro;, Jorge Gameiro de Camargo; José Aroldo Lins Caldas Branco; Messias Francelino de Carvalho; Raul Francisco dos Santos Macedo; e as Vereadoras Maria Aparecida Silva Souza e Nazira Maria Mattar Ferraz.

Faço, Sr. Presidente, este registro, com muita satisfação, porque um assunto como este, vindo de uma Câmara de Vereadores como é a de São Francisco do Sul, só orgulha-nos e dá-nos satisfação.

Recebemos os amigos e companheiros de São Francisco do Sul com muita satisfação e os parabenizamos, como também os Vereadores Mirins, desejando muito sucesso e muito êxito e esperando que possam levar daqui mais subsídios ainda para seus trabalhos, para as suas atividades.

Sejam todos bem-vindos e sintam-se bem em nosso meio! E, mais uma vez, parabéns!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)