Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

20ª Sessão Ordinária - 08/04/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sra. Deputada, gostaria de trazer a público hoje no Plenário uma matéria do Diário Catarinense que, verdadeiramente, diz aquilo que os mais coerentes e os mais sensatos pensam e sabem:

(Passa a ler)

"A promessa de igualdade social para todos os membros da sociedade não é só privilégio da esquerda. Mas seja qual for a tendência político-partidária que estiver no Governo, sempre são os membros da sociedade com melhores condições financeiras que pagam o preço desta igualdade.

Portanto, todas as tendências possuem virtudes e defeitos. Todas propugnam a igualdade social não apenas com os recursos do Orçamento público. Exigem a cooperação das classes produtoras, como está ocorrendo com o programa ‘Fome Zero’, mendigando auxílios da indústria e do comércio. A solução para a fome não se cinge a um prato de comida, mas à criação de empregos para que nossos irmãos possam adquiri-la com dignidade.

‘Fome Zero’ é medida demagógica e paliativa, que irá incentivar mais ainda a ociosidade e a paternidade irresponsável."

Faço um trabalho social há muitos anos e dizia ao Deputado Afrânio Boppré que morei no Oeste de Santa Catarina - atualmente moro em Lages. E em todas as atividades comunitárias, as atividades filantrópicas não se vê a participação do Partido dos Trabalhadores. Nunca vi o Partido dos Trabalhadores engajado em ações sociais de socorrer, principalmente com relação à fome.

Falo dessa matéria com uma propriedade muito grande, porque vivo inserido nesse meio de filantropia e de ajuda, como o Deputado Antônio Ceron bem me conhece. A minha empresa dá hoje uma média de 3 mil pratos de refeições mensais para socorrer pessoas.

Então, como a matéria fala: "’Fome Zero’ é medida demagógica e paliativa, que irá incentivar mais ainda a ociosidade e a paternidade irresponsável". Isso porque não é de costume do PT fazer isso! Eu poderia debater mais sobre isso, se tivesse mais tempo.

Então, essa medida do Governo nada mais é do que tentar comover a população do Estado e do País sobre essa situação, colocando medidas paliativas nas Prefeituras, roubando tempo do próprio Governo de achar solução para gerar emprego, que é a melhor política social do mundo.

O Governo Federal poderia, sim, responsabilizar as Prefeituras para que elas tomassem providências, e ele poderia tomar medidas de recursos para que as Prefeituras acabassem com a fome, porque a fome está dentro das cidades, das comunidades. E as Prefeituras poderiam encontrar a solução! Como o Governo Federal não sabe o que fazer, ele lança, Deputado Reno Caramori, essa coisa que está roubando o seu próprio espaço de achar a solução para a geração de emprego. E nós, da iniciativa privada, sabemos que tem muito a ser feito para gerar emprego.

Gostaria de citar um discurso meu, quando disse o seguinte:

(Passa a ler)

"A empresa, a indústria, a produção rural é a única forma com que se pode, verdadeiramente, fazer o equilíbrio social. Não se consegue fazer o equilíbrio social sem emprego. E a empresa é a instituição mais séria que pode ter uma comunidade, porque é através da empresa que se gera emprego. Gerando-se emprego, consegue-se, verdadeiramente, proporcionar que o cidadão brasileiro possa comprar a comida e não mendigar a comida, como quer o Partido dos Trabalhadores.".

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)